A luxação em gatos é uma condição músculo-esquelética muito preocupante, pois pode afetar seriamente a qualidade de vida e o bem-estar dos pets. Embora mais comum nos cães, ela pode acometer felinos de raças predispostas ou em situações de risco.
Por isso, conhecer causas, sintomas e tratamentos dessa condição é muito importante. Assim, você poderá ajudar seu amigo de forma mais eficaz! Se deseja saber mais sobre luxação em gatos, continue nos acompanhando. Elaboramos um guia completo sobre o assunto!
Afinal, o que é luxação em gatos? O Dr. Felipe Gabriel, médico-veterinário da Petz, explica que essa condição ocorre quando o osso sai da posição correta. A expressão técnica para esse quadro é “perda de congruência articular”.
Basicamente, o que ocorre é que o osso “desencaixa” da posição original, causando muita dor e desconforto. O especialista lembra, ainda, que a condição é dividida em diferentes graus, dependendo da origem e da gravidade. As diferenças entre os tipos de luxação em gatos são:
O Dr. Felipe explica que há dois tipos principais de luxação em gatos: congênita ou traumática. A primeira é menos comum e geralmente está associada a uma má-formação enquanto o pet ainda está no útero. Já a segunda está relacionada a quedas ou fortes impactos.
Os bichanos são conhecidos pela capacidade atlética. Porém, entre saltos e peripécias, os bigodudos ainda estão sujeitos a acidentes. De acordo com estudos, as principais causas da luxação são:
Como podemos notar, é possível evitar os acidentes que podem causar luxações. Para isso, basta ter atenção, fazendo carinho no bichano sempre com cuidado. Além disso, é importante evitar que seu amigo saia de casa! Se o gato tem acesso à rua, ele pode estar sujeito a doenças e acidentes.
Perceber que o bichano está com uma luxação nem sempre é fácil. Na maioria das vezes, os felinos não gostam de demonstrar dor ou outros problemas de saúde. A Dra. Renata Brunetto, médica-veterinária da Petz, destaca cinco comportamentos que podem indicar que o gato está com dor:
Algumas articulações dos gatos sofrem luxações com mais frequência do que outras. Os felinos que sofrem acidentes (principalmente devido ao acesso à rua) são os mais acometidos pelo problema.
A luxação coxofemoral em gatos, em geral, ocorre em animais que são atropelados. O impacto do carro nos membros posteriores pode causar o deslocamento do osso, caracterizando esse tipo de incongruência.
Já a luxação de patela em gatos ocorre no ossinho mais saltado do joelho, prejudicando a completa extensão. Ela é mais comum nos felinos de grande porte e que adoram saltar de um lado para o outro.
Podemos citar, também, a luxação sacroilíaca em gatos. Essa anomalia acontece nos ossos do quadril dos bichanos, fazendo com que eles não consigam mexer direito as duas patas de trás. Essa é a condição considerada mais grave: ela pode colapsar o canal pélvico, impedindo a saída das excreções.
Com essas informações sobre a luxação em gatos você já é capaz de ajudar o bichano, levando-o para o atendimento quando necessário. O que você não sabia é que, no Centro Veterinário Seres, o braço veterinário da Petz, também temos veterinários à sua disposição. Venha conferir!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…