A castração é uma cirurgia bastante comum, mas que ainda deixa alguns tutores em dúvida, principalmente em relação ao peso do bichano. Sendo assim, hoje vamos falar por que gato castrado engorda e o que fazer para prevenir esse ganho de peso.
A castração de gato — que usualmente é realizada nos animais — é a castração cirúrgica. Trata-se de um procedimento realizado com anestesia geral do pet e pode ser feita por métodos cirúrgicos convencionais ou por videocirurgia.
Nesse procedimento é feita a retirada dos testículos nos animais machos e dos ovários e útero nas fêmeas. O objetivo primário dessa cirurgia é o controle populacional dos cães e gatos.
No entanto, conforme o método foi sendo realizado nos pets, os benefícios foram surgindo. Atualmente, a castração é indicada não somente para esse controle populacional como também para melhorar a qualidade de vida deles em diversos aspectos.
Para explicar por que gato castrado engorda, é preciso entender um pouco sobre a fisiologia por trás desse problema. Apesar de não ser uma regra, a maioria dos gatos pode engordar mesmo após a castração. Vamos entender?
Fora as funções reprodutivas no ciclo estral da fêmea, o estrogênio também participa da manutenção da atividade física em alta. Além disso, é ele quem regula a leptina, substância responsável pelo controle do apetite e da saciedade.
Com a retirada dos ovários, a produção do estrogênio cai. Assim, a gatinha pode ficar menos ativa e ter a saciedade desregulada. Isso explica por que gato castrado engorda.
Excluindo-se as funções reprodutivas, a testosterona participa da manutenção da taxa metabólica em alta. Nos gatos castrados, essa taxa é 28% menor. Isso indica que o gato castrado engorda pela simples mudança metabólica.
Com a menor produção da testosterona, o macho para de procurar ativamente uma parceira sexual e de perambular por seu território, marcando-o com urina e brigando com outros gatos.
Dessa forma, o pet fica mais “sossegado”, e isso também pode explicar por que gato castrado engorda. No entanto, isso não quer dizer que não haja o que fazer para contornar essa situação. Há, e muito!
Vale a pena seguir nossas recomendações para ajudar o gato castrado a não ganhar uns quilinhos a mais. É preciso paciência e dedicação, além de uma alimentação de qualidade e indicada para essa nova situação.
Assim como existem rações para determinadas doenças e para adultos, filhotes e sênior, ração para gato castrado também possui essas diferenciações conforme a idade, nutrindo corretamente o pet.
A ração para gatos castrados tem redução de calorias em torno de 25%. O teor de proteína, essencial para a manutenção da massa muscular e do controle dos níveis de açúcar no sangue, deve ser alto.
A quantidade de fibras também é maior, e as fibras promovem maior saciedade. Essas rações devem conter a L-carnitina, que ajuda na queima de calorias. Lembre-se: sempre que trocar a ração do gato, faça isso de forma gradual para evitar alterações gastrointestinais.
Já ouviu falar em enriquecimento ambiental? São pequenas mudanças que fazemos no ambiente do gato para que ele tenha distrações e atividades que estimulem seus instintos naturais.
Mesmo que o tutor não esteja presente durante essas atividades, o bichano gasta mais energia e, de quebra, adquire mais equilíbrio psicológico. Invista em brinquedos inteligentes e prateleiras, esconderijos e tocas altas.
Também é possível fazer vários brinquedos com material reciclável em casa, como papelão e garrafas PET. Além de estimular o bichano a brincar e se movimentar, ainda é ecologicamente correto!
Mesmo com essas medidas, é preciso fazer um controle rigoroso do peso do bichano. Para pesá-lo em casa, o melhor é ter uma balança daquelas usadas no banheiro para nos pesar.
Pegue o bichano no colo e se pese com ele. Depois, se pese sozinho. Calcule a diferença do seu peso daquele com o gato e você terá o peso do bichano. Inicialmente, realize essas pesagens a cada 15 dias.
Se notar que ele está ganhando peso, mesmo que sejam apenas 100 g, leve-o para uma consulta com o médico-veterinário para que ele possa corrigir a alimentação, mudar a ração ou verificar se não existe uma doença fazendo o peludo engordar.
“Meu gato é castrado e não engorda!”. Calma, ele está bem, engordar após a castração não acontece com todos os gatos! Alguns felinos conseguem se manter esbeltos mesmo que o tutor não faça nada.
Engordar também depende da genética do bichano e do ambiente em que ele vive. Gatos que moram sozinhos com tutores sem filhos são mais propensos a engordar do que aqueles que vivem em casas com crianças.
Isso porque as crianças costumam brincar mais com os bichanos. Porém, fique atento! Não é normal o bichano perder peso após a castração, principalmente se estiver em fase de crescimento. Caso isso ocorra, leve-o para o veterinário.
Por que gato castrado engorda? Apesar de não ser uma regra, é comum, por isso, o bichano deve ser acompanhado para não ganhar quilinhos extras! Vamos lá mudar o alimento do peludo? Então, visite a loja da Petz e receba a ração em casa rapidinho!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…