Mesmo sendo um processo natural da vida, a morte é rodeada de muitas crenças e mitos, dado que é um enigma indecifrável. Uma dessas lendas diz que o gato some quando vai morrer. Será que isso é verdade?
Olhar para o bichano e perceber que ele está velhinho é de cortar o coração de qualquer tutor. É claro que gostaríamos de ter nossos pets conosco para sempre, mas lá no fundo sabemos que um dia a hora deles vai chegar. E eles, será que também sabem disso?
Ainda não é possível responder a essa pergunta com certeza. Algumas pessoas afirmam que o comportamento do gato quando vai morrer fica diferente: ele fica mais tempo escondido e longe de todos da casa.
Sob o ponto de vista de um idoso, talvez isso seja compreensível. O animal já não tolera a bagunça e brincadeiras dos demais, preferindo ficar longe disso para evitar conflitos, isolando-se. Isso não quer dizer que sempre o gato some quando vai morrer.
Porém, sob o ponto de vista de um animal selvagem, isso se torna bem mais verdadeiro. Esse tipo de animal, quando está doente ou mais velho e debilitado, se afasta do grupo e fica escondido para não se tornar uma presa fácil. Assim, recupera-se ou morre em um ambiente tranquilo.
Dessa forma, fica fácil compreender por que o gato some quando vai morrer. Por ser um animal um pouco mais selvagem do que o cão, com seus instintos ainda muito fortes, ele se afasta para não ser predado, mesmo que isso não seja uma verdade para os bichanos domésticos.
Os sinais que o gato vai morrer podem ser bastante perceptíveis para o tutor, dependendo da causa da morte. Animais debilitados e doentes podem apresentar sintomas agudos e morrer. Os sinais vitais ficam muito diferentes. Confira a seguir os parâmetros normais dos felinos:
Então, como saber se meu gato está morrendo? Fique de olho nos sinais vitais. Qualquer mudança para menos ou para mais nesses parâmetros são fortes indícios de que o bichano pode estar morrendo. Nesse caso, leve-o imediatamente para um pronto-atendimento veterinário.
Os parâmetros vitais se alteram rapidamente quando existe uma doença ou intoxicação aguda. Porém, quando o pet vai ficando velhinho, esses sintomas se alteram ao longo dos anos, sendo imperceptíveis para o tutor. Sendo assim, existem outros sinais para ficar de olho:
Essas mudanças são indícios e ajudam o tutor a entender que sua “luz” está se apagando. Porém, não são uma certeza de como saber quando o gato vai morrer, por isso, novamente, ao notar essas mudanças, leve o bichano ao veterinário.
Quando o gato some ele volta? Essa também é uma pergunta impossível de responder. Afinal, se ele é um gato acostumado a sair para a rua sozinho e voltar, o que aconteceu para que não voltasse?
Atropelamento, envenenamento e quedas com fraturas ou em locais que ele não consegue sair são os motivos mais comuns que impedem que o bichano volte para casa.
Se ele for um gato que não tem o hábito de sair e foge por algum motivo, será que sabe como voltar? Ou será que ele sofreu algum dos males citados acima? Não dá para saber, não é mesmo?
Assim, nossa recomendação é que os gatos não devem ter acesso à rua desacompanhados, nem que seja para dar uma voltinha, pois um dia eles podem não volta. Não há dor pior que a de não saber o que o lhe aconteceu ou a culpa de ter deixado ele sair, não é mesmo?
Agora que você já sabe se gato some quando vai morrer e que um tutor responsável não deve deixá-lo sair sozinho, que tal passar nas lojas da Petz e dar alguns brinquedos para o bichano se divertir em casa?
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…