Muitos tutores ficam receosos de encontrar seu hamster resfriado. Afinal, os pequenos pets são delicados e precisam de atenção. Mas, assim como nós, nossos amigos roedores também podem ficar doentes.
Por sorte, é possível conhecer a doença e aprender como agir para ajudar o peludinho. Caso esteja com um hamster resfriado em casa ou gostaria de saber mais sobre o assunto, continue lendo. Preparamos um guia explicando as causas, sintomas e como cuidar do amigo peludo.
Você notou que o roedor está cansado, espirrando e parecendo gripado. Porém, será que hamster pega resfriado? Especialistas explicam que os peludinhos podem, sim, ficar doentes, mas não como nós.
Todos os mamíferos, inclusive os hamsters, estão sujeitos a doenças do sistema respiratório. Elas irão causar, entre outros sintomas, tosse, espirros, coriza e mal-estar. Tais sintomas se parecem muito ao que nós chamamos de gripe.
Entretanto, veterinários afirmam que chamar a doença dos pets assim pode ser um erro. É importante saber que as origens de um hamster doente podem ser muitas e entender o que acontece com o pet quando ele apresenta os sintomas.
Um hamster resfriado pode ser um evento raro. Nossos amigos roedores geralmente possuem uma boa resistência e conseguem se manter saudáveis por longos períodos. Entretanto, veterinários avisam que algumas práticas podem ser mais suscetíveis a doenças de hamster.
De maneira geral, um hamster é capaz desenvolver problemas respiratórios e ter graves problemas de saúde relacionados ao resfriado caso passe por algumas dessas situações:
Os fatores acima abaixam a imunidade do roedor. Com isso, a probabilidade de doenças em hamster são maiores, visto que as temperaturas mais baixas geralmente estão entre as principais causas de uma imunidade baixa. Por isso, é mais comum encontrar um pet resfriado no inverno.
Perceber que um hamster está resfriado não é difícil. Geralmente, nossos amigos roedores apresentam sintomas bem parecidos aos nossos. Lembre-se que os pequeninos são pets muito ativos, por isso, se perceber que o peludo está cansado e abatido, já é um sinal de alerta. Alguns dos sinais de doenças comuns em hamster são:
Os sintomas acima podem aparecer juntos ou não. Aliás, são sinais comuns de uma infecção no sistema respiratório e indicam que seu amiguinho está combatendo a doença.
Alguns hamsters resfriados, por exemplo, não apresentam dificuldade de respiração, já que esse sintoma é considerado mais grave e aparece apenas em estados mais avançados da doença. Independentemente de quantos sinais seu pet apresentar, o recomendado é buscar um veterinário o mais rápido possível.
Ao receber o pet resfriado em seu consultório, o veterinário irá analisar o estado de saúde do hamster para verificar o tratamento mais indicado. A fim de realizar o diagnóstico do resfriado, o médico poderá realizar alguns procedimentos.
Geralmente, uma boa análise clínica, verificando os sintomas do peludo e seu histórico, são o suficiente para diagnosticar a doença. O tratamento, por sua vez, pode envolver anti-inflamatórios e antibióticos, dependendo da análise do veterinário.
Claro, uma boa terapia de suporte também ajuda o amigo a se recuperar e combater a doença. Com muita hidratação, uma casa confortável e ração de qualidade, o peludinho ficará mais forte e poderá se recuperar rapidamente do resfriado!
Melhor que saber como cuidar de resfriado é entender o hamster pelos cuidados que ajudam a evitar a doença. Afinal, ninguém gosta de ver seu peludinho sofrendo, espirrando e com mal-estar. Algumas atitudes simples podem ajudar o hamster a ficar sempre forte e saudável, como, por exemplo:
Agora que você sabe o que acontece com um hamster resfriado e como previnir, confira o blog da Petz e tenha mais conteúdos sobre saúde e bem-estar animal. Assim, você garante a segurança e felicidade do amigo peludo.
Escolher o nome de cachorro está entre uma das atividades mais emocionantes depois de adquirir…
Os animais são companheiros que podem melhorar a qualidade de vida dos seres humanos, seja…
Se você acha que o Bichon Frisé é um Poodle aprimorado, está muito enganado! Esse…
Ter uma árvore frutífera em casa não só traz benefícios para o seu bem-estar, como…
Todo entusiasta por jardinagem, seja iniciante ou mais experiente, já deve ter se perguntado: “Como…
Os cavalos acompanham os homens há milênios. Sua conexão com o ser humano é incrível,…