Mistério: por que gato não pega carrapato normalmente?
Publicado em 01 de maio de 2024Tempo de leitura: 4min
Os tutores de felinos podem se surpreender quando percebem que os bichanos quase nunca são alvo desse incômodo parasita, que pode até ser fatal. Por que gato não pega carrapato normalmente? Venha descobrir!
Diferentemente dos cachorros, que sempre são atacados por esse parasita indesejável, os gatos parecem ser imunes ao aracnídeo (sim, o carrapato faz parte da família das aranhas!). Será mais uma mágica dos felinos?
Gato nunca pega carrapato?
Uma coisa deve ficar clara: os gatos podem, sim, pegar carrapato! Não é que exista uma preferência do parasita pelo cachorro, mas sim pelo fato de os felinos serem, em geral, mais higiênicos.
Então, o carrapato em gato é raro, mas não impossível! O parasita consegue picar os felinos que ficam mais prostrados, não têm forças ou não conseguem se limpar. Então, fique atento ao seu bichano?
Hábito de se lamber
Então, vamos às razões por que gato não pega carrapato normalmente. Todo mundo sabe que os felinos são famosos pela extrema limpeza e dedicação à higiene pessoal. Os bichanos passam em torno de 30 a 50% do dia tomando banhos de língua.
Tanta meticulosidade serve para manter o pelo sedoso, macio e brilhante. Além disso, esse hábito de se lamber é uma forma de defesa natural contra diversos parasitas, incluindo o carrapato!
A lambida dos gatos é tão forte que é capaz de retirar o carrapato da pelagem. Dessa forma, o parasita dificilmente consegue chegar até a pele para picá-lo e sugar o sangue. Esse é um dos motivos por que gato não pega carrapato normalmente.
Lambidas entre gatos
Além de passar boa parte do dia se lambendo, gatos que vivem em grupo também lambem uns aos outros. Esse comportamento é chamado de afiliativo e serve para manter a união do grupo e fortalecer as relações sociais e os laços de afetividade.
Por isso, o processo de lambedura social também serve para a remoção de parasitas. Se um gato identifica o carrapato em outro, vai fazer de tudo para removê-lo, colaborando, assim, para a saúde dos companheiros. Esse é outro motivo por que gato não pega carrapato geralmente.
Instinto de preservação
Todo animal tem um instinto nato de autopreservação para fugir de perigos. Ao perceber a presença de um potencial perigo, imediatamente o bicho toma medidas para se esquivar.
Caso o carrapato consiga subir e se agarrar ao pelo do gato, é muito provável que o felino se sinta ameaçado tão logo sinta a “cócega” que o parasita produz. É bem provável que o bichano comece a se lamber de imediato, para expulsar o aracnídeo.
Fique atento!
Como dissemos, o gato pode pegar carrapato, sim, apesar de isso ser menos comum. Então, a proteção do pet contra esse e outros parasitas também deve ser uma função do tutor.
Sendo assim, fique sempre atento à saúde do gatinho. É necessário fazer inspeções rotineiras da pele e da pelagem, principalmente se o bichano tem acesso à rua ou ao quintal. Com isso, você confere se o peludo está bem, sem marcas de picada.
Além disso, já que gato pega carrapato, é essencial manter uma rotina de visitas ao médico-veterinário para garantir que a saúde do bichano está em dia. Se o felino foi picado, o profissional ajuda a encontrar um tratamento.
Como identificar um carrapato no gato?
Apesar de que gato não pega carrapato tão facilmente quanto cachorro, o parasita pode picar o bichano. Por isso, é muito importante saber identificar esse aracnídeo para mantê-lo longe.
Ele tem quatro pares de patas. As fêmeas têm o corpo arredondado e acinzentado, enquanto os machos são achatados e marrons. Como esse aracnídeo sobe pela pelagem e já se fixa na pele, dificilmente você vai vê-lo andando pelo corpo do pet.
Se você notar sinais no seu gato como lambedura ou mordedura excessiva em um ponto específico da pele, queda de pelos, vermelhidão e irritação, é provável que ele tenha sido picado por um carrapato. Faça inspeções na pelagem e leve o bichano ao veterinário o quanto antes.
Vi um carrapato no meu gato, o que fazer?
O gato tem carrapato! E agora? Para retirá-lo em casa, primeiro, coloque um par de luvas, pois o parasita também pode transmitir doenças para os humanos. Em seguida, limpe a região com um antisséptico de uso veterinário.
Com o auxílio de uma pinça, chegue o mais próximo possível da pele e retire o carrapato. Caso esteja inseguro para remover, aplique um medicamento carrapaticida de uso veterinário no pet, conforme as instruções do fabricante. Em geral, o produto mata o parasita em poucas horas. Depois disso, ele cai sozinho.
Entendeu por que gato não pega carrapato geralmente? Por sorte, é muito fácil encontrar produtos que matam os parasitas de forma segura e eficaz nas lojas da Petz! Faça-nos uma visita ou acesse nossa loja virtual!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário