Será que seu gatinho está gostando do carinho ou quer que você pare? Levantar o rabo é um bom sinal ou indica que o gato está irritado? Essas e outras dúvidas relacionadas à linguagem corporal do gato serão desvendadas em nosso artigo.
Ao contrário do cão, que apresenta um comportamento costumeiramente mais expansivo, o gato é mais sutil na hora de se comunicar. No entanto, mesmo que de forma mais discreta, há uma série de posturas e ações que indicam aquilo que o felino está sentindo ou querendo transmitir aos humanos.
Uma das primeiras coisas que você deve saber para compreender melhor a linguagem corporal do gato é que ele é estoico. Isso significa que o bichano costuma esconder as emoções e as fraquezas como forma de proteção.
Esse traço da personalidade do gatinho tem a ver com o fato dele ser predador, tendo herdado dos ancestrais um padrão de comportamento resignado. Em outras palavras, esse animal evita demonstrar o que sente para não atrair outros predadores.
Apesar de bastante curiosa, tal postura pode ser um problema quando o bichano está com alguma doença, por exemplo, já que ele não manifesta o sofrimento até que a condição esteja insuportável. Isso acontece quando o quadro já está bem avançado, dificultando o tratamento.
Justamente por esses comportamentos, muitos taxam o gato como frio ou pouco afetuoso. Por outro lado, a verdade é que esse bicho estabelece vínculos fortes com os tutores, conforme demonstram certos estudos.
Assim, é necessário que as pessoas aprendam a linguagem corporal felina para entendê-la melhor. Para ajudar nesse processo, traremos abaixo os principais sinais que o bichano costuma dar e o que cada um significa.
Se você quer saber o que seu bigodudo está dizendo por meio da postura ou dos movimentos, é preciso focar em algumas partes do corpo, tais como patas, cauda, olhos, orelhas e pelo.
Não é difícil perceber quando um gatinho está feliz ou relaxado, pois os comportamentos demonstram claramente um estado de tranquilidade. Nas situações em que o animal está assim, é muito comum que ele pisque os olhinhos de maneira repetida e lenta, chegando a fechá-los em certos momentos.
As piscadas feitas enquanto ele observa o tutor são outro indicativo positivo, que demonstra apreço pela pessoa. Um bom jeito de interpretar essa ação é imaginá-la como uma espécie de sorriso ou “beijinhos” para você.
Além disso, as orelhas costumam estar voltadas para a frente, podendo ocorrer do bichano mostrar a barriga para você. Porém, é preciso cautela, pois isso não significa que ele está pedindo carinho na região. Esse comportamento felino indica apenas que ele está feliz e tranquilo a ponto de expor uma área vulnerável.
Outra demonstração de felicidade e, muitas vezes, de vontade de brincar na linguagem corporal do gato é quando o peludo está com as pupilas levemente dilatadas, assumindo um formato redondo nos olhos. O rabo geralmente se apresenta voltado para cima, um pouco dobrado na ponta, e as orelhas, para frente.
Mais uma vez, a cauda é muito importante para você detectar os momentos em que seu amigo de bigodes está em alerta. Nesses casos, além de manter o rabo em pé, as orelhas ficam totalmente para trás.
Se ele faz isso ao mesmo tempo em que dobra as patas traseiras, como se estivesse agachado, é um sinal de que está avaliando algo. Um exemplo no qual se observa esse tipo de postura é quando ele está prestes a dar o bote em uma presa ou durante uma brincadeira.
Em circunstâncias que exigem ainda mais atenção do gato, e ele fica com medo, os pelos podem ficar eriçados. Normalmente, ele se rebaixa com todas as patas, se encolhe e esconde a cauda.
Uma atitude mais agressiva no comportamento do gato, que pode indicar que o felino se sente ameaçado ou estressado, costuma vir acompanhada de pupilas bem dilatadas, além de rabo e pelos bastante arrepiados.
Quanto mais estressados ele fica, mais tenta parecer maior. Isso faz com que assuma uma postura arqueada, projetando as costas para cima. É a típica imagem do “gato de Halloween”.
O nervosismo também está presente quando as orelhas do bicho ficam para o lado, e a cauda fica por dentro das patas traseiras. Fique atento a esses sinais corporais dos gatos, pois o bigodudo pode atacar para se defender ao se aproximarem dele em situações assim.
Além das posições do corpo, a linguagem corporal do gato está associada aos ruídos que o animal produz. Junto à postura e aos movimentos que ele realiza, os miados e outros sons são fundamentais para compreensão do humor do bichano.
O ronronar é um dos sons que mais se destaca, já que indica um intenso prazer diante de situações positivas, nas quais o gato está relaxado e feliz. Trata-se de barulho baixo, que lembra uma espécie de vibração.
Por outro lado, se o bicho faz esse som o tempo inteiro, mesmo sem estímulos agradáveis, pode ser que exista algum problema de saúde, como dor. Por isso, é essencial perceber os momentos em que o bigodudo está ronronando.
Entender a linguagem corporal do gato exige paciência, mas saber exatamente o que ele está demonstrando pode funcionar para aproximar animal e tutor ainda mais. Continue acompanhando o blog da Petz e confira mais dicas de cuidados com o seu gato. Se quiser também entender outros comportamentos dos felinos, confira esse vídeo da Petz TV!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…