Os gatos são animais inteligentes, caprichosos e independentes, presentes em muitos lares do mundo todo. Para que possam ser encontrados em caso de fuga, é importante que esses pets usem alguma forma de identificação na coleira. Pensando nisso, se você é tutor de um felino, precisa conhecer os tipos de coleira para gatos.
Em casos de gatos que adoram dar uma volta na rua, as coleiras são itens necessários para a segurança. Isso porque, mesmo que sejam obedientes, um susto é suficiente para eles saírem em disparada.
Existem alguns tipos de coleiras para gatos, e nós vamos detalhar todos para que o tutor escolha o melhor para o bichano. Seja para dar uma volta com ele ou para identificar o pet, temos certeza de que uma vai servir perfeitamente!
Pode ser que o bichano não se adapte totalmente à primeira escolha do tutor, mas caso a coleira seja mesmo necessária para ele, não desista! Insista e teste mais alguns modelos.
Vamos começar com as coleiras tradicionais, que são como gargantilhas e que possuem uma forma de ajuste do tamanho, adaptando-se até aos pescocinhos mais roliços. Ela também é uma coleira para gatos com identificação.
Nesse item, existe um anel de metal para a colocação de uma plaquinha de identificação (ou já vem com esta), com o nome do bichano e um telefone de contato do tutor. Dessa maneira, quem encontrar o peludo perdido poderá devolvê-lo ao seu humano.
Se o gatinho é daqueles que vive perdendo a plaquinha de identificação, é possível escolher um dos tipos de coleira para gatos que seja de tecido. Assim, é só mandar bordar esses dados na própria coleira.
Procure um modelo que seja leve e cujo fecho de plástico seja de segurança, chamado “break away”. Isso quer dizer que, quando o fecho recebe certa força de tração, ele se abre automaticamente. Isso é de extrema importância, pois evita acidentes com o enganchamento da coleira, que pode sufocar o bichano.
Alguns bichanos possuem um instinto mais forte de sair em aventuras e desbravar o ambiente externo. Como o passeio sem supervisão não é recomendado, o ideal é escolher um dos tipos de coleira para gatos que envolvem o peito do bichano.
Essa coleira para gato é chamada de peitoral. Apesar de a coleira tradicional ser a mais usada nos gatos, ela não é o modelo ideal para quem quer passear com o pet. Isso porque é muito fina e, como envolve somente o pescoço do pet, pode machucar essa região.
Já a coleira peitoral é colocada no tórax do gato, sendo muito segura como coleira de gato para passear. Existem peitorais que são somente uma fita em forma de “H”, ideais para aqueles bigodudos que não se adaptam aos modelos mais pesados, que são como pequenos coletes.
A coleira para gatos com GPS é um modelo moderno, tecnológico e que permite o rastreamento do bichano em qualquer lugar. Ela é ideal para tutores que possuem gatos fujões.
Esse modelo é superfuncional, apesar de não estar entre os mais bonitos. Isso porque o dispositivo GPS é um pouco grande, mas nada que atrapalhe o bichano a pular e escalar. Uma opção menor são os chaveiros com GPS, que podem ser colocados nas coleiras tradicionais.
A coleira calmante para gatos funciona com um feromônio sintético. Ela possui eficácia comprovada para auxiliar na diminuição de miados excessivos, arranhões e marcação inadequada de território.
O tempo de uso de cada colar calmante é de até 30 dias. A colocação é muito fácil, e o fabricante recomenda deixar uma folga de meio dedo, além de cortar o excesso da coleira para evitar acidentes.
Apesar de não ser um modelo de coleira feito como acessório para a colocação de plaquinhas de identificação ou para passear com o bichano, a coleira antipulgas é um item muito importante. Ela protege o bichano contra pulgas, pernilongos e mosquitos sugadores de sangue, indiretamente protegendo-o de algumas doenças, como a leishmaniose e a micoplasmose felina.
Mas como funciona a coleira antipulgas para gatos? Ela possui uma substância que elimina o inseto quando este entra em contato com o pelo do animal. Para a eficácia máxima do produto, respeite o tempo de troca de acordo com as indicações do fabricante.
Quando o bichano é filhote, a colocação da coleira é mais fácil, e o bebê rapidamente se acostuma com o acessório. Contudo, se o bigodudo já é um pouco mais velho, é preciso ir devagar.
Antes de sair colocando a coleira no gato, procure uma fita leve e passe pelo pescoço dele. Aumente o peso da fita gradualmente, até que a coleira seja usada sem incomodar o pet.
Outra dica muito importante é usar o reforço positivo para acostumá-lo à coleira. Primeiro, deixe o gato se esfregar no item para que ele fique com seu cheiro. Você pode deixá-lo na caminha dele também.
Aos poucos, vá passando a coleira pelo pescoço do felino, fechando e, em seguida, abrindo. Dê o seu petisco favorito e vá aumentando o tempo em que deixa a coleira nele, até que ele não se incomode mais com o acessório.
Já escolheu um dos tipos de coleira para gatos para o bigodudo ou ainda precisa de ajuda? Conte com as lojas da Petz para sugerir o modelo ideal ou a coleira antipulgas indicada para ele!
Se está pensando em adotar ou já adotou esse pequeno roedor, chegou a hora de…
Decidiu adotar um felino? Pode ser difícil definir como batizar o pet, não é? Há…
Os gatos são animais incríveis, que conquistaram os corações de muitos tutores. Quem ama os…
Você é o mais novo tutor de um passarinho, mas ainda não sabe qual nome…
A cor preta natural em flores não é algo que se vê todo dia! De…
O leite fermentado é um complemento à alimentação muitas vezes usado como auxiliar em diversos…