A alimentação é um fator importante para a saúde dos pets, por isso gera bastante dúvida nos tutores. No geral, a base da dieta não é o problema, mas os petiscos extras, sim. Então, você sabe se gato pode comer palmito?
A maioria dos gatos não tolera alimentos novos, por isso, a introdução de petiscos não é fácil. Além disso, existe o risco de oferecer um alimento que não faz bem para o pet. Sendo assim, é importante saber o que está liberado ou não na dieta para o gato.
O palmito é considerado um legume. Ele é retirado do caule de algumas palmeiras. É rico em fibras, com pouco índice de açúcar e carboidrato.
Muitas das palmeiras de onde o palmito é extraído são originárias da América do Sul. As variedades pupunha, juçara, açaí e palmeira-real são as mais consumidas no Brasil.
O gato pode comer palmito? Não existem estudos que garantam ou não que o gato pode ingerir o palmito com segurança, por isso recomenda-se que o legume não seja dado ao bichano.
Algumas palmeiras são tóxicas para os pets, principalmente para os gatos. Uma vez que o palmito é oriundo de uma palmeira, vale negar a oferta para o bichano.
Além disso, é preciso tomar cuidado com a possibilidade de botulismo, uma doença causada pela toxina da bactéria Clostridium botulinum, que pode estar presente em conservas, como a do palmito.
Para não restar dúvidas, a resposta para a pergunta “gato pode comer palmito?” é não. Em vez dele, você pode oferecer outros legumes já testados e aprovados. Veja quais são, a seguir.
A cenoura parece agradar ao paladar dos felinos. Crocante, ela ajuda a melhorar a saúde bucal, regula o funcionamento intestinal, aumenta o volume do sangue, melhora a visão e contribui para a qualidade da pele.
Pode ser fornecida crua, mas é melhor cozida. Quando crua, parece sair nas fezes da mesma forma que entrou, e os nutrientes não são absorvidos. Forneça-a como petisco, em pequenas quantidades.
Esse é um dos melhores alimentos para gatos obesos, por ter pouquíssimas calorias. Cada 100 g tem somente 19 kcal. Rico em água, ele ajuda no funcionamento dos rins. Deve ser cozido sem o miolo.
Esse é outro legume rico em água e pobre em calorias, igualzinho ao chuchu. Além disso, é bom para a visão e o sistema nervoso do bichano. Deve ser oferecido cozido e sem sementes. É uma boa opção de ingrediente de alimentação natural para gatos acima do peso, se devidamente calculado e orientado por um médico veterinário.
Existem muitas variedades de abóboras. A cabotiã (ou japonesa) parece ser a preferida dos felinos. Ela possui bastantes fibras e é considerada um pré-biótico, já que regula o trânsito intestinal. Cozinhe e tire a casca antes de servir.
Quando for dar comida natural para gatos pela primeira vez, comece com um pedaço pequeno. Observe as fezes do bichano. Se estiverem normais, dê um pouco mais. Caso contrário, negue esse alimento para ele.
Além de querer descobrir se gato pode comer palmito, muitos tutores têm dúvidas sobre outros alimentos. Por isso, não deveriam fazer parte da dieta dos felinos. Saiba quais são eles.
Esse é o petisco natural preferido dos cães, mas não tem a mesma aceitação com os gatos. A batata-doce é rica em carboidratos, por isso não é interessante para a espécie. Apesar disso, não é proibida para o animal.
A batata-inglesa possui as mesmas características nutricionais que a batata-doce. Além disso, precisa ser bem cozida para não intoxicar o pet com a solanina. Sendo assim, até pode ser dada ao pet, mas como não tem benefícios, não precisa fazer parte do cardápio dele.
Os únicos animais que continuam consumindo leite após o desmame são os humanos. Após esse período, ele não tem função nutritiva, podendo causar alergias e diarreia. É uma das comidas humanas que gatos podem comer, mas que traz malefícios para alguns bichanos.
Existem alimentos tóxicos para os animais, mesmo sendo naturais e sem risco para os humanos. É muito importante conhecer esses tipos de alimentos para gatos para não oferecer, nem deixar ao alcance deles.
Esses temperos são muito utilizados na cozinha brasileira. Dão sabor e aroma para os pratos. Independente da quantidade, não fazem mal para os humanos. No entanto, são extremamente tóxicos para os gatos.
Nos felinos, causam oxidação e morte das hemácias, provocando anemia hemolítica. Apenas cinco gramas de cebola são capazes de gerar tudo isso. Gatinhos mais jovens e magros são mais afetados que os maiores.
O chocolate e o café são proibidos para os animais. O cacau possui teobromina, enquanto o café, a cafeína. Ambas substâncias são tóxicas para os animais. A teobromina causa vômitos e problemas cardíacos. A cafeína gera hiperatividade e convulsões.
Então, gato pode comer palmito? Melhor não! Se o bichano não é muito fã de legumes, visite a loja da Petz e conheça mais alimentos que ele pode gostar: sachês, petiscos e guloseimas para colocar em brinquedos inteligentes.
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…
Quem é apaixonado pela vida marinha e por todo o ecossistema envolvido nos fundos dos…