A luxação em gatos é uma condição músculo-esquelética muito preocupante, pois pode afetar seriamente a qualidade de vida e o bem-estar dos pets. Embora mais comum nos cães, ela pode acometer felinos de raças predispostas ou em situações de risco.
Por isso, conhecer causas, sintomas e tratamentos dessa condição é muito importante. Assim, você poderá ajudar seu amigo de forma mais eficaz! Se deseja saber mais sobre luxação em gatos, continue nos acompanhando. Elaboramos um guia completo sobre o assunto!
Afinal, o que é luxação em gatos? O Dr. Felipe Gabriel, médico-veterinário da Petz, explica que essa condição ocorre quando o osso sai da posição correta. A expressão técnica para esse quadro é “perda de congruência articular”.
Basicamente, o que ocorre é que o osso “desencaixa” da posição original, causando muita dor e desconforto. O especialista lembra, ainda, que a condição é dividida em diferentes graus, dependendo da origem e da gravidade. As diferenças entre os tipos de luxação em gatos são:
O Dr. Felipe explica que há dois tipos principais de luxação em gatos: congênita ou traumática. A primeira é menos comum e geralmente está associada a uma má-formação enquanto o pet ainda está no útero. Já a segunda está relacionada a quedas ou fortes impactos.
Os bichanos são conhecidos pela capacidade atlética. Porém, entre saltos e peripécias, os bigodudos ainda estão sujeitos a acidentes. De acordo com estudos, as principais causas da luxação são:
Como podemos notar, é possível evitar os acidentes que podem causar luxações. Para isso, basta ter atenção, fazendo carinho no bichano sempre com cuidado. Além disso, é importante evitar que seu amigo saia de casa! Se o gato tem acesso à rua, ele pode estar sujeito a doenças e acidentes.
Perceber que o bichano está com uma luxação nem sempre é fácil. Na maioria das vezes, os felinos não gostam de demonstrar dor ou outros problemas de saúde. A Dra. Renata Brunetto, médica-veterinária da Petz, destaca cinco comportamentos que podem indicar que o gato está com dor:
Algumas articulações dos gatos sofrem luxações com mais frequência do que outras. Os felinos que sofrem acidentes (principalmente devido ao acesso à rua) são os mais acometidos pelo problema.
A luxação coxofemoral em gatos, em geral, ocorre em animais que são atropelados. O impacto do carro nos membros posteriores pode causar o deslocamento do osso, caracterizando esse tipo de incongruência.
Já a luxação de patela em gatos ocorre no ossinho mais saltado do joelho, prejudicando a completa extensão. Ela é mais comum nos felinos de grande porte e que adoram saltar de um lado para o outro.
Podemos citar, também, a luxação sacroilíaca em gatos. Essa anomalia acontece nos ossos do quadril dos bichanos, fazendo com que eles não consigam mexer direito as duas patas de trás. Essa é a condição considerada mais grave: ela pode colapsar o canal pélvico, impedindo a saída das excreções.
Com essas informações sobre a luxação em gatos você já é capaz de ajudar o bichano, levando-o para o atendimento quando necessário. O que você não sabia é que, no Centro Veterinário Seres, o braço veterinário da Petz, também temos veterinários à sua disposição. Venha conferir!
Há muito tempo, espécies de planta aquática são usadas para deixar os aquários mais parecidos…
Sabia que existe um mês dedicado à prevenção contra crueldade aos animais? É o Abril…
Quando um novo animal de estimação chega em casa, é sempre um grande evento. É…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Já viu seu cachorro ou gato coçando muito os…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quem convive com felinos sabe que arranhão de gato…
A raça Pit Monster é uma variação da American Pit Bull Terrier, conhecida pela aparência…