Bateu aquela fome de tarde e você decidiu comer um snack. Você se senta na sala, liga a televisão, e olha só quem está pedindo para experimentar o petisco: o bichano! Porém, será que o gato pode comer salgadinho ou faz mal?
Os salgadinhos fazem sucesso entre as crianças e os adultos. De diversos formatos, sabores e tamanhos, eles acompanham aventuras e filmes em tardes divertidas ou são requisitados quando bate aquela fome preguiçosa. Conheça a história desses petiscos e entenda se o gato pode comer salgadinho!
O queijo é um alimento antigo, fonte de energia e proteínas. Por ser extremamente perecível, foi necessário desenvolver técnicas para fazê-lo durar mais. Então, no início da década de 20, os cientistas inventaram o sal de fusão para aumentar a vida de prateleira do produto lácteo.
Durante a Primeira Guerra Mundial, os Estados Unidos fizeram uma grande encomenda dessa mistura de sal e queijo para fornecer aos homens da tropa. Isso foi essencial para a alimentação desses soldados que se encontravam longe do país.
Já na Segunda Guerra Mundial, foram compradas milhares de toneladas dessa mistura. O exército resolveu inventar uma forma de desidratar e compactar o alimento, que virou pó, para temperar tudo que era consumido. Porém, quando a guerra acabou, o composto foi vendido por um preço muito baixo para a indústria de alimentos.
Em 1948, a Frito Company inventou uma massa de milho frita que era posteriormente polvilhada com o milho em pó. Assim, foi criado o salgadinho, muito popular no mundo todo.
Como é possível deduzir pela história contada acima, esse produto é bastante processado e tem muito sal adicionado. Então, se você se pergunta se o gato pode comer salgadinho, já pode começar a refletir sobre a qualidade desse alimento.
E não é só isso. De 1948 até os tempos atuais, a mistura foi recebendo mais aditivos para melhor conservação, realçantes de sabor e controladores de acidez. Além disso, o queijo em pó foi substituído por algo bem mais barato: o condimento preparado com sabor “idêntico ao natural”.
Olhando para essa mistura de ingredientes, que é no mínimo intrigante, a conclusão é bastante óbvia para o dilema deste conteúdo: gato pode comer salgadinho? A resposta é um sonoro não!
Agora que você descobriu que o salgadinho não deve ser oferecido para os gatos, vamos falar sobre outros alimentos proibidos para os felinos. Não estamos nos referindo somente aos industrializados! Alguns naturais também não fazem bem para os bichanos.
Existem até mesmo frutas potencialmente tóxicas para os felinos! Por isso, é muito importante que o tutor saiba de cor a lista de o que gato pode comer e o que não pode!
Salgados em geral não fazem bem para gatos. Isso envolve salgadinhos, mas também alimentos embutidos, que têm uma quantidade enorme de sal e outros condimentos muito prejudiciais à saúde.
Alimentos salgados não devem ser dados para os gatos de forma alguma. Eles são muito saborosos e, caso o bichano experimente e goste, vai pedir sempre. Muitos tutores ficam com dó e acabam cedendo, mesmo sabendo que essa comida faz mal. Por isso, não ofereça nem um pedacinho!
Os adeptos da alimentação natural para gatos precisam conhecer bastante sobre nutrição. Mesmo os ingredientes naturais podem ser prejudiciais ao organismo do animal, seja porque são tóxicos, seja porque necessitam de um preparo especial para não serem maléficos.
Esse é o caso de alguns peixes crus, como a truta e o salmão. Se o gato ingeri-los por muito tempo, pode desenvolver deficiência de vitamina B. A falta desse importante nutriente causa problemas nervosos graves, como convulsões, e pode até induzir um estado de coma.
A maioria das frutas é nutritiva e pode ser oferecida aos animais de estimação sem prejuízos à saúde. Esse é um tipo de petisco para gatos muito saudável. No entanto, algumas precisam ser evitadas.
Não é bom oferecer carambola aos gatos, pois ela pode lesar os rins. Outro exemplo é o açaí, que tem a mesma substância que o chocolate, a teobromina, e intoxica rapidamente os animais.
Apesar de salgados industrializados serem proibidos para pets, é possível oferecer a eles um salgado caseiro. Esse é um petisco bastante saudável e saboroso, sendo uma das comidas que gatos podem comer.
Nossa receita é de uma coxinha caseira à base de batata-doce, que pode ser substituída por mandioca ou mandioquinha, com peito de frango cozido. Veja como é fácil de fazer.
Agora você já sabe: se alguém perguntar se gato pode comer salgadinho, a resposta é: não! Se estiver buscando petiscos saudáveis e mais práticos para o peludo, visite as lojas da Petz e conheça as guloseimas mais saborosas e nutritivas para ele!
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…