Se você é tutor de um fofo bichano, com certeza, já deve ter se perguntado sobre a história e origem dos gatos. Para conhecer a fundo como esses amigos felpudos surgiram, os clubes de felinos e para reconhecê-los temos a gatofilia!
Confira, a seguir, saiba o que é gatofilia e conheça os principais clubes de estudos e reconhecimento dos felinos!
A gatofilia nada mais é do que o reconhecimento de incontáveis clubes de gatos. Eles são responsáveis por identificar as regiões onde surgem os bichanos, além da descoberta de raças de gatos e unirem organizações preocupadas em garantir o melhor para esses pets.
Entre os clubes mais famosos, nove integram a World Cat Congress. A confederação internacional reúne as maiores federações e associações de gatos de raça espalhadas pelo mundo inteiro.
Fundada em 1994, a confederação realiza, anualmente, exposições e reuniões com chefes de clubes. O objetivo é debater sobre propostas relacionadas a assuntos veterinários, apresentação de raças, bem-estar animal e muito mais!
O primeiro registro que se tem da gatofilia, aconteceu ainda em 1868, no Crystal Palace, em Londres. Foi organizada por Fred Wilson, o superintendente do departamento de história natural no centro de exposição.
Na época, apenas 65 espécies de gatos participaram da reunião.
Porém, com o passar dos anos, o evento ganhou fama. Em 1871, o inglês Harrison William Weir organizou uma bem sucedida exposição de gatos que recebeu mais de 150 apresentações de diferentes criadores e raças.
Não à toa, o artista ficou conhecido como “o Pai da Gatofilia”. Isso, porque Weir não só promoveu a gatofilia como também escreveu um dos livros mais famosos sobre felinos, intitulado Nossos gatos e tudo sobre eles.
As exposições do Crystal Palace tornaram-se populares e chamaram a atenção de outros lugares fora da Inglaterra. P, o evento acabou por tomar conta também da Europa Ocidental.
Em seguida, já era possível encontrar clubes de gatos e exposições em diferentes cantos do mundo. Na França, por exemplo, a primeira exposição aconteceu em 1869, já as terras belgas receberam o evento pela primeira vez em 1891. Enquanto a grande Alemanha sediou a exposição em 1870.
Como já citado, a World Cat Congress é a maior confederação de clubes de gatos do mundo. Por essa razão, possui um seleto grupo de integrantes. Ao todo, são apenas nove organizações membros e entre eles estão:
Essa organização para gatos foi criada em 1906, nos Estados Unidos. Atualmente, é a maior do mundo quando se trata de felinos de pedigree.
Outra associação com base nos Estados Unidos, a TICA, como é conhecida, foi fundada em 1979. Hoje em dia, é considerada como o maior registro genético de gatos do mundo.
Conhecida como FIFe, a Federação Internacional Felina surgiu em 1949 na Europa. A associação possui cerca de 43 organizações membros espalhadas em países da Europa, América do Sul e Ásia.
Fundada no Rio de Janeiro, em 1988, a associação possui forte influência na América Latina e Europa Ocidental. Atualmente, sua base concentra-se na Alemanha.
Considerada a maior organização de registro de gatos com pedigree do Reino Unido, a GCCF foi fundada na Inglaterra, em 1910.
Com base na Austrália, a federação foi criada em 1972 e tem como foco reconhecer novas raças de felinos.
As primeiras reuniões desse conselho ocorreram por volta de 1979. A partir de então, a organização tem se dedicado aos felinos.
Especializada em registros de gatos na África do Sul, a organização foi criada em 1945 como General Council of The Associated Cat Clubs. Apenas em 1966 recebeu o nome atual, após ser reestruturada.
Fundada na década de 1970, a NZCF é a principal organização de registro de gatos e clubs na Nova Zelândia. Sendo responsável pela exibição de felinos domésticos de pedigree.
Agora que você já conhece melhor o que é a gatofilia e quais os serviços realizados pelos clubes dessas exposições, pode aproveitar para adotar um felino de acordo com raça e especificações.
Não é o máximo saber tudo sobre gatos? Em nosso blog você acompanha esse e outros conteúdos fantásticos sobre o mundo dos bichanos!
Aproveite também que no Pet Shop da Petz é possível encontrar produtos como arranhadores, caminhas, rações e brinquedos para seu felino! Procure a unidade mais próxima de você e venha nos fazer uma visita!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…