Vamos entender por que gato castrado engorda?
Publicado em 02 de março de 2023Tempo de leitura: 5min
A castração é uma cirurgia bastante comum, mas que ainda deixa alguns tutores em dúvida, principalmente em relação ao peso do bichano. Sendo assim, hoje vamos falar por que gato castrado engorda e o que fazer para prevenir esse ganho de peso.
A castração de gato — que usualmente é realizada nos animais — é a castração cirúrgica. Trata-se de um procedimento realizado com anestesia geral do pet e pode ser feita por métodos cirúrgicos convencionais ou por videocirurgia.
O que é a castração?
Nesse procedimento é feita a retirada dos testículos nos animais machos e dos ovários e útero nas fêmeas. O objetivo primário dessa cirurgia é o controle populacional dos cães e gatos.
No entanto, conforme o método foi sendo realizado nos pets, os benefícios foram surgindo. Atualmente, a castração é indicada não somente para esse controle populacional como também para melhorar a qualidade de vida deles em diversos aspectos.
Como a retirada das gônadas influencia no ganho de peso?
Para explicar por que gato castrado engorda, é preciso entender um pouco sobre a fisiologia por trás desse problema. Apesar de não ser uma regra, a maioria dos gatos pode engordar mesmo após a castração. Vamos entender?
Funções do estrogênio nas fêmeas
Fora as funções reprodutivas no ciclo estral da fêmea, o estrogênio também participa da manutenção da atividade física em alta. Além disso, é ele quem regula a leptina, substância responsável pelo controle do apetite e da saciedade.
Com a retirada dos ovários, a produção do estrogênio cai. Assim, a gatinha pode ficar menos ativa e ter a saciedade desregulada. Isso explica por que gato castrado engorda.
Função da testosterona nos machos
Excluindo-se as funções reprodutivas, a testosterona participa da manutenção da taxa metabólica em alta. Nos gatos castrados, essa taxa é 28% menor. Isso indica que o gato castrado engorda pela simples mudança metabólica.
Com a menor produção da testosterona, o macho para de procurar ativamente uma parceira sexual e de perambular por seu território, marcando-o com urina e brigando com outros gatos.
Dessa forma, o pet fica mais “sossegado”, e isso também pode explicar por que gato castrado engorda. No entanto, isso não quer dizer que não haja o que fazer para contornar essa situação. Há, e muito!
Como ajudar o gato castrado a não engordar
Vale a pena seguir nossas recomendações para ajudar o gato castrado a não ganhar uns quilinhos a mais. É preciso paciência e dedicação, além de uma alimentação de qualidade e indicada para essa nova situação.
Ração para gatos castrados
Assim como existem rações para determinadas doenças e para adultos, filhotes e sênior, ração para gato castrado também possui essas diferenciações conforme a idade, nutrindo corretamente o pet.
A ração para gatos castrados tem redução de calorias em torno de 25%. O teor de proteína, essencial para a manutenção da massa muscular e do controle dos níveis de açúcar no sangue, deve ser alto.
A quantidade de fibras também é maior, e as fibras promovem maior saciedade. Essas rações devem conter a L-carnitina, que ajuda na queima de calorias. Lembre-se: sempre que trocar a ração do gato, faça isso de forma gradual para evitar alterações gastrointestinais.
Faça uma academia para o bichano!
Já ouviu falar em enriquecimento ambiental? São pequenas mudanças que fazemos no ambiente do gato para que ele tenha distrações e atividades que estimulem seus instintos naturais.
Mesmo que o tutor não esteja presente durante essas atividades, o bichano gasta mais energia e, de quebra, adquire mais equilíbrio psicológico. Invista em brinquedos inteligentes e prateleiras, esconderijos e tocas altas.
Também é possível fazer vários brinquedos com material reciclável em casa, como papelão e garrafas PET. Além de estimular o bichano a brincar e se movimentar, ainda é ecologicamente correto!
Controle rigoroso do peso do bichano
Mesmo com essas medidas, é preciso fazer um controle rigoroso do peso do bichano. Para pesá-lo em casa, o melhor é ter uma balança daquelas usadas no banheiro para nos pesar.
Pegue o bichano no colo e se pese com ele. Depois, se pese sozinho. Calcule a diferença do seu peso daquele com o gato e você terá o peso do bichano. Inicialmente, realize essas pesagens a cada 15 dias.
Se notar que ele está ganhando peso, mesmo que sejam apenas 100 g, leve-o para uma consulta com o médico-veterinário para que ele possa corrigir a alimentação, mudar a ração ou verificar se não existe uma doença fazendo o peludo engordar.
Gatos castrados que não engordam
“Meu gato é castrado e não engorda!”. Calma, ele está bem, engordar após a castração não acontece com todos os gatos! Alguns felinos conseguem se manter esbeltos mesmo que o tutor não faça nada.
Engordar também depende da genética do bichano e do ambiente em que ele vive. Gatos que moram sozinhos com tutores sem filhos são mais propensos a engordar do que aqueles que vivem em casas com crianças.
Isso porque as crianças costumam brincar mais com os bichanos. Porém, fique atento! Não é normal o bichano perder peso após a castração, principalmente se estiver em fase de crescimento. Caso isso ocorra, leve-o para o veterinário.
Por que gato castrado engorda? Apesar de não ser uma regra, é comum, por isso, o bichano deve ser acompanhado para não ganhar quilinhos extras! Vamos lá mudar o alimento do peludo? Então, visite a loja da Petz e receba a ração em casa rapidinho!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário