Nos desenhos animados é comum ver o gato roubando um belo peixão e fugindo, por isso, sempre associamos esses animais. Mas por que gato gosta de peixe? Vamos descobrir!
Antes de discutir o gosto alimentar do peludo, porém, vamos considerar algo mais importante: o gato pode comer peixe? A dúvida é comum entre os tutores e faz sentido: ter cuidado com a alimentação do pet é essencial para sua saúde!
Então, pode ficar tranquilo, os gatos podem comer peixe. Para acostumá-los ao novo alimento, comece oferecendo um pedaço pequeno e observe se ele apresenta alguma intolerância gastrointestinal.
Em caso positivo, tente trocar o tipo de peixe oferecido. Se a intolerância ocorrer novamente, risque o pescado da lista de comidas do gatinho. Porém, se ele comer e nada de ruim acontecer, pode aumentar gradativamente a quantidade da guloseima.
Os gatos domésticos são descendentes de um gato chamado de Felis silvestris lybica. Esse gatão selvagem é originário das regiões áridas do norte da África. Em regiões áridas, não é muito fácil de achar peixes!
Sendo assim, originalmente, o peixe não faz parte do cardápio do gato, simplesmente por não pertencerem à mesma região. Por isso, é realmente de se estranhar e perguntar: por que gato gosta de peixe?
Existe um gato selvagem chamado de gato pescador, que vive no sul e sudeste da Ásia e adora uma pescaria! Eles gostam de nadar e caçar peixes. Ele também come pequenos mamíferos e aves. Seria essa a explicação para por que gato gosta de peixe?
Essa é uma das hipóteses: os gatos são caçadores oportunistas. Na necessidade, eles irão comer quaisquer presas que possam alcançar (ou que lhes sejam fornecidas). Sendo assim, o peixe entrou no cardápio “sem querer” e agradou!
Existem relatos de gatos que chegaram ao Marrocos e ficaram nas áreas portuárias. Esses gatos recebiam os restos de peixes (e alguns peixes inteiros) dos pescadores e apreciavam muito o alimento.
Ninguém é mais confiável do que o próprio tutor para dizer o que atrai os gatos e explicar por que gato gosta de peixe. Todos concordam: basta eles sentirem o cheiro de peixe que ficam bastante inquietos! Eles gostam mesmo é do gosto do peixe!
Calma, gosto é algo individual. Alguns gatos gostam de peixe, outros, não, e não tem problema. Se quiser, ofereça diferentes tipos de peixes. Talvez ele goste de algum: salmão e atum são os que mais agradam os gatos.
Porém, segundo Anton C Beynen, pesquisador em nutrição animal, o peixe não deve ser a única fonte alimentar do gato. Em uma publicação da Revista Creature Companion, em 2017, ele fez um compilado sobre o assunto.
Beyen afirma que o peixe não é nutricionalmente completo, então, deve fazer parte de uma dieta equilibrada. Outra questão importante levantada por ele é a contaminação do pescado por metais pesados, como mercúrio, selênio e iodo.
Além disso, ele cita um estudo em que gatos comeram uma dieta exclusiva de carpa e arenque crus, e os animais tiveram deficiência da vitamina B1 e perda do controle muscular.
Em resumo: o ideal é alimentar o gato com pequenas quantidades de peixes de espécies variadas dentro de uma dieta elaborada especialmente para cada indivíduo. Sendo assim, reiteramos que a dieta do gato deve ser elaborada por um veterinário-nutricionista.
Alguns peixes são ricos em ômega 3, e esse óleo é essencial para os gatos, ou seja, ele não é capaz de produzi-lo, portanto, deve obtê-lo por meio da dieta. Além disso, tem bastante proteína, e é disso que os gatos precisam!
Os gatos podem comer sardinha! A sardinha é um bom peixe para oferecer ao bichano: com preço acessível, cada 100 g possuem 25 g de proteína, 1,5 g de ômega 3, vitaminas D, K, B12, niacina, ferro e cálcio.
O peixe é pequeno, porém bastante denso em nutrientes. Por isso, inicialmente, forneça um pequeno pedaço, pois alguns peludos mais sensíveis podem apresentar fezes amolecidas ou vômitos.
Esse é o queridinho dos bichanos! Ele também é rico em ômega 3, mas cuidado: assim como com o Arenque, não deve ser fornecido cru para não causar deficiência da vitamina B1.
Aqui temos uma grande controvérsia: o atum é muito bem aceito pelos bichanos, no entanto, por ser carnívoro e, portanto, estar no topo da cadeia alimentar, o atum pode estar contaminado com metais pesados. Dessa forma, só ofereça esse peixe de cativeiro.
Essa não é uma boa ideia, pois os peixes enlatados contêm grandes quantidades de sódio, outros temperos e conservantes. Além disso, não se trata de um alimento fresco. Ele também pode estar com maior teor de gordura do que o in natura para sua melhor conservação na lata.
O gato pode comer peixe cru? Mesmo com os desenhos animados reforçando que o bichano pode comer peixe cru, essa também não é uma boa ideia, pois a chance do alimento estar contaminado é grande.
O gato pode comer peixe frito? Definitivamente não! As frituras não fazem bem para os animais e não possuem nenhum valor nutricional benéfico para eles, então, não ofereça o petisco para o gato!
Então, por que gato gosta de peixe? Porque é muito gostoso! Sabia que nas lojas da Petz nós temos petiscos de peixes desidratados? Visite-nos e conheça mais essa opção de guloseima para o bichano!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…