Os animais ainda possuem muitos comportamentos incompreendidos e que acabamos justificando segundo nossa própria experiência de vida, personificando-os. Assim, acabamos afirmando que o gato sabe quando vai morrer porque some ou se isola. Será que isso é verdade?
Nossos pets são muito importantes em nossas vidas, e é claro que gostaríamos que eles ficassem ao nosso lado para sempre. Porém, a morte é um processo natural da vida, e como cada um a encara é algo individual.
Inevitavelmente, vamos passar pela perda de um gatinho ao longo de nossas vidas. Compreender que esse momento está chegando é importante tanto para que nós tenhamos calma e saibamos como proceder quanto para passar tranquilidade ao bichano.
Ainda não é possível responder se o gato sabe quando vai morrer, uma vez que nem nós mesmos sabemos o momento em que isso vai acontecer. O que existe de fato é um processo de finitude, em que o bichano idoso fica mais devagar e dorme por mais tempo.
Por que os gatos morrem longe dos donos? Aqui, temos que entender o contexto. O gato foi para a rua e nunca mais voltou? Nesse caso, será que ele saiu com essa intenção ou, por estar muito debilitado, não conseguiu voltar para casa e faleceu longe dos seus tutores?
Nunca saberemos a resposta, no entanto, podemos pegar um exemplo oposto: os gatos que são envenenados e voltam para casa. Seria por que sabiam que iam morrer e gostariam de estar com seus tutores ou para obter ajuda?
Em ambos os casos, o que podemos tirar de lição é que não devemos deixar o bichano ter acesso livre à rua, para que não sofra maus tratos ou fique sujeito a sofrer uma morte solitária.
Novamente, precisamos entender o que está acontecendo. Será que o gato se esconde para morrer porque está debilitado ou porque quer sossego e tranquilidade? Esse entendimento é importante para que o tutor ajude o bichano.
Os gatos, quando estão estressados ou doentes, podem procurar manter distância dos demais animais da casa e de seus tutores ou se ainda se resguardarem devido ao desconforto causado pela enfermidade. Isso não necessariamente significa que o gato sabe quando vai morrer, mas que ele precisa se recuperar ou ficar longe da fonte de estresse.
Os gatos são animais atávicos, vão evitar demonstrar sinais de fragilidade. Sendo assim, quando demonstrarem algum sinal a enfermidade pode estar avançada. Portanto, qualquer alteração comportamental merece atenção e investigação clínica. Redução de atividade e passar mais tempo escondido podem ser sintomas de questões de saúde física ou mental.
Em alguns casos, o gatinho estressado pode mudar de personalidade, ficando mais agressivo, passando a lamber partes do corpo excessivamente, só sair do esconderijo se esgueirando, vocalizar e urinar fora da caixa de areia. Entretanto, nem sempre esses sinais surgirão ou serão perceptíveis.
Dessa forma, se o bichano apresentar algum desses sinais e passar a se esconder mais, o melhor é levá-lo para uma consulta com o médico-veterinário para que seja tratado rapidamente.
O comportamento do gato quando vai morrer e seus parâmetros vitais mudam mas não é algo fácil de observar. O importante é sempre estar atento aos comportamentos que podem prejudicar a saúde dos gatos
O gato idoso morrendo, ou mesmo jovem e doente, fica deitado o tempo todo. Além disso, suas frequências cardíaca e respiratória diminuem ou aumentam muito, e seu corpinho fica mais frio.
Sendo assim, ao identificar qualquer mudança nos hábitos e comportamentos que fogem do padrão, consulte um veterinário. Também é importante ficar atento às medidas de prevenção, a partir dos check ups periódicos.
Agora, se você está se perguntando se gato sente quando o dono vai morrer, as informações são mais palpáveis. Acredita-se que alguns gatos são capazes de sentir quando alguém está morrendo, apesar do fato ainda não ser comprovado cientificamente.
Essa hipótese é possível devido aos inúmeros relatos de gatinhos que ficaram ao lado de seus tutores no dia de sua morte, e também com a história do gatinho Oscar, dos Estados Unidos.
Oscar vivia em um centro de acolhimento para idosos. Ele sabia quando os moradores desse centro iam morrer e ficava com eles ao pé de suas camas até que eles falecessem. Nenhum dos funcionários ou médicos desse centro sabia que aqueles pacientes estavam morrendo. Alguns desses pacientes nem mesmo eram os mais queridos do Oscar.
A respeito de outros animais, também existem muitos relatos de gatos que ficaram perto do outro animal que estava morrendo e de bichanos de hospitais veterinários que ficavam com os pacientes na mesma situação, confortando-os. Sendo assim, ainda não dá pra dizer se o gato sabe quando vai morrer, mas, alguns gatinhos são capazes de sentir que outros animais e pessoas estão morrendo!
Entender se o gato sabe quando vai morrer, e o mais importante, ficar próximo dele nessa ocasião é dever de todo tutor. Se estiver com dúvidas sobre esse momento tão delicado, conte com os veterinários das lojas da Petz para ajudar você e o bichano e leve-o em caso de mudança de comportamento!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…