Que o gato tem um comportamento único já não é novidade para ninguém, mas quem é apaixonado por felinos já notou que eles adoram ficar pisando em superfícies ou até mesmo nas pessoas. Já parou para pensar por que gatos afofam?
Muitos dizem que eles estão “amassando pãozinho”, pois o gesto que fazem lembra os movimentos de quem está preparando uma bela massa. Eles se esticam, encolhem as patas colocando as unhas para fora e iniciam o afofar, muitas vezes ronronando ao mesmo tempo.
Esse comportamento se inicia ainda quando o gato é filhote e, geralmente, segue por toda a vida do bichano, até ele ficar bem velhinho. Então, para entender melhor por que gatos afofam tanto, continue a leitura do texto abaixo.
Quando o gato fica afofando, provavelmente está demonstrando carinho, embora especialistas defendam que esse seja um hábito bastante instintivo, tanto quanto arranhar, perseguir coisas ou gostar de explorar a casa.
Acredita-se que o motivo por que gatos afofam possa ser até mesmo inconsciente. Essa ação estaria ligada ao passado afetivo do pet, além de remeter ao que restou dos instintos selvagens, quando os gatos viviam na natureza, longe dos humanos e do conforto de nossas casas.
Esse hábito de amassar pãozinho se inicia ainda quando filhote, no período de amamentação. Quando o gatinho comprime a região das mamas da mamãe com as patas, estimula a produção de leite para se alimentar. Assim, aumentam as chances de sobreviver. Além disso, há outras razões por que gatos afofam.
Como dito anteriormente, o gato afofa a mãe para receber mais leite, e essa atitude gera bem-estar e satisfação, que ficam registrados na memória do bichano. Eles acabam carregando esse comportamento ao longo da vida.
Um gato amassando pãozinho pode estar em um momento tranquilo e satisfeito, sentindo felicidade. Não é à toa que vemos o gato afofando o dono e ronronando ao mesmo tempo. Se isso acontecer, pode se sentir amado: significa que ele está confortável e seguro.
Outro motivo por que gatos afofam está relacionado à marcação de território. Os bichanos possuem glândulas nas patinhas que liberam um odor característico e “informam” a outros animais que eles passaram por ali.
Isso explica por que os gatos afofam a coberta, por exemplo. Como são territorialistas, fazem isso para deixar claro para outros animais que aquele tutor ou objeto já tem dono.
É normal ver o gato afofando cobertor para deixar seu cheiro ou quando ele está se preparando para a hora da soneca. Os bichanos adoram dormir por longas horas, então, deitar-se em um local bem confortável garante um descanso melhor.
Quem tem uma gata fêmea sabe que o comportamento muda bastante quando estão no cio, seja miando muito, se esfregando e tentando fugir de casa para encontrar um parceiro. Além disso, podem afofar mais intensamente quando estão no período de acasalamento.
Um motivo simples por que gatos afofam pode ser simplesmente para alongar os músculos. Como precisa esticar as patas e encolher, esse movimento pode trazer certo conforto ao corpo.
Vimos que existem muitos motivos por que gatos afofam e indicam um bom sinal. É o comportamento natural do pet que, se for preservado, indica que ele está em um ambiente onde se sente feliz e seguro.
Porém, não precisa se preocupar se o bichano não tem esse hábito. O fato de o gato afofar indica que ele está se sentindo seguro, mas esse não é o único sinal ou comportamento para te mostrar que está tudo bem. Assim como alguns gatos passam a vida toda afofando, outros nunca fazem isso.
O gato pode demonstrar sua felicidade e apego ao tutor ronronando, pedindo para brincar e estar na sua companhia. Mesmo aqueles que não gostam de carinho demonstram que tem apreço pelo tutor estando ao seu lado ou no mesmo ambiente.
Os gatos estão saudáveis e felizes quando comem e bebem água normalmente, brincam, dormem bem e, claro, recebem atenção e carinho. No entanto, se o bichano tinha o costume de afofar e parou de uma hora para outra, é bom ficar de olho, pois algo pode estar incomodando.
Quando o gatinho afofa, coloca as unhas para fora. Se ele for afofar o tutor, pode acabar arranhando sem querer. Se for algo que está incomodando, é fácil de solucionar: basta cortar as unhas do bichano. Peça ajuda dos profissionais do pet shop ou do médico-veterinário para apará-las.
Embora seja fácil resolver esse problema, as unhas dos gatos que têm acesso à rua não podem ser cortadas, pois esse é um mecanismo de defesa, caso ele arrume confusão com outro animal. Opte sempre por ter arranhadores em casa e outros brinquedos que deixem as unhas um pouco menos afiadas.
Lembre-se de que segurança emocional e felicidade são os principais motivos por que gatos afofam, e esse comportamento é natural e não deve ser desestimulado. Se quer saber outras curiosidades sobre o comportamento dos bichanos, confira mais no blog da Petz.
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…