Descubra se é verdade que gato pode comer mingau!
Publicado em 03 de novembro de 2023Tempo de leitura: 5min
Você já deve ter visto nas telas tutores oferecendo leite ou mingau para seus filhos de quatro patas. Seja um prato mais fresco ou bem quentinho para se aquecer, será que o gato pode comer mingau ou esse alimento prejudica sua saúde?
Essa é uma dúvida muito comum, pois, ao longo do tempo, nos fizeram pensar que o gato pode comer mingau. Aliás, muitos deles sentem o cheiro de longe e já ficam animados para ganhar uma comida deliciosa. Continue a leitura para sanar essa dúvida!
Do que é feito o mingau?
Para saber se o mingau ou qualquer outro tipo de comida está entre os alimentos que gatos não podem comer, é necessário conhecer como é feito e os ingredientes contidos na guloseima.
O mingau é feito do seu principal componente, o leite. Para que não fique ralo, adiciona-se amido de milho, tapioca ou fubá. Esses ingredientes misturados e levados ao fogo são a base do mingau, e muitas pessoas o consomem assim.
Por outro lado, tem gente que prefere adicionar açúcar para que fique mais docinho e saboroso, e há quem coloque baunilha ou outras essências. Servido quente ou frio, as infinitas possibilidades no preparo do mingau têm uma coisa em comum: o leite.
Afinal, gato pode comer mingau?
Apesar de ser uma delícia para muitos bichanos, infelizmente, o mingau é uma das comidas que gatos não podem comer. Isso porque seus ingredientes prejudicam a saúde do pet.
Como vimos, o principal componente do mingau é o leite. Embora muitos não saibam, faz mal dar leite para gato, pois, quando adultos, os bichanos se tornam intolerantes à lactose.
Além disso, quando o mingau tem açúcar, o alimento prejudica ainda mais a saúde do bichano. O açúcar não contém nenhuma vitamina, além de cooperar para a obesidade. O amido também pode afetar a digestão, causando fezes secas ou constipação.
Por que gato se torna intolerante à lactose?
Quando filhotes, os gatinhos se alimentam do leite materno. Esse leite natural tem a composição necessária para alimentar, nutrir e não causar nenhum problema na saúde dos gatos.
Por volta dos dois meses, acontece o desmame. O sistema digestivo passa por mudanças ao longo do crescimento e ocorre a diminuição na produção de uma enzima chamada lactase, responsável por fazer a digestão do leite. Sendo assim, um gato adulto que bebe leite pode ter algumas alterações gastrointestinais.
Posso fazer mingau com leite sem lactose?
O mingau não é recomendado para os gatos, não só pela lactose, mas também pelos outros ingredientes nele contidos. Além disso, a composição do leite da vaca é diferente da composição do leite da gata, então, o organismo do felino não está adaptado para consumir nenhum leite de outra espécie.
Sintomas de intolerância à lactose
O gato pode comer mingau e, aparentemente, não apresentar nenhum sintoma. Os sinais observados variam de animal para animal, o que também está relacionado com a quantidade e frequência do alimento ingerido. Geralmente, os bichanos intolerantes a lactose apresentam:
- diarreia;
- vômito;
- cólica;
- gases;
- desconforto abdominal;
- falta de apetite.
O que oferecer para o filhote que não mama?
Quando um filhote é incapaz de receber aleitamento materno, seja pela ausência da mãe ou por que ela não pode ou não quer amamentá-lo, os tutores precisam assumir essa função. É quando muitos preparam com muito carinho um mingau para aquecer e nutrir o bichano sem saber que podem prejudicar sua saúde.
Já vimos que o mingau não é bem aceito pelos gatinhos, e também não podemos oferecer leite de outra espécie. Então, o recomendado é buscar fórmulas de leite em pó específicas para os animais, que substituam o leite materno.
O que posso oferecer para o gato adulto?
Não adianta, quem é mãe ou pai de pet quer dar um agrado ao filho para que ele se sinta feliz e isso é possível com coisas que gatos podem comer, principalmente frutas, legumes, verduras e — por que não? — um pedacinho de carne.
Vale ressaltar que as frutas e verduras devem ser bem higienizadas, cortadas e oferecidas sem sementes. Já os petiscos de carne não podem ser crus, porque podem estar contaminados, além de não apresentarem nenhum tipo de tempero. Cebola e alho são alimentos proibidos para os gatos.
Não podemos deixar de ressaltar que o melhor alimento para o bichano é a ração própria para gatos. Nela estão contidos todos os ingredientes fundamentais para o animal se desenvolver e se manter saudável e bem-nutrido.
Os petiscos servem apenas como um sinal de afeto e não devem ser substituídos pela ração ou afetar o peso do gato, por isso, fique sempre de olho no estado geral do animal.
Outros alimentos que gato não pode comer
Apesar de muitos alimentos que consumimos também poderem ser oferecidos aos animais, existem aqueles que prejudicam a saúde dos bichanos, como chocolate, ovo cru, derivados do leite, alimentos processados, uva, uva-passa, cafeína e frituras.
Se o gato pode comer mingau e passar mal, que tal oferecer outros tipos de alimentos que, além de deixá-lo feliz, vão auxiliar na sua saúde e bem-estar? Aqui, no blog da Petz, você encontra outras dicas para alimentar seu amigo!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário