Categories: Gatos

Hábito estranho: saiba por que os gatos trazem animais mortos!

Os tutores dos bichanos sabem que eles têm um comportamento único. Cheios de personalidade, esses pets sempre surpreendem com seu jeitinho peculiar de demonstrar carinho. Quer saber por que os gatos trazem animais mortos de presente?

Ser surpreendido com um cadáver de algum bichinho bem na sua frente ou na boca do bichano não é muito agradável. Afinal, por que os gatos trazem animais mortos para os donos? Compreenda agora!

O instinto caçador do gato

Para entender por que os gatos trazem animais mortos aos tutores, é preciso compreender o comportamento felino e seus instintos primitivos. Esses animais são predadores natos. Inclusive, alguns podem ter a postura caçadora ainda mais aflorada do que outros.

Na natureza, para comer, o felino precisa ir em busca do seu alimento. Isso é não só uma questão de sobrevivência, mas também uma atividade física que contribui para a sua saúde física e mental. Portanto, caçar é uma característica do gato.

Então, por que os gatos caçam se recebem comida?

Quando os gatos são criados como pets, já têm a ração de qualidade ou a comida caseira disponível. Portanto, eles não precisam caçar para comer. Contudo, mesmo assim, continuam correndo atrás de presas.

Como dito anteriormente, a caça dos felinos é um instinto. Por isso, o gato caçador pode ter esse hábito até mesmo por lazer. Além disso, ele não necessariamente vai comer a presa; pode predar apenas para se divertir.

Geralmente, o gato caça animais de variados tamanhos que ele encontra pelo caminho. Suas presas normalmente são lagartixas, baratas, ratos, passarinhos e outros bichinhos que estiverem ao seu alcance.

Por que os gatos trazem animais mortos?

Você entendeu que os felinos continuam caçando mesmo que tenham comida pronta e servida nos seus potinhos todos os dias. Até aí, tudo bem! Porém, por que os gatos trazem animais mortos para dentro de casa?

Muitas vezes, só a caça não é suficiente: quando os gatos trazem animais mortos, eles querem mostrar seu grande feito! Essa é uma forma de exibir sua conquista aos tutores e a outros bichanos e animais da casa. Além disso, os felinos levam as presas de presente. É uma demonstração de amor!

Aliás, é comum o gato caçar e aparecer com um bicho ainda vivo na boca! Às vezes, a ansiedade em mostrar seu talento caçador para os tutores é tão grande, que ele nem finaliza o serviço.

Outros motivos do comportamento de caça

Os gatos predam por instinto e por diversão. Além disso, existem outros motivos que explicam esse comportamento! Um exemplo é quando a mamãe precisa passar esse ensinamento aos filhotes.

É comum que fêmeas que acabaram dar à luz comecem a caçar com mais frequência até que seus filhotes se tornem excelentes caçadores também! Nesse caso, é provável que ela não leve mais os presentes ao tutor, preferindo deixar as presas com os gatinhos.

Outro motivo por que os gatos trazem animais mortos para casa e o tutor pode ficar sem o presente é quando eles pretendem comer o animal morto ou simplesmente guardá-lo em algum local seguro. Em alguns casos, o bichano pode até ficar irritado se o tutor tentar tirar sua presa.

É ruim o gato caçar?

O motivo por que os gatos trazem animais mortos já está esclarecido. Esse é um comportamento natural e esperado dos bichanos. Aliás, é muito benéfico para a saúde deles poder expressar seus instintos livremente.

Por outro lado, o ato de caçar bichos estranhos pode colocar a saúde dos pets em risco. Essas presas podem transmitir doenças aos gatinhos, como verminoses. O ideal é permitir que o gato exerça esse hábito natural, mas com segurança.

Como tornar o hábito da caça seguro?

Os bichanos adoram dar umas voltinhas na rua, principalmente durante a noite. Apesar de que o passeio possa ser divertido, também pode ser perigoso. Os gatos podem ser atropelados ou caçar animais e se contaminar. Então, a primeira medida é mantê-los dentro de casa, impedindo que saiam.

A outra medida é adaptar o instinto caçador do gato. Ele pode continuar caçando, mas não necessariamente outros animais. Então aposte em brinquedos que ele possa perseguir, como ratinhos de pelúcia, bolinhas e outros itens que se movam.

Além de melhorar o bem-estar do pet, os brinquedos para caçar são bons para gastar energia, incentivando a atividade física. A saúde cognitiva do pet também melhora, pois a caça requer movimentos físicos e muita concentração.

Nem todos brinquedos de caça são bons!

Quando o gato oferece animais mortos para os tutores, isso representa uma caça completa: ele se posicionou, fez o movimento e conseguiu capturar a presa. Os brinquedos de caça também devem favorecer o processo completo!

Pense nos brinquedos com laser, por exemplo. Eles não permitem que o bichano faça a caça completa porque o pet não consegue capturar a luz. Isso gera muita frustração!

O comportamento dos bichanos é realmente peculiar. Agora que você entendeu por que os gatos trazem animais mortos, que tal visitar o site da Petz? Confira o brinquedo ideal para o bichano!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Como o Eucafluff® torna o tapete higiênico do seu pet mais sustentável?

Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…

2 horas ago

Mundo dos roedores: conheça os tipos de camundongos

Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…

6 horas ago

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

1 dia ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

3 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

4 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

4 dias ago