Uma característica dos gatos é que eles adoram mastigar uma plantinha de vez em quando, por isso, precisamos ter atenção com as verdinhas que temos em casa. Isso porque muitas podem ser tóxicas ou causar mal-estar aos bichanos. Sendo assim, a dúvida de alguns pais e mães de pet é se o gato pode comer lavanda.
A segurança e outros cuidados com os animais são papéis de seus tutores, e conhecer quais são as plantas seguras para gato que podemos ter em casa e as que podem intoxicar é importante para evitar acidentes e não colocar a vida do felino em risco. Veja mais sobre o assunto a seguir.
A pergunta que não quer calar é se o gato pode comer lavanda, não é mesmo? A resposta, infelizmente, é não, pois a lavanda é tóxica para os felinos! Caso tenha essa planta em casa, por mais linda que ela seja, é melhor mantê-la longe do seu bichano!
A lavanda também é muito conhecida por seu aroma delicioso. Apesar desse cheiro não ser muito atrativo para os gatos, não vale a pena arriscar. Um gato curioso pode querer brincar com a planta, ou há aqueles que realmente não se importam com o cheiro e acabam comendo e se intoxicando.
O gato pode comer lavanda, seja ingerindo caule, folhas ou flores, e se intoxicar com uma substância chamada linalol, que causa salivação intensa, vômitos, diarreia, alteração no comportamento, apatia, falta de apetite, alterações no sistema neurológico, locomotor e hepático (do fígado).
Como vimos, qualquer parte da planta tem essa substância, e o bichano não precisa comer grandes quantidades para se intoxicar. Na verdade, há animais que comem bem pouco e apresentam sintomas, outros comem bastante e não apresentam nada ou demonstram apenas sinais sutis.
Como não é possível saber se o gatinho vai ou não passar mal, ou até mesmo precisar de atendimento emergencial, correndo risco de ir a óbito, o melhor a fazer é não ter lavanda em casa.
Agora você já sabe que o gato não pode comer lavanda, mas se o bichano acabou comendo, a recomendação é sempre levá-lo ao médico-veterinário para que receba a assistência adequada. Com algumas avaliações e intervenções, é possível amenizar os efeitos que a lavanda causa.
Caso prefira esperar, observe o bichano de perto e, ao notar qualquer alteração, mesmo que seja bem sutil, busque ajuda médica. As alterações podem ser pequenas e passageiras, mas não há como prever a gravidade do problema. Sendo assim, todo cuidado é pouco.
Como já dissemos, conhecer as plantas que temos em nosso lar é uma maneira de propiciar segurança ao pet. Diversas plantas além da lavanda também são tóxicas paras os gatos, por exemplo:
O que o gato pode comer?
Temos que ter em mente que a ração é a alimentação mais indicada para os gatos, pois nela estão contidos todos os nutrientes, vitaminas e sais minerais que essa espécie precisa para seu desenvolvimento e manutenção da saúde. No entanto, sabemos que é muito bom poder dar algo a mais para o filho de quatro patas, não é mesmo?
Tem bichanos que são mais seletivos e não comem bem a ração seca ou estão passando por momentos adversos, como problemas de saúde ou mudança de casa. Assim, acabam não se alimentando direito. Como um petisco ou por uma fase da vida, veja o que pode dar para gato comer:
As frutas, verduras e carnes podem fazer parte da alimentação natural para gatos, sendo uma maneira de oferecer comida de qualidade, saudável e apetitosa para os animais mais exigentes, sempre elaborada por um médico-veterinário especializado para garantir a nutrição do bichano.
Se tem algo que podemos citar entre o que o gato come além da ração são plantas. Nem todo felino gosta ou tem esse hábito, mas muitos sempre estão buscando uma verdinha para mastigar ou brincar. Não há problema nisso, desde que a planta não seja tóxica para o gato.
As plantas contribuem para o bom funcionamento do intestino, ajudam na eliminação de bolas de pelo e são excelentes para promover bem-estar e um momento de lazer. Veja o que gato pode comer de forma segura quando falamos de plantas:
Agora você já sabe que o gato pode comer lavanda e ter várias complicações. Porém, é possível decorar a sua casa com plantinhas mais seguras e até mesmo oferecer petiscos para distrair o seu pet. No blog da Petz, você encontra outras dicas sobre a saúde do seu bichano, confira.
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…