É fantástica a quantidade de horas que o bichano dorme ao longo de um dia! Tutores de primeira viagem podem até ficar espantados e se perguntar por que gato dorme demais, levando o bichano para o veterinário examinar
Será que é uma necessidade fisiológica ou um resquício da vida selvagem? Continue acompanhando para descobrir!
Aos olhos humanos, os gatos são preguiçosos, afinal, sempre que podem, tiram um bom cochilo. Porém, na verdade, os horários é que não coincidem. Enquanto os tutores têm mais energia durante o dia, os bichanos são mais ativos à noite.
Além disso, eles realmente precisam de mais horas de sono que os humanos: são de 12 a 16 horas para um gato adulto saudável contra 8 de uma pessoa. Dessa forma, muita gente tem a impressão que os pets não fazem nada além de dormir.
O período de descanso de um felino recém-nascido é surpreendente: até 20 horas em um dia. Portanto, gato filhote dorme muito! O objetivo é não chamar a atenção de predadores quando a mamãe sai para caçar.
Os idosos também não ficam longe disso: eles dormem de 16 a 18 horas por dia. Então, é normal gato dormir muito. Até porque esse sono não é ininterrupto, acontecendo em várias sonecas ao longo do dia.
A resposta para a pergunta “por que gato dorme demais?” vem dos ancestrais selvagens. Por ser um animal que é tanto caçador quanto presa na natureza, precisa sempre estar atento ou escondido.
Isso é bastante estressante para o corpo. O felino passa boa parte do dia descansando e repondo a energia gasta com essa necessidade tão grande de atenção.
Além disso, enquanto acordado, ele está o tempo todo buscando uma “presa”, que pode ser um brinquedo, o tutor ou outro animal, ficando à espreita para as emboscadas que instintivamente fazem para pular em cima da caça.
Independentemente da raça, do comportamento, da idade ou da saúde, os gatos aproveitam as épocas frias do ano e os dias chuvosos para dormir mais. Já nos dias mais luminosos e quentes, os bichanos tendem a ficar mais ativos e até brincalhões com os outros moradores que dividem o território com eles.
O padrão de sono também influencia a resposta à pergunta “por que gato dorme demais?”. O sono dos felinos tem várias fases. As principais são REM (rapid eyes moviment) e No-REM (no rapid eyes moviment).
REM é a fase dos sonhos, não de descanso da mente. Os gatos passam 60% do tempo em que estão dormindo nessa fase. Isso quer dizer que eles têm menos tempo de sono profundo e reparador (fase No-REM).
Dessa forma, mesmo o gato dormindo bastante, descansa pouco, por isso precisa de mais horas de sono. Isso muda conforme a idade: os idosos só passam 25% do tempo em sono profundo.
Sim. É possível comprovar isso ao ver o bichano dormindo e se mexendo, com a língua para fora, como se estivesse mamando, emitindo alguns sons baixinhos ou mexendo as patinhas em uma corrida imaginária.
Acredita-se que, no sono mais leve, os sonhos são memórias do que aconteceu recentemente, por isso, o animal demonstra as mesmas reações enquanto estava acordado.
Ao entrar em sono profundo, como o corpo precisa repor as energias e reparar danos ao organismo, os sonhos podem ser lembranças olfativas e visuais de até anos atrás, menos realistas.
Os gatos são animais de hábitos noturnos, por isso, ficam mais ativos de noite. Então, caso acorde com o bichano zanzando pela casa no meio da madrugada, não é insônia, mas instinto felino.
Já que os horários do tutor e do pet dormir não combinam, é de esperar que o gato não queira ficar na cama enquanto a pessoa dorme. Porém, na prática, acontece justamente o contrário: ele adora deitar na hora em que o tutor vai descansar.
Isso acontece porque o bichano tem a capacidade de adaptar os horários de sono. Sendo assim, é um sinal de bastante amor e confiança, pois ele prefere ficar ao lado a seguir os instintos.
Ao ver o gato dormindo muito, pode ter alguma doença afetando-o. Primeiro, observe se há os padrões relatados acima: dias mais frios, idade do bichano e horário das sonecas.
Observe outros sintomas, como diminuição do apetite, banhos menos frequentes e pelos sem brilho e desalinhados ou se ele muda o local habitual de descanso e fica escondido. Nesse caso, leve o bichano para uma consulta com o veterinário para o correto diagnóstico e tratamento.
A resposta para “por que gato dorme demais?” inclui a fisiologia natural da espécie. Se ainda precisar tirar mais dúvidas sobre o assunto, agende uma consulta na clínica veterinária de uma loja da Petz! Conte sempre com a gente para ajudar você e o bichano!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…