Doce, saborosa e nutritiva, uma laranja sempre vai bem! Mas será que ela está permitida para os pets? Gato pode comer laranja? Essa fruta é muito indicada em nossa dieta, já que é rica em vitamina C e outros nutrientes! Entretanto, o organismo dos peludos é muito diferente do nosso e, por isso, é necessário atenção.
Alguns alimentos comuns em nosso dia a dia podem ser tóxicos para os pets. Quer aprender mais sobre a alimentação de bichanos? Continue lendo. Aprenda aqui se gato pode comer laranja!
As frutas geralmente são tidas como alimentos saudáveis, repletos de vitaminas e nutrientes. Mas e os pets? Gato pode comer laranja? Se você está pensando em oferecer uma fruta para seu peludo, é melhor mudar de ideia.
Apesar de deliciosa, a laranja é bastante ácida. E é justamente essa acidez que pode prejudicar o organismo dos peludos. Além disso, muitos dos óleos essenciais presentes na laranja são tóxicos para os felinos. Essas substâncias frequentemente causam desconforto intestinal e estomacal, ou seja, a famosa dor de barriga! Os principais sintomas de intoxicação são:
Por isso, fica o alerta: gato não pode comer laranja! Mantenha a fruta longe do seu bichano e busque um petisco mais seguro.
Como vimos, a laranja não é um alimento indicado para pets. Entretanto, acidentes sempre podem acontecer. Assim, se seu pet comeu um pedaço de fruta em um momento de descuido, é normal ficar preocupado. Entretanto, não há motivos para pânico.
Apesar de ter elementos tóxicos, a laranja não causa uma reação muito severa. Também vale lembrar que tudo depende da quantidade ingerida e do próprio organismo do bichano, já que alguns são mais resistentes a estes elementos.
De qualquer forma, é necessário buscar a ajuda de um veterinário assim que possível. Explique o ocorrido e, assim, o especialista poderá passar um tratamento adequado, auxiliando a barriguinha do seu peludo a se recuperar. Depois, lembre-se de se prevenir, evitando acidentes futuros!
Quando pensamos em laranja, logo lembramos que é uma fruta excelente graças à vitamina C! Essa substância auxilia na absorção de ferro e regula o sistema imune, sendo fundamental para a nossa saúde! Mas e os gatos? Será que eles também precisam de vitamina C?
A resposta é sim, os peludos também precisam dessa substância para seu organismo. Entretanto, diferentemente de nós, eles são capazes de sintetizá-la no próprio organismo. Assim, não há necessidade de ingerir frutas ou outra comida natural para gatos: o próprio corpo produz toda a vitamina C necessária!
Por isso, a laranja não é um alimento saudável para os gatos. Na verdade, há poucos elementos presentes nas frutas que o organismo dos pets pode aproveitar.
Os felinos, diferentemente de outros pets, são exclusivamente carnívoros. Isso significa que nossos fofos bichanos, na verdade, são grandes predadores que sobrevivem da caça! Porém, isso não significa que as frutas ou uma alimentação natural para gatos estejam proibidas.
A Dra. Luiza da Silva, médica-veterinária da Petz, explica que alguns vegetais trazem benefícios para a saúde dos bigodudos. “As fibras encontradas nas plantas e frutas auxiliam no processo de digestão e trânsito intestinal”, comenta.
Assim, se seu amigo gosta de uma salada de vez em quando, não tem problemas! O importante é servir o alimento de maneira segura. A Dra. Luiza recomendou alguns petiscos e frutas que o gato pode comer, além dos cuidados necessários.
Seguindo estas pequenas receitas, seu gato pode comer frutas e vegetais de forma mais segura. Lembre-se apenas que estes alimentos devem ser petiscos, oferecidos em pequenas quantidades e apenas de vez em quando. A base da alimentação dos felinos deve ser sempre a ração!
Como vimos, os gatos são carnívoros. Isso pode causar dúvidas na hora de montar um cardápio equilibrado. Afinal, como adaptar a dieta dos felinos para o ambiente doméstico? E o que gato pode comer?
A Dra. Luiza explica que essa tarefa, na verdade, é mais fácil do que parece. Basta oferecer uma ração de qualidade! “A ração atende a todas as necessidades nutricionais dos pets”, explica a veterinária. Como é elaborada por especialistas, os ingredientes utilizados são seguros e contêm todos os nutrientes que os peludos precisam.
Além disso, a ração possui grande durabilidade e fácil armazenamento, o que ajuda ainda mais a vida dos tutores! Por isso, antes de se perguntar se gato pode comer laranja, dê uma conferida no estoque de ração! Se precisar de ajuda, lembre-se de que a Petz conta com uma grande variedade de produtos, todos à disposição do seu amigo de quatro patas. Acesse nossa loja virtual e confira!
Se você chegou até este artigo é porque ama seu amigo de patas. Porém, muitas…
Quem já teve um pet com Giárdia sabe que, além de prejudicar o pet, ela…
Esse pequeno cachorro é bastante peludo, por isso, seus tutores realizam vários tipos de tosa,…
Um pet com sarna é um problema que o tutor não quer nem imaginar. Apesar…
Construir ou reformar uma área de lazer quase sempre dá trabalho, mas o resultado é…
Ao adotar um novo pet, uma das primeiras dúvidas é como batizar o animal. Nesse…