O sal, na maioria das vezes, é tido como um vilão para a saúde, e muitas pessoas que querem manter um estilo de vida mais saudável tentam evitá-lo. E com os pets, devemos tomar esse mesmo cuidado? Será que o gato pode comer sal, por exemplo?
É normal relacionarmos o que acontece com o organismo humano com o dos animais. Em muitas questões relacionadas à saúde, cães e gatos são muito semelhantes aos seres humanos, mas, por se tratar de espécies diferentes, nem tudo é igual.
A boa notícia é que, entre as diferenças do organismo humano e dos pets, o gato tem muito mais tolerância à ingestão de sódio. Por esse motivo, os alimentos salgados não prejudicam tanto sua saúde como acontece com as pessoas. Para compreender melhor, continue a leitura.
O sódio, nome científico do sal, é um mineral essencial e muito abundante no organismo de todos os seres vivos. Ele participa de diversos processos do corpo, como a regulação do pH, manutenção da hidratação, transmissão de impulsos nervosos, contração muscular, entre outros.
Se o sal agrada o paladar do seu pet, é preciso ter atenção. O gato pode comer sal em maior quantidade do que outras espécies, mas oferecer o ingrediente puro ao bichano não é indicado. Ainda que o gato tenha mais tolerância ao sal, também há um limite de consumo diário.
Contudo, não se preocupe, pois as rações para gatos estão devidamente equilibradas quanto às necessidades de cada nutriente, sendo desenvolvidas especificamente para essa espécie.
É normal que tutores preocupados com a saúde dos gatos procurem rações ou uma dieta caseira com menor teor de sal. Isso porque acreditam que essa é a melhor forma de garantir uma alimentação adequada. O importante é ter consciência de que a composição da ração terá um teor mais elevado de sódio se comparado aos produtos destinados à alimentação humana.
Porém, agora que você já sabe que o gato pode comer sal em maior quantidade, não precisa se assustar. Todas as rações serão balanceadas dentro dos limites estabelecidos por estudos científicos que garantem a segurança do consumo de sal na alimentação do gato.
Diferentemente do que ocorre com os seres humanos, em que o excesso de sal pode elevar a pressão arterial, isso não ocorre com os gatos saudáveis. Além disso, nenhum estudo comprovou que a função dos rins dos bichanos seja prejudicada pelo consumo de sódio.
A restrição de sal na dieta pode ser ainda mais prejudicial do que o consumo. Afinal, já vimos que o gato pode comer sal sem muitos problemas e que ele exerce papel fundamental no funcionamento do organismo.
O baixo consumo de sal pode levar a falta de apetite, problemas no crescimento, desnutrição, fraqueza, desidratação, entre outros. Sendo assim, nunca deixe de oferecer uma dieta de qualidade, com todos os minerais necessários para o bichano.
Quando o sal é consumido de maneira equilibrada, traz benefícios para a saúde do pet, especialmente aqueles relacionados ao trato urinário. Estudos revelam que o sódio aumenta a sede do animal, o que o faz beber mais água e, assim, ter mais volume de urina, diminuindo as chances de formação de pedras na bexiga.
Além disso, o sal é usado em rações terapêuticas (aquelas formuladas para tratar alguma doença específica) para reduzir a formação de urólitos de oxalato de cálcio, um problema muito comum em gatos.
Se o bichano come uma ração específica para gatos, certamente está ingerindo a quantidade ideal de sal diariamente. Ainda que uma ou outra marca possa variar os teores de sódio, elas estarão dentro dos limites estabelecidos, portanto, não se preocupe.
As rações Premium e Super Premium são mais balanceadas e usam matéria-prima de melhor qualidade, portanto, tente optar por esse tipo de alimentação quando possível. Se preferir que seu pet coma comida caseira, esta sempre deve ser elaborada por um profissional capacitado para que nenhum nutriente falte ao peludo.
Além da alimentação balanceada, não esqueça de que a água também é primordial para garantir o bom funcionamento do organismo. Deixe sempre água fresca e limpa distribuída em mais de um bebedouro pela casa para que o bichano se hidrate sempre que sentir sede.
O gato pode comer sal quando este está presente na alimentação, mas existem outros alimentos que devem ser evitados por serem tóxicos ou indigestos. Alguns deles são: chocolate, uva, alho, cebola, ovo cru, carne crua e açúcar.
Evitar esses alimentos, dar ração de qualidade, água fresca, amor e cuidados médicos é a “fórmula mágica” de quem quer saber como cuidar de gato. Portanto, fique sempre de olho no que o bichano ingere, até mesmo acidentalmente.
Agora você não precisa mais se preocupar ao ler os rótulos das ações, pois já sabe que o gato pode comer sal. Não deixe de acessar o blog da Petz e conferir mais conteúdo sobre gatos!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…