Os gatos são bastante seletivos com o que comem. Basta tentar esconder um remédio no sachê que ele percebe e nos olha de cima a baixo! Em contrapartida, o mato não parece ser muito saboroso, então, por que gato come capim?
Sempre que o felino tem chance, ele gosta de cheirar bastante para escolher e comer um matinho, de preferência as pontas das folhas mais novas. Sendo um animal estritamente carnívoro, realmente, é de se estranhar esse comportamento.
O que se ouve por aí é que o gato come grama ou capim quando está com dor de barriga ou para purgar possíveis parasitas intestinais que estão incomodando o animal.
Outra justificativa para por que gato come capim é que o gato faz isso quando ingeriu algo tóxico e precisa vomitar. No entanto, um estudo realizado nos Estados Unidos sobre esse tema não teve as mesmas conclusões.
Essa pesquisa foi feita pela Universidade da Califórnia e divulgada em 2019. O Dr. Benjamin Hart foi um dos precursores do estudo em comportamento animal e dirigiu esse estudo.
Todos os felinos que participaram do estudo tiveram seus sangues coletados, e 91% não mostraram qualquer sinal de alteração nos exames. Com os exames de imagem ocorreu o mesmo.
Ele convidou mais de mil tutores para falarem sobre o comportamento felino no que diz respeito à ingestão de plantas. Segundo os resultados, os tutores relataram que 71% dos bichanos eram flagrados por eles comendo plantinhas por pelo menos seis vezes ao dia.
Ainda segundo os tutores, 61% dos gatos comiam matinhos dez vezes ao dia ou mais, e somente 11% deles não gostavam de comer nada que fosse verde, mesmo com a insistência dos tutores.
Como é possível constatar, a maioria dos bichanos gosta de comer um matinho diariamente. Porém, o que surpreendeu a todos foi que a ingestão das plantas não tem nada a ver com problemas digestivos, uma vez que, pelos exames, a maioria estava saudável!
Sendo assim, por que gato come capim? Os peludos comem grama ou capim porque gostam do sabor dela. Além disso, por conter alto teor de fibras, o alimento melhora o trânsito intestinal, ajuda na digestão e tem certa atuação como vermífugo, a depender da espécie de planta que é ingerida.
Se você estava preocupado com por que gato come capim, pode ficar tranquilo. Claro que é preciso controlar a quantidade que ele ingere, pois, sendo carnívoro, ele não tem as enzimas necessárias para digerir a celulose presente nas plantas.
Se o gato come mato em excesso, aí sim, pode vomitar ou ter diarreia. Outro ponto a ser observado é qual mato ele está comendo. Só o deixe ter acesso às plantas que não lhe fazem mal.
Como saber qual mato o gato pode comer? Uma dica é o tutor plantar em floreiras sementes de trigo, alfafa, centeio, alpiste, erva-cidreira ou milho (não o de micro-ondas!). Essas plantas, ao germinarem, possuem folhas bastante tenras e que agradam à maioria dos felinos.
Se além de comer o capim, o peludo estiver com algum outro sintoma, como gato vomitando mato; diarreia; falta de apetite; prostração; dificuldade em urinar ou urinando e defecando fora da caixa de areia, é hora de se preocupar com esse comportamento.
Algumas doenças têm a capacidade de provocar esses sintomas, que podem evoluir para dor abdominal, o que causa em alguns animais a vontade de comer grama ou capim na tentativa de expulsar o incômodo.
Sim. Quando os animais estão com falta de nutrientes e não conseguem adquiri-los pela dieta, começam a ter um comportamento chamado de apetite depravado, onde comem coisas que não são alimentos. Assim, o tutor pode ver o gato comendo mato.
As plantas são ricas em algumas vitaminas, como as do complexo B e o ácido fólico; e minerais, como o ferro, fósforo e magnésio. Sendo assim, o gato pode comer capim para obter esses nutrientes.
Aumentar a quantidade de fibras da dieta ajuda com a prisão de ventre. Por isso, se o bichano sente que está constipado, ele pode buscar comer capim. Se o tutor notar que ele está sem conseguir fazer cocô por mais de um dia, deve oferecer a planta para ele comer.
Se o sintoma persistir, busque ajuda veterinária. Uma causa bastante comum de obstrução intestinal nos gatos é o fecaloma, que é uma massa endurecida de fezes causada pela constipação crônica.
Se o gatinho possui o hábito de comer capim, isso ajuda a melhorar o trânsito intestinal, o que evita as bolas de pelo. No entanto, se ele já tem alguma bola de pelo no estômago ou intestino, o matinho pode não ser a melhor alternativa.
Nesse caso, procure fornecer uma ração Super Premium que tenha o controle das bolas de pelo. A escovação diária dos pelos também ajuda muito a diminuir as bolas de pelo.
Isso mesmo. Trata-se de um hábito saudável e que foi herdado dos felinos selvagens. Mesmo os grandes felinos, como o tigre ou o leão, costumam comer capim sempre que possível.
Agora que você sabe por que gato come capim, precisa garantir que esse seja um hábito saudável para ele. Sendo assim, visite a loja da Petz e adquira nossas graminhas para pets. Elas são livres de contaminantes e de parasitas!
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…