Hamsters

Hamster pode comer vagem

Publicado em 21 de agosto de 2024

Tempo de leitura: 4min

Os hamsters são pets adoráveis. Famosos por sua independência e convivência pacífica em sua gaiola, pouco se sabe sobre a alimentação destes pets. Será que hamster pode comer vagem? Ou todos os legumes são bem-vindos? É o que falamos no texto a seguir. Confira!

Imagem de um hamster

O hamster pode comer vagem?

Pode abrir espaço na gaiola porque eles adoram! Hamster pode comer vagem sim! O alimento não só é recheado de vitaminas, como é uma excelente fonte de energia para que seu pet possa correr na rodinha da sua gaiola.

A vagem é o alimento ideal para o hamster. Este legume auxilia na saúde muscular por conter grandes taxas de magnésio. Além disso, é rica em ferro que ajuda a fortalecer o sistema imunológico do seu hamster. É um alimento que pode ser encontrado em feiras, hortifrutis e mercados em geral.

As outras vitaminas encontradas na vagem reforçam seus benefícios. A vitamina K faz com que o hamsters possa metabolizar melhor as proteínas e evita o acúmulo de coágulos no sangue. É também muito conhecida por sua ação antienvelhecimento precoce, ou seja, evita que seu hamster tenha doenças degenerativas antes do tempo.

As vagens podem ser servidas in natura ou pré cozidas. O ideal é que o hamster tenha o “trabalho” de roer o alimento para que possa se entreter e também gastar energia. No caso de ser oferecida cozida, evite que o alimento fique na gaiola de um dia para o outro. Isso evita que a vagem apodreça e o seu amiguinho se alimente e desenvolva possíveis intoxicações alimentares.

Quais outros alimentos o hamster pode comer?

Além do hamster comer vagem, outras opções podem ser oferecidas. É o caso das folhas mais crocantes como repolho, acelga, couve manteiga. São folhas adoradas por todos os roedores e com seu amiguinho não seria diferente! Eles adoram ouvir o barulho de “croc, croc” quando estão comendo. Isso os mantém atentos e ainda, bem alimentados.

As frutas são bem-vindas na dieta do seu pequeno pet. As maçãs, pera e outras frutas mais duras são as indicadas. O mesmo serve para os legumes. As cenouras, abóbora e abobrinha são alimentos mais “firmes” que possibilitam que o hamster roa o alimento. E isso, eles adoram!

Diferente de seus outros amigos que vivem em gaiolas, como os passarinhos, os hamsters têm alimentação mais sensível. Os hamsters não podem comer, por exemplo, frutas cítricas ou verduras com alto teor de amargor.

São alimentos evitados pois a boca do hamster é muito sensível e sabores muito acentuados podem causar feridas ao redor da boca. As feridas são como as aftas que se formam ao redor da boca e impedem a alimentação do seu amigo.

Outros alimentos que não são indicados são os ultraprocessados. As salsichas, hambúrgueres e linguiça são comidas que passaram por diversos processos até irem para a mesa. Seu hamster foi criado para comer alimentos leves, frescos e naturais. Por isso, jamais dê estes alimentos para ele.

Na lista de proibições estão todos os alimentos com leite. A lactose deixa de ser digerida pelos hamsters e por toda a cadeia de mamíferos (com exceção dos humanos). Por isso, as imagens de ratos comendo queijo são algo famoso na sua mente, não é assim na vida real. Os hamsters não devem comer queijos, beber leite ou iogurtes.

Faltou alimento para o seu hamster e você achou uma boa ideia pegar a ração do cachorro e oferecer para ele? Não faça isso. Existem rações específicas para os roedores e falaremos a seguir.

Hamster come ração?

A base alimentar de um animal é de suma importância. Antes do desenvolvimento de novos alimentos, a base da comida para hamsters eram legumes, verduras e frutas. O que impede de saber se o seu pet está com as vitaminas em dia.

Atualmente já contamos com rações para todo e qualquer tipo de animal. No caso dos hamsters, existem diversos tipos de alimentos para enriquecer as opções alimentares do seu amigo peludo.

As rações se tornaram a base alimentar dos hamsters. Elas já possuem a quantidade indicada na embalagem para cada tipo de peludinho. Entre os tipos estão as rações do tipo extrusadas. Elas nada mais são do que uma ração mais potente em sabor e agrega mais vitaminas do que a ração comum.

Para escolher a ração ideal para o seu hamster é importante consultar um veterinário. O veterinário vai indicar o melhor tipo de ração para cada raça de hamster. O mais importante é agradar também o paladar deste pet tão exigente.

Imagem de vagem

As rações devem ser oferecidas de acordo com a quantidade e rotina indicada na embalagem e confirmada pelo veterinário. É com uma alimentação balanceada, oferecendo diferentes alimentos sem perder a base da ração, que seu peludo será cada dia mais feliz.
Quer saber mais sobre a alimentação ideal para o seu hamster? Explore o blog da Petz e garanta o melhor para o seu pet.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog