Muito se fala sobre a uva ser tóxica para os gatos. Porém, são tantas variedades que pode surgir a dúvida: gato pode comer uva verde, niágara, sem sementes ou uva-passa?
A uva é uma das frutas mais antigas, representada na pintura da Santa Ceia na forma de vinho. Ela possui mais de 60 mil variedades conhecidas. Por isso, é possível pensar se o gato pode comer uva ou pelo menos alguma delas.
A uva é mesmo uma fruta muito pequena. Uma unidade pesa em torno de três gramas. É cheia de nutrientes, muito saborosa e faz parte de diversos pratos, doces e salgados.
No entanto, se você está pensando que o gato pode comer uva verde ou roxa, saiba que a resposta é não! A ciência ainda não sabe qual, mas existe alguma substância presente na fruta que é extremamente tóxica para o bichano.
Isso é válido para qualquer variedade da frutinha, com ou sem a casca. A uva-passa é a uva desidratada, portanto, possui maior concentração das substâncias, considerada a mais perigosa. Nenhuma forma é segura para o pet.
Não existe uma resposta exata para essa pergunta, mas alguns veterinários consideram que 2,8 g por kg de peso do animal já é suficiente para causar malefícios ao bigodudo. Isso significa que, se ele tiver 1 kg e comer 1 uva média, já pode se intoxicar.
A boa notícia é que não existem muitos relatos de casos de gatos intoxicados com a fruta como existem com os cães. É muito provável que isso ocorra por causa do apetite seletivo dos gatos.
Não é comum a espécie se interessar por esse tipo de alimento, já que as frutas não fazem parte da dieta ancestral. Eles gostam mesmo é de um bom pedaço de carne. No entanto, isso não descarta o risco de eles quererem brincar com a pequena bolinha verde e, sem querer, ingerir um pedaço.
Por isso, tome muito cuidado quando for tirar a fruta da sacola de compras ou lavar um cacho. Fique atento para não deixar nenhuma uva cair no chão e ser alvo do ataque do bichano!
Agora que você já sabe se o gato pode comer uva verde ou roxa, observe os sintomas que a fruta causa:
Caso identifique algum deles e desconfie que ele pode ter comido uma delas, leve-o imediatamente para o veterinário.
Já que o gato pode comer uva verde e passar mal, uma preocupação que pode assolar o tutor é se qualquer fruta também pode causar esses sintomas e intoxicar o bichano.
Não se preocupe: o gato pode comer fruta, desde que ela esteja na tabela dos alimentos humanos permitidos para ele. Então, fique de olho na lista do que o bichano pode comer:
Se você gostaria de oferecer uma opção, mas ela não está na lista das frutas que pode dar para gatos, procure um médico-veterinário especialista em nutrição animal para ter certeza o bichano pode ou não comer.
A alimentação saudável garante todos os nutrientes necessários para o corpo funcionar bem”, segundo a Organização Mundial da Saúde.
Embora seja uma definição feita para os seres humanos, é possível estendê-la para os animais. Sendo assim, oferecer uma alimentação saudável para gatos significa dar uma dieta equilibrada e com tudo que ele precisa.
As rações Super Premium secas e úmidas são desenvolvidas com esse objetivo. Com ingredientes de qualidade e na proporção correta, elas proporcionam o aporte nutricional ideal para os bichanos.
Se você é adepto da alimentação natural e está procurando por comidas saudáveis para gatos, saiba que já existem empresas que desenvolvem dietas prontas, encontradas em lojas especializadas em produtos para animais.
Você também pode fazer a comidinha do bichano em casa. Nada de buscar receitas genéricas na internet! Busque a ajuda de um veterinário nutricionista para elaborar uma dieta personalizada para o bigodudo.
Enfim, o gato pode comer uva verde? Você aprendeu que não! Se você estiver buscando uma alimentação equilibrada para o bichano, visite a loja da Petz! Lá, você encontra todas as formas de dieta saudável e saborosa que ele merece. Confira!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…