Os felinos dominaram o mundo! E, até quem não tem a sorte de ter um bichano em casa, frequentemente se depara com um vídeo de um filhote fazendo uma brincadeira ou algo gracioso! Então, se você se interessa por pets continue lendo para conhecer melhor os gatos e curiosidades!
Uma das maiores curiosidades sobre os gatos, é em relação à sua origem. E, mesmo que os estudos ainda sejam imprecisos, uma coisa é certa: os bichanos vêm de muito longe!
De acordo com um estudo da Universidade de Paris, os gatos domésticos de todo o mundo possuem um ancestral em comum: o Felis silvestris lybica, ou Gato-da-Líbia.
Esta espécie ainda existe, e aparece em todo Oriente Médio, desde a Turquia até o Egito. Hoje, os bichanos se espalharam por todo o mundo. Sorte a nossa, que podemos conviver com esses adoráveis pets!
Segundo o mesmo estudo, a domesticação das raças de gatos é muito antiga. De acordo com os pesquisadores, fósseis indicam que os felinos convivem com humanos há 10 mil anos!
Porém, nesse primeiro período, ainda não se fala em domesticação. Este processo é mais complexo, e só aconteceu há 6.500 anos!
Muitos pesquisadores ainda têm dúvidas sobre algumas curiosidades sobre felinos e o processo de domesticação é uma delas!
Isso, porque é difícil saber como um gato poderia auxiliar os humanos no começo da civilização. É só pensar nos outros animais domésticos: vacas dão leite, as ovelhas fornecem lã, os cachorros protegem a casa e os gatos… Bom, os gatos são muito fofos, mas isso não ajuda na luta por sobrevivência.
A teoria mais aceita é que houve um acordo de interesses. Quando os humanos passaram a cultivar plantações e ter acúmulo de cereais, os ratos logo apareceram. Aí está uma curiosidade sobre gatos conhecida por todos: eles correm atrás dos roedores.
Os humanos não demoraram para perceber o quanto conviver com um bichano pode ser agradável, e começaram a domesticá-los. Assim, se apaixonaram pelos felinos, nascendo uma relação de 10 mil anos!
Sim, os gatos são os reis da internet e governam a casa em que vivem. Mas, no Egito antigo, eles eram deuses! Os bichanos eram tão importantes para a cultura que havia até uma deusa-gata: Bastet.
Como os felinos mantém os ratos e outras pragas longe, eles eram muito respeitados. Além da deusa Bastet, há imagens de gato em diferentes relíquias, como pinturas em paredes e esculturas refinadas. Arqueólogos já encontraram até múmias de gatos enterradas junto a seus donos!
Apesar de ser difícil de imaginar os fofos gatos domésticos na selva, devemos lembrar que eles são ótimos predadores! Seus antepassados viviam em árvores, e eram muito bons em saltos. Eventualmente, eles caiam, e a seleção natural escolheu aqueles que eram bons em cair.
De acordo com algumas curiosidades de gatos, os bichanos possuem um sentido que indica como cair sempre em pé, e em uma posição para não se machucar.
Não à toa, esse mecanismo funciona muito bem! Em 1987, nos Estados Unidos, um gato caiu do 32° andar sem nenhuma lesão grave. Esta é uma das quedas mais altas já registradas.
No entanto, especialistas reforçam que esse é um caso raro, e os tutores devem sempre prevenir que seus bichanos sofram com quedas! E lembre-se: caso seu amigo caia de uma altura considerável, procure um médico-veterinário imediatamente.
Você provavelmente já percebeu que seu felino adora dormir, não é mesmo? Pois saiba que isso não é só impressão sua. Estudos indicam que gatos podem passar até dois terços de sua vida dormindo!
Isso, porque possuem um comportamento noturno: durante a noite, os felinos saem para caçar. Mesmo que os bichanos hoje se alimentem de ração, esse hábito continuou e, portanto, é comum que os amigos peludos durmam muito.
Se os cachorros adoram se jogar na piscina, os gatos possuem um comportamento bem diferente. Apesar de muito higiênicos e limpinhos, os bichanos costumam evitar o contato com a água.
Porém, segundo especialistas, essa é uma daquelas curiosidades sobre o gato que na verdade é só questão de costume. Se você apresentar a água para seu filho de quatro patas e realizar banhos regulares, ele logo irá se familiarizar. Em pouco tempo, o bichano irá adorar a hora do banho!
Conhecer mais sobre gatos e curiosidades sobre os bichanos deixam nossos amigos ainda mais adoráveis, não é mesmo? Se você está pensando em levar um gato para casa, a Petz organiza feiras de adoção regulares. Basta seguir nossa programação!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…