Categories: Hamsters

Você sabe quantos filhotes um hamster-anão-russo pode ter?

Os hamsters têm duas habilidades interessantes: são capazes de se reproduzir bem precocemente e muitas vezes ao longo do ano. Você sabe quantos filhotes um hamster-anão-russo pode ter? Essa informação pode surpreender tutores de primeira viagem!

A categoria “hamster-anão” envolve várias espécies. Entre elas, o hamster-anão-siberiano (ou “russo”) é uma das mais populares. Confira quantos filhotes um hamster-anão-russo pode ter e muito mais!

Como é a reprodução e a gestação do hamster-anão-russo?

Antes de saber quantos filhotes um hamster-anão-russo pode ter, é interessante falar sobre a reprodução e a gestação desse pequeno roedor. Ele atinge a maturidade sexual bem cedo — entre 4 e 6 semanas de idade.

O acasalamento se dá naturalmente: basta deixar o macho e a fêmea juntos. Ela gesta os bebezinhos durante 18 a 21 dias. Quer saber quantos filhotes um hamster pode ter? De 2 a 4!

Quando está grávida, a fêmea sofre ganho de peso e aumento do apetite são notórios. Por isso, é muito importante que o tutor forneça uma dieta com os nutrientes necessários para esse período. Além disso, no final da gestação, os mamilos da futura mamãe hamster ficarão maiores. Ela também tem perda de pelos ao redor das tetinhas para facilitar a amamentação.

De quanto em quanto tempo o hamster dá cria? A fêmea pode entrar no cio logo após o desmame dos filhotes. Sendo assim, a cada 30 dias, ela pode emprenhar e ter uma nova ninhada.

Como os filhotes ficam depois que nascem?

Agora que você já sabe quantos filhotes um hamster-anão-russo pode ter, venha entender como eles ficam depois que saem da barriga. Eles nascem completamente sem pelos, com os olhos e os ouvidos fechados. São totalmente dependentes da mãe.

Em 7 a 10 dias, eles começam a abrir os olhos e já escutam. Os pelos também vão surgindo, preenchendo o corpinho inteiro quando os filhotes chegam a 15 dias de vida. A mamãe cuida das crias até elas terem 3 ou 4 semanas de idade.

Os filhotes devem ser separados dela logo em seguida, para evitar brigas. Caso você não deseje novas ninhadas, coloque o macho separado da fêmea. Lembre-se que a mãe hamster entra no cio logo após o desmame!

Cuidados com a mamãe hamster

A mamãe hamster prefere privacidade. Portanto, evite mexer na gaiola durante esse período, pois isso pode perturbá-la — e é muito comum que ela coma as crias quando se sente ameaçada. Além disso, não pegue o filhote de hamster logo no começo: a mãezinha pode estranhar o cheiro, ficando insegura ou rejeitando o bebê.

Isso não impede que você prepare o ambiente para a chegada dos bebês. Ofereça uma carga extra de feno para ela fazer o ninho. Além disso, coloque a gaiola em um local calmo, sem muita circulação de pessoas.

Expectativa de vida do hamster-anão-russo

A expectativa de vida do hamster-anão-russo é de 1,5 a 2 anos. No entanto, essa estimativa pode variar dependendo dos cuidados que ele recebe. Dieta adequada, higiene do ambiente e enriquecimento ambiental são fatores essenciais para a longevidade do pet.

Também é muito importante que ele viva em um ambiente seguro e saudável para que não fique estressado. Além disso, atividades físicas diárias e cuidados veterinários rotineiros são essenciais para garantir que o pet tenha uma vida longa e saudável.

Como fazer enriquecimento ambiental para o hamster-anão-russo?

O enriquecimento ambiental dos roedores é muito importante. Esses animais naturalmente curiosos precisam de estímulos físicos e mentais constantes. Veja como enriquecer o ambiente do seu pet a seguir!

Substrato para cavar e fazer túneis

Os hamsters adoram fazer túneis — essa é a forma como eles se escondem e vivem quando estão na natureza. Por isso, coloque um bom substrato para seu hamster-anão-russo cavar.

Você pode usar muitos materiais para o substrato. O mais comum é a areia de quartzo. Também é possível misturar casca de coco, pedaços de madeira próprios para roedores, areia higiênica de gatos e maravalha ou serragem grossa.

Material para fazer a cama

É comum o hamster construir o próprio cantinho para dormir. Sendo assim, disponibilize materiais macios, como algodão, papel higiênico sem perfume ou papel toalha. Corte em pedaços pequenos e deixe na gaiola.

O pet irá escolher aqueles de que mais gosta para fazer o próprio ninho confortável e acolhedor. De tempos em tempos, retire o material antigo e forneça novos para manter a casinha dele sempre limpa.

Esconderijos e brinquedos

Pode não parecer tão divertido para o tutor, mas o hamster adora ficar escondido em abrigos. Por isso, coloque esconderijos na gaiola para ele se sentir seguro e protegido. Casinhas de madeira, tubos de PVC ou de plástico, tocas e redes de dormir são ótimas opções.

Brinquedos também são essenciais na casinha do hamster-anão-russo! As rodas de correr são os itens preferidos desse roedor. Ele também precisa de itens de roer para desgastar os dentinhos, evitando problemas dentários.

Depois de conferir quantos filhotes um hamster-anão-russo pode ter, visite as lojas da Petz! Confira muitos brinquedos de roer, substratos, abrigos e acessórios para deixar o habitat do seu pet ainda mais interessante. Aproveite!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Reprodução do pássaro mandarim, alimentação e manejo!

Ter bebês em casa, humanos ou animais, é sempre uma alegria! No caso dos pets,…

7 horas ago

Aprenda como fazer muda de acerola de um jeito simples

Ter um pomar em casa é muito agradável. Você pode colher uma fruta fresquinha e…

11 horas ago

Expectativa de vida do gerbil: personalidade do roedor e muito mais!

Se você deseja ter um animal de estimação, quer que ele viva muito tempo com…

1 dia ago

Tamanho do gerbil e características do roedor

Escolher um roedor como animal de estimação tem muitas vantagens: o pet é pequeno, engraçado,…

1 dia ago

Parvovirose felina: conheça tudo sobre a doença!

A saúde dos bichanos preocupa bastante os tutores, não é mesmo? Por isso, a vacinação…

2 dias ago

Repelente de insetos para cachorro: como usar?

Sabe aquele barulhinho irritante que os mosquitos fazem? Adivinha quem também sofre com esse mal?…

2 dias ago