Categories: Pets

Mais do que animais de estimação, parte da família!

A relação entre os seres humanos e os animais têm evoluído ao longo do tempo e a forma como vemos os pets mudou significativamente. Se no passado, eles eram frequentemente valorizados por suas utilidades práticas, como guardar a casa, por exemplo, hoje eles são vistos como grandes companheiros e considerados membros da família.

Cada vez mais as pessoas adotam animais porque desejam ter a alegria e o conforto de uma relação próxima e reconhecem os benefícios emocionais que isso pode proporcionar. Os pets passaram a ser criados em um ambiente de muito cuidado e amor, onde sua segurança, bem-estar e felicidade também são prioridades.

Pai e mãe de pet

Nos últimos anos, a relação tutor-pet se intensificou e ganhou novos rumos. De acordo com pesquisa recente realizada pela Petz, em parceria com o instituto IMO Insights, 88% dos tutores entrevistados consideram o pet como um membro da família.

Muitos deles, inclusive, não se consideram tutores, mas sim pai ou mãe de seus pets e investem tempo e dinheiro para proporcionar o melhor para seus amados “filhos”. Quase 40% dos tutores afirmam ter o pet entre as cinco coisas mais importantes de sua vida.

Essa mudança na percepção dos animais de utilidade para companheiros reflete a crescente conscientização sobre o bem-estar animal e a valorização das relações emocionais que podemos ter com os pets.

Benefícios emocionais, físicos e sociais

Muitos relatam conversar com o pet nos momentos de solidão, outros afirmam que mudam de voz durante essa interação. Essa conexão especial dos humanos com seus pets oferece uma série de benefícios emocionais, físicos e sociais. Destacamos alguns deles:

Companhia e apoio emocional: Os animais de estimação são ótimos companheiros e oferecem apoio emocional. Eles estão sempre presentes, ao lado do seu tutor, prontos para ouvir, brincar e oferecer carinho. Isso é muito reconfortante, especialmente nos momentos de solidão, tristeza ou estresse.

Menos estresse e ansiedade: A interação com animais de estimação, como acariciá-los ou brincar com eles, por exemplo, tem demonstrado eficácia na redução dos níveis de estresse e ansiedade nos seres humanos. A liberação de endorfinas durante a interação ajudam no bem-estar emocional.

Exercício e atividade física: Ter um animal de estimação, muitas vezes, implica em atividades físicas regulares, como caminhadas com cachorros, por exemplo. Isso incentiva os tutores a serem mais ativos e a levar uma vida mais saudável.

Amor incondicional: Independentemente das circustâncias, os pets oferecem amor incondicional. Esse amor e lealdade são reconfortantes e benéficos para o bem-estar emocional.

Sentimento de pertencimento: Os animais de estimação ajudam a criar um senso de pertencimento e ligação dentro da família. Eles são frequentemente incluídos em eventos familiares e ocasiões especiais.

É de casa

Outro movimento que vem sendo notado entre os tutores é que por serem considerados membros da família e trazer tantos benefícios, os pets têm ganhado cada vez mais espaço tanto dentro de casa, vivendo com mais liberdade e até subindo na cama, como nos momentos de lazer.

Conforme os laços entre humanos e animais de estimação se fortalecem é natural que os tutores desejem incluir seu companheiro em uma variedade de atividades e espaços que tradicionalmente eram exclusivos para humanos.

Os pets trazem mais alegria, companhia e afeto na vida de seus tutores, tornando essa relação única e divertida.

Compromisso com o bem-estar

Sem dúvida os benefícios em ter um pet por perto são muitos, mas é importante lembrar que cuidar de um animal requer comprometimento, recursos financeiros e tempo.

Além disso, diferentes tipos de animais de estimação têm necessidades específicas que precisam ser atendidas. A decisão de adotar um pet deve ser bem ponderada para garantir que seja uma experiência positiva tanto para o animal quanto para seu tutor.

Você também tem uma conexão especial e se considera mãe ou pai de pet? Então, aproveite os conteúdos do blog da Petz para fortalecer cada vez mais essa relação de cuidado e carinho com o seu companheiro.

Paola

Recent Posts

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

21 horas ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

3 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

4 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

4 dias ago

A decoração certa para estimular o gato

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…

4 dias ago

Dieta de roedor: hamster pode comer morango?

Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…

1 semana ago