Pets

Peixe escuta o que a gente fala? Respondemos à pergunta!

Será que peixe escuta? No consultório do dentista, em lojas especializadas ou na casa de amigos, desde criança ouvimos que não é recomendado bater no vidro do aquário, sob o risco de deixarmos os peixes estressados. 

Ao contrário do que pode parecer à primeira vista, o susto não vem apenas de uma possível trepidação do aquário, mas sim do som que se propaga pela água. Mas e quanto à nossa voz, será que peixe escuta o que a gente fala?

Afinal, os peixes realmente escutam?

Sim, os peixes realmente escutam, mas não de uma única maneira. Mas como os peixes escutam? Na verdade, acredita-se que cada espécie tenha suas próprias adaptações acústicas, de acordo com uma série de fatores.

Além do habitat, a capacidade que um peixe tem de escutar, assim como a maneira como ele capta o som, tem a ver também com o fato de ele ser gregário ou solitário, noturno ou diurno, presa ou predador, migratório ou sedentário, se vive perto da costa ou em alto mar, entre outros aspectos. Ou seja, cada tipo de peixe escuta de acordo com suas adaptações evolutivas.

Como os peixes escutam?

Um dos motivos por que muitos se perguntam se os peixes escutam é o fato de eles não possuírem nada parecido com o pavilhão auditivo. De fato, os peixes não contam com essas estruturas, até porque elas não seriam de grande utilidade para eles dentro d’água.

Para entender melhor por que isso acontece, vale lembrar o que é o som e quais são algumas de suas características. Em linhas gerais, o som é uma vibração, também chamada de energia sonora, que se propaga por ondas, conforme o meio em que é transmitido.

Uma vez que determinada vibração ocorre, o organismo de alguns animais pode captar e interpretar essas ondas sonoras por meio de suas propriedades físicas, como amplitude, frequência, aceleração e velocidade. 

Nesse sentido, enquanto as propriedades mais determinantes para a captação do som por animais terrestres são a amplitude e a frequência, para os animais aquáticos, devido às características da água, contam mais a velocidade e a aceleração. Daí a inexistência de estruturas como orelhas.

Mas quais são os órgãos de sentido auditivo dos peixes?

Será que peixe tem ouvido? Conforme já dissemos por aqui, isso pode variar de espécie para espécie, de acordo com as adaptações evolutivas de cada uma. 

Entre as estruturas responsáveis pela captação do som pelos peixes estão: células sensoriais ciliadas, bexiga natatória, ossículos, otólitos e variados receptores mecânicos. Dependendo de seu habitat, uma espécie pode ter apenas uma dessas estruturas ou uma combinação de várias delas.

Considerada uma das estruturas mais importantes para a audição dos peixes, a linha lateral é uma estrutura que cruza horizontalmente o corpo do peixe. Essa linha é repleta de buraquinhos que conseguem captar a velocidade de vibração das ondas. 

Em seguida, essas vibrações são carregadas até o sistema nervoso central do peixe por meio de células ciliadas. É graças a esse mecanismo que muitos peixes conseguem captar correntes de água e pequenas vibrações, o que os ajuda a localizar predadores, obstáculos, e a manterem-se em cardumes.

Os peixes escutam o que a gente fala?

Para escutar, os peixes captam principalmente a velocidade e a aceleração das vibrações provocadas pelo barulho de peixe dentro d’água. Por isso mesmo, eles dificilmente escutam sons emitidos fora da água do mar, dos rios ou do aquário.

A única exceção a isso é caso o som seja provocado de maneira a causar vibrações dentro da água, como quando alguém bate no vidro do aquário com os dedos.

E já que estamos falando sobre barulhos que podem perturbar os peixinhos, você talvez já tenha ouvido dizer que o mundo dos peixes é um ambiente silencioso, mas hoje em dia isso infelizmente não é bem assim.

De acordo com uma pesquisa publicada na revista Trends in Ecology and Evolution e divulgada pela BBC, a presença de plataformas de gás e de petróleo, assim como de navios, barcos e sonares, vem aumentando a poluição sonora nos oceanos. 

Isso, por sua vez, tem afetado a distribuição dos peixes, que tendem a fugir de regiões muito barulhentas, e pode alterar o comportamento deles, dificultando a formação de cardumes, por exemplo.

Gostou de saber mais sobre a audição dos peixes? Continue acompanhando o blog da Petz e redes sociais para mais curiosidades sobre suas espécies favoritas.

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Como o Eucafluff® torna o tapete higiênico do seu pet mais sustentável?

Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…

5 horas ago

Mundo dos roedores: conheça os tipos de camundongos

Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…

9 horas ago

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

1 dia ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

3 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

4 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

4 dias ago