Os hamsters são animais pequenos, que têm o funcionamento do organismo um pouco mais sensível e peculiar quando comparado a outros animais de estimação, como cães e gatos. Entre tantas particularidades, será que o hamster pode comer cocô? Indica alguma doença ou é um mau hábito?
Com certeza, quem tem hamster já viu ou ainda vai ver o roedor comendo fezes. Muitos tutores não entendem o porquê e até levam o pet para uma avaliação com o médico-veterinário. Porém, saiba que comer fezes faz parte do comportamento natural da maioria dos roedores e também dos lagomorfos. Saiba mais nesta leitura!
O hamster é um animal de comportamento extremamente alegre. Atlético e brincalhão, ele adora se exercitar e necessita de um recinto adaptado para que exerça atividade física. Assim, precisa subir escadas, descer escorregador e girar nas rodinhas das gaiolas.
De hábitos noturnos, esse dentucinho requer a atenção do tutor quando o dia escurece. Afinal, nos momentos em que está mais ativo é quando o hamster pode comer coco.
Como os hamsters têm fama de serem muito higiênicos, lambendo as patas e o restante do corpo para se manterem limpos e asseados, esse fato até parece uma contradição. Como um animal tão vaidoso pode comer fezes? Porém, essa é uma das características do hamster que exerce papel importante na saúde dele.
Coprofagia é o nome correto para o hábito de comer fezes, que é uma prática comum do hamster e também de outros roedores, como porquinhos-da-índia e ratos. Os hamsters excretam dois tipos de fezes: uma que comem, de primeira passagem (chamada de cecotrofos) e a outra não, de segunda passagem. O hamster pode comer cocô proveniente de uma porção do intestino chamado ceco. Essas fezes são menores, mais escuras, macias e ricas em nutrientes.
O hamster é um animal pequeno e sua digestão é adaptada a esse organismo tão frágil. Quando o dentucinho come seu alimento, este passa pelo estômago e intestino e sai na forma de fezes.
Porém, o suco gástrico e os movimentos leves que ali ocorrem não são capazes de quebrar o alimento em partículas suficientes para que ocorra a absorção necessária dos nutrientes, sendo preciso uma segunda digestão. É quando o hamster pode comer cocô, se sentir necessidade.
Os cecotrofos são as primeiras fezes que o hamster elimina após a refeição. São ricos em aminoácidos, vitaminas, cálcio e fósforo. Quando o hamster come cocô, este passa novamente pelo intestino, e os nutrientes são finalmente aproveitados de maneira eficiente, por meio do segundo processo de digestão.
Além disso, bactérias sintetizam nutrientes importantes na porção final do trato intestinal do hamster, que não são absorvidos nessa área. A re-ingestão das fezes permite que esses nutrientes também sejam aproveitados pelo organismo do roedor.
Hamster pode comer coco e isso não indica nenhum problema de saúde. Ainda assim, devemos ficar atentos à sua alimentação, que é fundamental para que o roedor tenha uma melhor qualidade de vida.
Uma dieta balanceada pode ser conduzida por uma ração específica para hamster, elaborada com grãos, sementes e frutas secas que contêm boa quantidade de fibras e baixo teor de gordura. Além disso, são necessárias algumas vitaminas essenciais para o bom funcionamento do organismo.
No entanto, nem só de ração se alimenta o hamster. Algumas guloseimas saudáveis, como frutas, verduras e legumes, podem ser oferecidos com moderação. Veja o que hamster pode comer:
A ração deve ser a base alimentar do pet. Aos poucos, pode-se introduzir uma fruta ou vegetal no cardápio. Lembre-se de higienizar bem os alimentos, tirar a casca, as sementes e cortar em pequenos pedaços.
O hamster é um animal com tendência à obesidade, portanto, ofereça quantidades pequenas, uma vez ao dia, e um alimento de cada vez. Se misturar vários vegetais e o pet não digerir bem, é mais difícil reconhecer qual alimento fez mal.
Cada espécie de hamster tem suas particularidades nutricionais e a quantidade de alimento varia de acordo com o tamanho do animal. Sempre que houver dúvidas, procure ajuda de um profissional.
Já sabemos que o hasmter pode comer coco e isso é um hábito natural, mas se notar que após a introdução de qualquer outro alimento na dieta ele apresentar alteração de comportamento (até mesmo deixar de comer fezes), diarreia, falta de apetite etc., o médico-veterinário deve ser consultado.
O hamster pode comer coco, ração e tantos outros vegetais mas nunca deve comer alimentos industrializados por conterem elevada quantidade de gorduras, conservantes, e não serem nutritivos, assim como frituras e açúcares
Algumas frutas cítricas, como laranja, limão, abacaxi e tangerina, podem causar indigestão e feridas na boca quando ingeridas em grande quantidade, por isso, é bom evitá-las. Como vimos, a digestão deste roedor é bastante sensível. Leite e seus derivados podem causar diarreia.
Mesmo que naturais, certos alimentos cozidos com tempero (alho, sal, cebola, orégano, manjericão, salsa e muitos outros) não devem ser oferecidos ao hamster por serem prejudiciais à sua saúde.
Agora você já sabe que hamster pode comer cocô e que isso não representa nenhum problema de saúde, pelo contrário, é um hábito natural! Quer saber mais sobre o comportamento desses animais? Visite agora o site da Petz e confira outras curiosidades!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…