Gatos são fofos de qualquer jeito: peludos, pelados, com pelos encaracolados ou curtos. São animais companheiros e fascinantes! Se você está pensando em ter um gato de pelo curto, mas ainda não escolheu qual, está no lugar certo!
Os amantes de gatos confessam que teriam mais gatos se pudessem sustentá-los ou se tivessem mais espaço. Gato é viciante! Como um é mais lindo que o outro, escolher é quase impossível. Mas nós vamos ajudar você com nossa seleção de raças de gato pelo curto, não resista!
O British Shorthair, também conhecido como gato de pelo curto inglês, é um gatinho de face arredondada que você já deve ter visto por aí em propagandas para produtos para gatos.
Esse gato de pelo curto é o mais escolhido nesses casos por ser muito inteligente, aprendendo e obedecendo aos truques com facilidade. Ele é de origem britânica e era o gato de rua dessa região.
Ele também parece estar sempre sorrindo — daí apareceu o gato risonho de Cheshire, do conto Alice no País das Maravilhas, que é um famoso representante da raça. Esse felino é muito calmo e dócil, por isso, é indicado para famílias com crianças, pois tolera bem suas brincadeiras.
Sua pelagem não é das mais curtas, mas é fofa e macia ao toque. As cores são diversas, e a mais conhecida é o blue (cinza). Ele também pode ser bicolor, tricolor, laranja, branco, chocolate, preto, entre outras. Se você está buscando um gato doméstico de pelo curto, essa é uma excelente escolha!
O American Shorthair também é chamado de gato de pelo curto americano e descende de raças oriundas da Europa, que migraram para os Estados Unidos nos navios, onde “trabalhavam” como caçadores de ratos.
A raça foi uma das cinco primeiras a serem reconhecidas oficialmente, fato que ocorreu em 1906. É uma raça felina bastante companheira, dócil e amigável. Ela se adapta bem a famílias grandes e a qualquer ambiente.
Seu corpo é robusto e musculoso, suas feições são graciosas, e a cabeça é proporcional ao corpo, bem como seu focinho. As orelhas não são muito compridas e possuem a borda redondinha.
Sua pelagem é curta e lisa, sua cor pode ser branca, blue, prata, dourada, creme, escaminha de tartaruga, fumaça, bicolor, tricolor, preta, rajada, vermelho, fulvo, sombreado e marrom.
O Devon Rex é um gatinho com características bastante exóticas. Ele tem o rosto parecido com o de um elfo, por causa do tamanho dos olhos frente à cabeça, que é pequena. Apesar da descrição, não é um animal de olhos saltados e nariz curto como o Persa.
Seu corpo parece frágil, pois sua coluna é arqueada, e as extremidades, muito finas. Mas não se engane! Ele é bastante ágil e possui uma saúde de ferro. Só fique de olho no peso, pois o bichano é comilão!
Sua pelagem é algo que chama a atenção, uma vez que é encaracolada e isso não é comum nos felinos. Também é muito macia e sedosa. Para mantê-la sempre bonita, a escovação diária não é recomendada, pois pode quebrar os pelos. Além disso, deve ser feita preferencialmente com a luva, e não com a escova.
Mais um Rex para a família de gato pelo curto! Esse gatinho, assim como seu companheiro Devon Rex, possui características físicas bem diferentes. Ele se assemelha ao Devon pelas orelhas pontudas e olhos grandes. Porém, seu focinho é mais arredondado e comprido.
O Cornish Rex também possui a pelagem encaracolada, por isso, durante muito tempo, achava-se que eles eram parentes, mas isso já caiu por terra. Além do focinho diferente, o Cornish possui as vibrissas (bigodes) e as “sobrancelhas” encaracoladas, como os pelos. Diferente, não é mesmo?
É uma raça predisposta a ter uma doença cardíaca de origem genética chamada de cardiomiopatia hipertrófica, que faz com que a musculatura cardíaca fique espessada, comprometendo a funcionalidade de contração miocárdica e o diâmetro das câmaras cardíacas, culminando com uma insuficiência do órgão.
Yes, nós também temos um Shorthair! Aliás, essa é a única raça genuinamente brasileira que é oficialmente aceita pelas entidades de criadores de gatos. Seu nome mais comum é Gato de Pelo Curto Brasileiro.
Esse nosso gatinho é de porte médio, pelagem curta e, como é de se esperar, muito parecido com os bigodudos sem raça definida que perambulam pelas ruas e realmente são descendentes deles.
A seleção para a raça começou em 1980, quando o brasileiro Paulo Samuel Ruschi se interessou em criar uma raça pura a partir dos gatos de rua brasileiros. Após 18 anos, o trabalho dele foi reconhecido, e a raça foi aceita pela Federação Mundial de Gatos.
O Gato de Pelo Curto Brasileiro é muito ágil, robusto e bastante resistente contra as doenças infecciosas mais comuns dos gatos, dado que seus ascendentes sobreviveram a elas com poucos cuidados. É um verdadeiro guerreiro!
Então, já escolheu um gato pelo curto para chamar de seu? Sabia que nas lojas da Petz você encontra tudo o que precisa para o bichano? Temos alimentos, brinquedos, petiscos, camas, cobertinhas e um time de profissionais sempre disposto a ajudar. Venha nos conhecer!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…