Pets

Gravidez psicológica em gatos: veja tudo sobre essa condição aqui!

Aposto que você já ouviu falar em gravidez psicológica, não é mesmo? Você sabia que a gravidez psicológica em gatos também existe? Essa condição não é exclusiva dos humanos e pode ser vista tanto na espécie felina quanto na canina.

Apesar de raro, isso acontece por causa de uma alteração hormonal e exige alguns cuidados específicos por parte do tutor. Por isso, se você tem uma gatinha, confira o que é a gravidez psicológica em gatos, quais são os sintomas e os tratamentos a seguir. 

O que é a gravidez psicológica em gatos?

Também conhecida como pseudociese, a gravidez psicológica é um fenômeno que acomete as fêmeas felinas e caninas. Como o próprio nome sugere, quando a pet apresenta essa gestação, ela se sente grávida e se comporta como tal.

A barriga e a mama crescem, ela prefere ficar em locais quentinhos e seguros, cria um ninho com panos e toalhas e produz leite, mesmo não havendo nenhum filhote gerado na barriga da mãe. 

Essa gravidez de gatos está mais relacionada com uma alteração hormonal que com o psicológico em si. Por isso, ela é mais rara nessa espécie.

Por que a gravidez psicológica em gatos é rara?

Para saber por que acontece a gravidez psicológica em gatos, é preciso compreender o ciclo de reprodução desses animais. O organismo das fêmeas se prepara para a gestação com a produção do hormônio progesterona. Ele libera um cisto, conhecido como corpo lúteo. 

Normalmente, isso desaparece quando a fecundação não acontece. Porém, ao contrário do que é esperado, a gravidez psicológica inicia quando o corpo lúteo não some, mesmo sem nenhum tipo de gestação.

Somado a isso, as gatas só ovulam após a cópula ou o acasalamento. Apenas durante essa fase da ovulação que o organismo delas libera o hormônio da progesterona, dando início ao ciclo explicado acima. 

Dessa forma, só há duas maneiras de ocorrer uma gravidez psicológica em gatos: quando há cópula, mas não há fecundação ou quando o animal toma hormônios para a interrupção do cio. Ambos casos são raros, tornando a pseudociese em gatas incomum.

Quais são os sintomas da gravidez psicológica em gatos?

Mesmo que rara, essa gestação ainda pode acontecer. Por isso, é importante ficar atento aos sintomas da gravidez que as gatas apresentam quando passam por esse período. Os principais sinais são:

  • montagem de ninho;
  • preferência por ficar em locais mais quentinhos, quietos e em cantinhos;
  • lambidas excessivas no abdômen e nas mamas;
  • agressividade ou irritabilidade repentina;
  • início de produção de leite;
  • aumento do tamanho das mamas e da barriga;
  • mudanças na alimentação;
  • agitação;
  • adoção de um comportamento maternal com objetos ou filhotes de outras espécies.

Como é o tratamento e a prevenção da gravidez psicológica em gatos?

Como você pode perceber, os sintomas da gravidez psicológica são os mesmos de uma gestação normal. Afinal, para a gata, aquela gestação realmente está acontecendo.

Por isso, é muito importante saber como lidar com a fêmea nesse momento, já que ela está mais sensível e irritada. Para começar, é necessário respeitar o animal, que passa por várias mudanças físicas e psicológicas. 

Oferecer um ambiente calmo, acolhedor, quentinho e sem barulhos é o melhor que você pode fazer. Você pode providenciar caminhas quentes e panos para o ninho. Além disso, aposte em bichinhos de pelúcia para a gata desempenhar o instinto maternal. 

Em segundo lugar, diante de qualquer gravidez dos gatos, é necessário marcar uma consulta com um veterinário de confiança. Dessa forma, ele vai examinar a bichana, confirmar a condição psicológica e assegurar que não há outros fatores prejudicando a saúde. 

Durante a consulta, todo o histórico do animal também será considerado, como contato com outros gatos, aplicação de hormônios e utilização de medicamentos. Por isso, tenha em mãos todos os documentos e exames dos anos anteriores da gatinha. 

Para o tratamento, podem ser indicados alguns remédios, como antibiótico, anti-inflamatório e antitérmico, caso o animal apresente mastite. Essa inflamação nas glândulas ocorre quando o leite fica acumulado nas mamas. Além disso, o veterinário pode indicar a castração para evitar novas ocorrências de gravidez psicológica. 

Como a prevenção da pseudociese é feita?

A melhor forma de prevenir a gravidez psicológica em gatos é com a castração. Além de impedir essa condição, o procedimento evita a reprodução indesejada e outros tipos de doenças, como tumores e doenças transmissíveis. 

A castração também reduz a produção de hormônios, o que contribui para o animal ficar menos agressivo e mais calmo. Qualquer gato pode ser castrado. A indicação é que o procedimento aconteça próximo à puberdade do felino. Nas fêmeas, acontece entre os seis e sete meses. 

Gostou de saber tudo sobre a gravidez psicológica em gatos? Então, que tal conferir outras curiosidades sobre o comportamento felino, doenças e dicas para cuidar do seu gatinho? Para isso, continue acompanhando o blog da Petz

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Como o Eucafluff® torna o tapete higiênico do seu pet mais sustentável?

Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…

2 dias ago

Mundo dos roedores: conheça os tipos de camundongos

Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…

3 dias ago

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

4 dias ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

5 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

6 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

6 dias ago