Trabalho, estresse, calor e lá vem ela: a cefaleia. Ela é comum nos humanos e ocorre por diversos motivos, inclusive genética. Porém, e nos bichanos? Será que gato tem dor de cabeça como nós?
Para essa pergunta, não há uma resposta definitiva, principalmente porque esse felino é um animal que ainda não demonstra muito bem quando está sentindo dor ou qualquer outro incômodo — esse é um instinto ainda muito enraizado nele. Então, como saber se gato tem dor de cabeça?
Não existem estudos que comprovem que a dor de cabeça felina se assemelha à humana. Então, ainda não é possível saber se gato tem enxaqueca — e existe somente um relato de caso desse tipo em cães.
Quando os especialistas são questionados sobre as dores de cabeça do tipo tensional, a resposta é a mesma: não existem indícios. Porém, não se pode negar que os estudos são escassos. Então, se gato tem dor de cabeça, quais podem ser as causas?
Sim, o gato tem dor de cabeça, mas quais são as causas? Nos animais, de forma geral, a cefaleia costuma aparecer de forma secundária, por conta de alguma outra questão de saúde, como, por exemplo:
Aparentemente, problemas hormonais não são causadores de dor de cabeça nos animais. Acredita-se que isso seja devido à castração, que não deixa que as quantidades de hormônio sofram grande variação, como ocorre nos seres humanos.
Descobrir que animais sentem dor de cabeça já é um passo para o tutor ficar de olho no pet e observar mudanças no comportamento dele que possam indicar uma possível cefaleia.
Inclusive, vale lembrar que os gatos disfarçam qualquer sinal de que não estão bem, por uma questão de sobrevivência. Por isso, o tutor precisa ficar atento a alguns sintomas.
Na maioria das vezes, o bichano doente começa a mostrar que algo não vai bem mudando a rotina ou o modo de agir. Assim, o gato indisposto fica afastado de todos, evita brincadeiras e interação com a família, se esconde e foge de locais com maior luminosidade porque pode estar incomodado ou com dor.
Além disso, o gato com dor de cabeça pode estar de mau humor e arranjar briga com todos sem motivo aparente ou, então, pode parar de se esfregar nos tutores e ficar mais tempo dormindo que o normal. Inclusive, para não ser incomodado, ele pode rosnar quando alguém se aproxima.
O gato com dor pode ter alterações comportamentais ou físicas. É muito comum eles diminuírem a ingestão de alimento e água, por exemplo, perdendo peso de forma aparente e ficando desidratados.
Um gato desorientado pode estar com dor. Ele anda com as costas arqueadas, reage de forma agressiva quando alguém faz carinho, caminha de cabeça baixa, deixa de se banhar ou lambe excessivamente uma área do corpo e fica muito tempo de olhos fechados.
O head pressing, ou compressão cefálica, é um gesto comum dos animais com dor de cabeça. O pet pressiona a cabeça contra superfícies duras, como paredes, móveis ou até mesmo o chão, por bastante tempo e sem motivo aparente.
Acredita-se que os animais fazem isso para aliviar a pressão que sentem na cabeça quando estão com determinadas doenças que causam essa dor. Apesar de isso ser mais comum nos gatos mais velhos, qualquer bichano, independentemente de raça, sexo ou idade, pode fazer.
Uma das causas mais comuns do head pressing são as alterações que acometem diretamente o sistema nervoso do animal e as complicações de doenças no fígado, como a encefalopatia hepática, que é a presença de toxinas não metabolizadas corretamente pelo órgão e que afetam o cérebro.
No geral, o head pressing vem acompanhado de apatia, falta de coordenação motora e diminuição dos reflexos, pupilas dilatadas, cansaço excessivo, andar em círculos, tremores e até convulsões. Nesse caso, leve o bichano imediatamente para o veterinário.
Basicamente o tratamento para dor na espécie é feito com um analgésico para gato. No entanto, é importante lembrar que a dor de cabeça é somente um sintoma de alguma doença de base.
Por isso, saber qual é a origem desse problema é a parte mais importante do tratamento. Se a enfermidade de base não for bem definida ou tratada, a dor de cabeça irá persistir.
Então, não medique seu animal por conta. Isso pode mascarar os sintomas e dificultar o correto diagnóstico e tratamento do bichano, o que pode causar sérios problemas de saúde. O melhor para ele é que o veterinário prescreva as medicações.
Enfim, estar atento para saber se o gato tem dor de cabeça e procurar ajuda sempre que necessário garante a saúde e o bem-estar do bichano. Por isso, conte com os veterinários das lojas da Petz. Agende uma consulta e venha nos conhecer!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…