É comum surgir algumas dúvidas sobre animais domésticos e silvestres e esse é um assunto muito importante, pois retirar um animal do seu habitat é crime. No entanto, tem aqueles pets domesticados ao longo dos anos, mas será que o hamster é animal silvestre?
Afinal, de acordo com especialistas, existem 24 espécies de hamster, mas nem todas são criadas em ambientes domésticos. Ainda assim, será que hamster é um pet silvestre? Hoje vamos falar mais sobre o assunto para sanar as dúvidas de nossos leitores.
O que são animais silvestres?
Animais silvestres são os que vivem em seu habitat, seja nas florestas, matas, cerrado, manguezais, caatinga ou no mar. Colaborar com o tráfico de animais silvestres é crime e alguns animais silvestres só podem ser adquiridos com autorização do IBAMA.
Existem animais silvestres que vivem em nossa fauna e animais silvestres exóticos, que fazem parte da fauna de outra região.
Exemplos de animais silvestres
- Arara
- Canário
- Cascavel
- Cobras
- Elefante
- Ema
- Girafa
- Gorila
- Leão
- Jacaré
- Jaguatirica
- Jiboia
- Lobo-Guará
- Macacos
- Mico-Leão-Dourado
- Onças
- Papagaio
- Sagui
- Tamanduá
- Tucano
- Ursos
Estes são apenas alguns dos exemplos de animais mais comuns que sofrem com o tráfico e a caça ilegal. Além dos animais silvestres, temos também os animais não convencionais, veja em seguida.
O que são animais não convencionais?
Os animais não convencionais são silvestres ou exóticos, mas não são comuns em ambiente doméstico como acontece com o gato e o cachorro. Veja alguns exemplos de animais não convencionais:
- Cacatua
- Calopsita
- Coelho
- Coruja
- Chinchila
- Esquilo da Mongólia
- Ferret
- Hamster
- Jabuti
- Jiboia
- Papagaios
- Tigre-d’água (tartaruga)
- Porquinho-da-índia
Então, hamster é um animal silvestre?
O hamster que vive em natureza é um animal silvestre, mas algumas espécies foram domesticadas, desse modo, o hamster se tornou um animal silvestre não convencional. Vale ressaltar, que os pets silvestres não convencionais precisam de atendimento médico-veterinário especializado.
Outro cuidado é adquirir animais silvestres não convencionais de locais com registro e autorização do Ibama. Quando compramos um animal sem registro, estamos contribuindo para o tráfico de animais.
Quais são os hamsters que podem ser criados em casa?
Os roedores são pets interativos e não demandam de tantos cuidados, por isso, cada vez mais estão presentes nos lares. No Brasil, apenas duas espécies são permitidas, sendo, o hamster sírio e o hamster anão russo, saiba mais sobre cada um em seguida.
Hamster sírio
Um dos mais populares no Brasil é o hamster sírio, que assim como seu nome já diz, é originário da Síria. Um pet fofo, inteligente e interativo, pode medir até 15 centímetros com expectativa de vida em cativeiro de 3 anos. A cor mais comum é o dourado.
No entanto, com as mutações da espécie, é possível encontrar o hamster sírio em outras cores, como, por exemplo, branco, preto, marrom, cinza, e mesclas destas cores. Sua pelagem é de tamanho médio e bem cuidado, o pelo é sedoso e brilhante.
Assim como a maioria dos hamsters, não é sociável com outros de sua espécie, por isso, o ideal é criá-lo sozinho na gaiola que deve ser espaçosa e confortável. Não esqueça de colocar brinquedos em seu viveiro, pois eles adoram se exercitar.
Hamster anão russo
O hamster anão russo é menor que o hamster sírio, ele mede cerca de 10 centímetros quando adulto, originário da Ásia Central, norte da Rússia, Mongólia e China, também é permitido no Brasil. Em cativeiro, sua expectativa de vida é de 2 anos e assim como os demais, é dócil e interativo.
No início ele se mostra um pouco tímido e assustado, mas com o tempo, carinho e interações, ele se acostuma rapidamente com o tutor. Sua cor mais comum é cinza, mas ele pode ser encontrado em cores mescladas com branco, preto e marrom.
É bem ativo, mas assim como os demais da espécie, tem hábitos noturnos, então procure interagir com ele no horário em que estiver acordado para não estressá-lo ou atrapalhar seu sono.
Hamster chinês
Um dos menores da espécie, pode medir cerca de 10 centímetros, sua expectativa de vida é de 2 anos, mas não está disponível no Brasil. Originário da Mongólia e dos desertos no nordeste da China, a cor mais comum desse roedor é o castanho, com mesclas, marrom avermelhado ou marrom acinzentado.
Sua cauda é longa, é territorialista com outros de sua espécie, mas dócil com os tutores. No entanto, é preciso cuidado ao manuseá-lo, devido ao seu tamanho. Ainda assim, é brincalhão e adora exercícios.
Hamster Roborovski
Provavelmente o menor das espécies de hamsters, mede cerca de 8 centímetros com a expectativa de vida de 3 anos. No entanto, não é permitido no Brasil. Um pet dócil, fofo, interativo e inteligente, é bastante popular nos países que é permitido.
Sua cor mais comum é o caramelo, sua cauda é bem curtinha, o que o torna ainda mais fofinho. Eles costumam ser bem rápidos e adoram se exercitar, e assim como os demais da espécie, requer cuidados no manuseio.
Se você quer saber mais sobre cuidados com pets não convencionais e o que é preciso para garantir o bem-estar deles, continue no blog da Petz! Temos uma variedade de conteúdos que vão te ajudar a ser o melhor tutor possível, com dicas, curiosidades e informações essenciais.
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário