O que praticamente todo mundo sabe é que os felinos domésticos não são muito fãs de água e preferem ficar sempre bem sequinhos. Realmente os gatos têm comportamentos bem particulares e quando o gato precisa tomar banho pode virar uma verdadeira dor de cabeça para o tutor.
Os bigodudos são conhecidos por serem bem limpinhos e sem dúvida os hábitos higiênicos dos felinos são diferentes das outras espécies. Sendo assim, muitos tutores se perguntam se dar banho em gato é necessário ou não, e hoje vamos esclarecer essa dúvida! Continue a leitura para saber mais.
Como os gatos estão cada vez mais próximos dos tutores, com acesso dentro de casa e dormindo na mesma cama dos pais humanos, então não é à toa que surge a dúvida se gato precisa tomar banho, e também se ele pode tomar banho.
O recomendado é não dar banho em gato, pois os felinos utilizam a própria língua áspera para se higienizar e retirar as sujidades dos pelos e da pele. Seu organismo e anatomia são perfeitos e adaptados a isso, e o fato dele não gostar de água já nos informa que esse processo não é algo natural para a espécie.
Todo o procedimento de contenção, molhar o corpo, passar shampoo, secar e escovar o animal (como é feito na maioria dos pets shops ou até mesmo em casa) é extremamente estressante para o bichano. Dependendo da personalidade do gato, podem ocorrer acidentes e o estresse diminuir a imunidade do pet.
Para compreendermos melhor o motivo de não dar banho no gato devemos lembrar como esses animais se comportam em vida livre. O comportamento higiênico dos bichanos favoreceram a evolução da espécie.
Os gatos são caçadores e desenvolveram esse hábito de se lamberem para retirar rapidamente o cheiro da presa e outros animais não descobrirem sua localização. Como os bichanos são muito sensíveis a qualquer alteração que fuja do seu comportamento natural, o banho deve ser evitado.
Embora não seja a primeira indicação, há situações onde o gato precisa tomar banho. Geralmente felinos com acesso a rua podem acabar se sujando demais ou transitando por certos locais inadequados e voltam muito sujos ao ponto de não conseguirem se auto higienizar.
Além disso, gato pode tomar banho quando tem alguma alteração de pele e precisa usar shampoos para tratamento de dermatites, ou quando apresenta um machucado que sangrou e sujou o corpo, em casos de vômito, diarréia ou qualquer outra alteração de saúde que seja necessário banhar o bichano.
Existem situações em que o gato pode tomar banho toda semana, mas isso é uma exceção, e sempre deve ser sob orientação do médico veterinário. Lembre-se que gatos que ficam dentro de casa e não apresentam nenhum problema de saúde não precisam tomar banho.
Já vimos que o gato precisa tomar banho somente quando indicado pelo médico veterinário ou ficar extremamente sujo. Essas são situações momentâneas, portanto se o gato tomar banho com frequência pode gerar muito estresse ao animal.
O banho retira secreções que protegem a pele e elimina o cheiro natural dos felinos e gera intenso desconforto. O bichano pode começar a se lamber muito para retirar o cheiro dos produtos utilizados e até se ferir.
Os gatos são tão sensíveis a mudança de rotina e tudo que tira o seu comportamento natural que podem até mesmo desenvolverem problemas urinários devido ao estresse causado.
Se o gato precisa tomar banho por recomendação médica é preciso tentar minimizar ao máximo o estresse desse momento. Os banhos em casa podem ser mais tranquilos já que o pet não precisa sair de casa e ir a um local com cheiro e presença de outras pessoas e animais.
Se não conseguir dar o banho em casa, não há problema em levar no pet shop, mas dê preferência a locais cat friendly, que oferecem estrutura adaptada e funcionários treinados a lidar com o comportamento felino.
Uma dica para tornar esse momento mais tranquilo é proporcionar um ambiente calmo, diminuindo a luminosidade e barulhos. Tenha tudo que precisa em mãos para que não haja necessidade de se ausentar para buscar algum item e deixar o bichano sozinho.
Também deixe a temperatura da água agradável, geralmente a água morna agrada mais os bichanos e evite jatos diretos sobre o gato. Pode ser utilizado um balde e com as mãos molhe o gato gradativamente. Para secar, use somente toalha pois o barulho do secador pode assustar.
Mesmo que não seja recomendado, nunca se sabe quando o gato vai precisar tomar banho, então é importante que ele se adapte e não se assuste muito quando essa hora chegar.
Para dessensibilizar o bichano, pode ser utilizado uma toalha úmida e molhar algumas partes do corpo em dias mais quentes, sempre com calma e carinho para que ele perceba que nada ruim vai acontecer. Também deixe o gato próximo ou dentro do banheiro quando alguém da família for tomar banho.
Como o gato precisa tomar banho em algum momento da vida, esse processo também é importante para o bem estar do bichano. Se gostou desse conteúdo, confira mais dicas no blog da Petz!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…