Não tem jeito! Quando o gato não consegue andar direito é preciso levá-lo ao médico-veterinário imediatamente! Diversas doenças podem causar esse sintoma, e algumas delas são bastante graves, por isso, fique atento ao bichano!
Quando o gato não consegue andar direito, logo pensamos que uma patinha pode estar machucada, talvez uma unha tenha quebrado… Mas será que sempre é algo tão simples assim? Conheça as principais causas para isso:
No geral, as feridas nas patinhas acontecem nos coxins ou em alguma unha e deixam o gato mancando. Se você suspeita que seja isso que esteja causando o sintoma, ele deve inspecionar as patas do bigodudo.
Com o auxílio de uma lanterna, pegue gentilmente o pet no colo e procure alguma ferida. Em caso negativo, abra devagar os dedinhos e, por último, olhe as unhas e as almofadinhas.
É muito comum uma unha que não foi cortada ou gasta crescer de forma excessiva. Como elas têm o formato de uma semilua, acabam encravando no coxim. Essa situação dói muito e faz com que o bichano não consiga apoiar o membro no chão e fique mancando.
A solução é o corte dessa unha e posterior tratamento da ferida que ela causou na almofadinha. Usa-se antisséptico local e analgésico para aliviar a dor e fazer com que o peludo volte a andar tranquilamente.
Uma unha mais comprida pode enroscar em tecidos. Ao tentar se livrar dessa situação, o gato pode arrancar essa unha, o que também causa bastante dor e sangramento. O tratamento é igual ao da ferida do coxim.
Caso o bichano tenha acesso ao exterior da casa, jardins e telhados, veja se ele não feriu as patas em alguma briga com outro gato. As mordidas podem infeccionar muito facilmente e pode ser preciso levá-lo ao veterinário para verificar a necessidade de antibiótico oral.
Quando o gato não consegue andar direito, ele pode ter fraqueza nas pernas. Animais idosos já possuem menor massa muscular, então, o tutor pode notar leves tremores, que são mais comuns nas patas traseiras do bichano.
A artrose — sim, os bichanos também podem ter artrose! — é outra causa bastante comum de gato com fraqueza nas pernas. Além de dificuldade em andar, o peludo pode não conseguir transpor obstáculos e parar de subir nos locais que gostava por dor e insegurança.
Nesses casos, fisioterapia e a acupuntura são recomendadas para fazer o fortalecimento da musculatura e ajudar o gato a voltar a andar melhor sem sentir dor.
Quando o gato não consegue andar direito por falta de equilíbrio, o tutor pode notar o andar cambaleante ou tentativa de andar sem sucesso, com tremores na cabeça. O felino pode até mesmo cair de lado.
Uma causa bastante comum de gato cambaleando e caindo é a Síndrome Vestibular. Trata-se de uma doença neurológica que afeta a postura e o equilíbrio do bichano, fazendo com que ele não ande direito. No geral, inicia-se com uma otite não tratada.
Além do gato cambaleando, o tutor pode notar a cabeça inclinada e andar em círculos para o lado da lesão vestibular, ter nistagmo (movimentos rápidos dos olhos), que causa tontura, náusea e vômitos.
O tratamento é feito com medicamentos para a otite (se esta for a causa da Síndrome Vestibular), para a náusea e os vômitos, anti-inflamatórios e sedativos, quando necessário. A cabecinha do gato pode ficar inclinada como sequela da doença.
Os envenenamentos também podem causar falta de equilíbrio no bichano. Além disso, ele pode apresentar tremores ou espasmo muscular, salivação intensa, olhos dilatados e convulsões.
Nesse caso, não acredite que soluções caseiras e milagrosas encontradas na internet podem salvar seu bichano! Leve-o imediatamente para um pronto-atendimento veterinário.
Ele vai receber fluidoterapia intravenosa, com medicamentos para tentar reverter a intoxicação causada pelo veneno. Muito provavelmente, vai precisar ficar internado até que o tóxico seja completamente eliminado de seu organismo.
Quando o gato não consegue andar direito por causa da paralisia de uma ou mais patas, estamos diante de um quadro muito grave e de necessidade urgente de atendimento veterinário!
Quando o gato não consegue andar de repente, as causas podem ser o tromboembolismo, principalmente se o bichano tiver uma doença cardíaca chamada de cardiomiopatia hipertrófica.
Além do trombo, traumas, como atropelamentos, também podem causar paralisia, bem como problemas na coluna e o linfoma medular induzido pelo temido vírus da leucemia felina.
A paralisia de um ou mais membros, causada por uma lesão na medula, pode levar a outras paralisias, como a da vesícula urinária. Dependendo de onde ocorreu a lesão, os nervos da bexiga podem ser afetados, e o pet perde a capacidade de urinar sozinho.
Outra sequela comum da paralisia são as feridas por atrito no membro que é arrastado, bem como a perda da massa muscular. Novamente, a fisioterapia e a acupuntura são recomendadas nesse caso, além de medicamentos específicos para cada causa da paralisia.
Hoje, você aprendeu que quando o gato não consegue andar direito ele precisa de ajuda imediata, pois o bichano pode correr risco de vida. Não perca tempo e agende uma consulta na loja da Petz!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…