Gato tem medo de fogos? Saiba como ter um final de ano sem estresse!
Publicado em 18 de agosto de 2023Tempo de leitura: 5min
O gato é um animal assustado por natureza. Basta ligar o liquidificador para o bichano sair correndo para bem longe. Então, por que só se fala na fobia do cão se o gato tem medo de fogos de artifício também?
É verdade que muitos cães se incomodam bastante com os barulhos de fogos de artifício, rojões e até trovões. Eles demonstram medo chorando, tremendo e até se jogando contra portas e janelas, tentando fugir.
Porém, os gatos também sentem esse incômodo. A peculiaridade é que, ao contrário dos cães, eles fazem o que sempre fazem: se escondem. Por isso, para muitos, aparentemente, o medo não é tão grande quanto o dos cachorros, mas o gato tem medo de fogos sim!
Por que os gatos têm medo de fogos de artifício?
O final do ano é muito esperado e alegre para os tutores. Por outro lado, se pudessem opinar, provavelmente, os bichanos responderiam que detestam essa época por causa dos barulhos que gatos não gostam!
A capacidade auditiva dos animais é muito maior que a dos humanos! Na virada do ano, o som já é ensurdecedor para as pessoas, que só ouvem barulhos entre 20 e 20.000 Hertz. Então, imagine para o gato, que escuta até 65.000 Hertz. Para um filhote, é pior ainda: ele ouve frequências sonoras de até 100.000 Hertz!
Está explicado por que o gato tem medo de fogos: o que os tutores escutam não chega nem perto do que eles ouvem. Então, pense no barulhão que os rojões causam!
As pessoas estranhas, a “gritaria” na própria casa e as luzes que acompanham os barulhos que irritam gatos foram o cenário do terror para os bichanos, gerando muito estresse e ansiedade nos animais.
Além de se esconder, o que mais o bichano faz quando está com medo?
Não é muito difícil perceber que o gatinho está com medo: ele vocaliza (mia) em excesso, como se estivesse pedindo algo para o tutor. Pode tremer e ficar com as orelhas para trás.
Alguns bichanos estão tão nervosos que ficam agressivos. Outros podem urinar onde estão escondidos. O maior risco que correm é quando fogem de casa, pois, no meio da comemoração, às vezes, a fuga só é percebida no dia seguinte.
Como criar um ambiente seguro para o gatinho?
É preciso planejar direitinho como será o final de ano. É dever do tutor proporcionar um ambiente seguro e confortável para o bichano, aprendendo como acalmar gato com medo de fogos. Confira as dicas:
- lugares altos são calmantes para o gato, já que, na natureza, o felino sobe nas árvores para observar o entorno e fugir de predadores. O tutor pode colocar prateleiras altas com tocas. Deixá-lo subir em cima do armário (ou ficar dentro dele) também é uma boa alternativa;
- caixas de papelão e túneis também podem ser espalhados pela casa, se o gato preferir;
- Janelas devem ser mantidas fechadas. Isso abafa o som e permite que a luz dos fogos não assuste tanto o pet;
- como proteger o pet dos fogos? Feche as portas e verifique se existem possíveis rotas de fuga;
- música suave e relaxante em volume alto pode mascarar o som externo. Isso serve para a televisão em um canal já conhecido pelo ou sons da natureza;
- feromônios sintéticos podem ser usados no ambiente;
- cobertores e caminhas do bichano não devem ser lavados nessa época, pois, isso tira o cheiro dele e o deixa estressado;
- o bichano pode atacar se for pego no colo;
- o gatinho não deve ser forçado a sair do esconderijo com o petisco favorito. Ele pode passar a odiar a guloseima;
- comida e água devem ficar à disposição;
- a caixa de areia precisar ficar próxima dele, mas não junto da água e da comida;
- o tutor pode conversar com o bichano para acalmá-lo e ficar ao lado.
Como ensinar o gatinho a não ter medo dos fogos?
Melhor que assumir que o gato tem medo de fogos é ensiná-lo a superar essa questão! Se o bichano ainda é filhote, esse processo é mais fácil. Porém, mesmo com o animal adulto, pode dar certo.
A ideia é fazer com que ele se acostume com barulhos altos. Para isso, tenha à mão um petisco que ele adora.
Exercício com o celular
Coloque o som dos fogos de artifício bem baixo e dê o petisco para o gato. Observe a linguagem corporal dele: ponta do rabo batendo e orelhas para trás indicam que ele está se estressando. Caso isso ocorra, pare o exercício e retome em outro dia.
Se perceber que ele está relaxado, aumente um pouco mais o volume do som. Ofereça mais um petisco e aumente ainda mais o volume. Pare e retome o exercício no dia seguinte, sempre aumentando o som um pouco mais.
Se for possível, quando o bichano estiver acostumado com o barulho no celular, reproduza-o em um aparelho de som e veja a reação dele. Se tudo der certo, ele perdeu o medo de fogos!
Sabendo que o gato tem medo de fogos, fica mais fácil ajudá-lo. Para ficar por dentro de outros assuntos sobre o bichano, continue acessando o blog. Agora, se está pensando em presenteá-lo com guloseimas e brinquedos, visite a loja da Petz!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário