Será que gato pode comer fígado de boi cru?

Você sabe se gato pode comer fígado de boi cru? Essa carne costuma dividir opiniões, já que apesar de ser rica em vitaminas e minerais, possui um sabor forte e marcante. Afinal, será que esse alimento é seguro e faz bem para a saúde dos felinos?

Por serem fontes de vitaminas importantes, como as do complexo B e a A, o fígado de boi e o de galinha costumam ser muito recomendados por médicos e nutricionistas. Mas será que os gatos também podem se beneficiar dos nutrientes desse alimento? Confira.

Gato pode comer carne crua?

Antes de responder se gato pode comer fígado de boi cru, vamos falar se as carnes cruas são seguras para os felinos. De acordo com o médico-veterinário da Petz, Dr. Bruno Saito, a maioria dos alimentos que não passaram por um processo de cozimento não devem ser oferecidos para os bichanos.

Portanto, o recomendado é não oferecer carne crua para gato, já que não é possível ter controle sobre as formas de conservação e de armazenamento desse tipo de alimento.

Caso não sejam armazenadas da maneira correta, as carnes cruas podem ser contaminadas por bactérias e vermes. Sendo assim, ao ingerir um pedaço de fígado cru, por exemplo, o gato pode ter uma intoxicação alimentar.

Gato pode comer fígado de boi?

Quem se perguntava se gato pode comer fígado de boi cru já sabe que a resposta para essa pergunta é não, pois as carnes cruas não são seguras para o pet. Contudo, será que o felino pode consumir esse alimento se ele estiver cozido?

Segundo a Dra. Luiza da Silva, veterinária da Petz, apesar de os gatos serem carnívoros, o fígado que é vendido nos supermercados e açougues não foi armazenado e conservado de acordo com as necessidades dos felinos. Portanto, ele pode causar problemas no bichano.

Excesso de vitamina A

O fígado de boi é rico em vitamina A, que é importante para a manutenção da saúde dos gatos. No entanto, caso o pet consuma esse nutriente de maneira exagerada, ele pode ter alguns problemas de saúde. Felinos que consomem muitos alimentos ricos nesse nutriente podem apresentar intoxicação. Além disso, quando ingerida de maneira excessiva, essa substância também pode causar problemas nos ossos, ocasionando dor.

Os sintomas que os gatos costumam apresentar quando estão com excesso de vitamina A no organismo são: dificuldade para se mexer, caminhar com as patas dianteiras flexionadas, não cuidar da própria higiene, falta de apetite e perda de peso.

Sendo assim, além de não poder comer fígado cru, o melhor é não oferecer esse alimento de nenhuma forma para o amigo de quatro patas, já que ele pode contribuir para que o gato desenvolva algumas doenças.

Qual é o melhor tipo de alimentação para os felinos?

Agora que você já sabe se gato pode comer fígado de boi cru, está na hora de descobrir como deve ser a alimentação do felino para que ele fique sempre forte e saudável. A ração contém todas as vitaminas e minerais nas quantidades certas para nutrir o amigo de quatro patas. Sendo assim, ao investir nesse alimento para gatos, você vai garantir que o felino consuma tudo o que precisa para ficar bem nutrido.

Além disso, a ração é um alimento acessível, fácil de armazenar e muito prático. Tudo o que você precisa fazer é despejar uma porção do alimento no pote do amigo de quatro patas. Mesmo assim, algumas pessoas preferem fazer a alimentação natural.

Como funciona a alimentação natural para gatos?

A alimentação natural para gatos consiste em preparar a comida dos felinos em casa. Contudo, é preciso ter muito cuidado ao fazer o alimento do pet. Primeiro porque muitos ingredientes que usamos no nosso dia a dia podem ser tóxicos para eles, como alho e cebola.

Além disso, é preciso escolher bem os alimentos e dosar as porções de cada ingrediente para garantir que o felino obtenha todos os nutrientes de que necessita por meio da alimentação. Por isso, é muito importante consultar um veterinário antes de criar o cardápio do pet.

Sendo assim, não tente fazer a alimentação natural para pet por conta própria. Agora que você já sabe a resposta para a pergunta se gato pode comer carne crua, não ofereça esse alimento para o felino.

Posso dar petiscos para o pet?

É comum querer oferecer petiscos para o pet como uma forma de agrado. Contudo, isso deve ser feito esporadicamente, no máximo, duas vezes por semana. Dessa forma, esses alimentos não vão desequilibrar a dieta do bichano.

Além disso, é preciso ter cuidado na hora de selecionar os petiscos. Algumas boas opções de alimentos naturais que podem servir para essa finalidade são batata cozida, cenoura, aveia e abóbora.

Se você tinha dúvidas se gato pode comer fígado de boi cru, já sabe que esse alimento não é indicado para o felino. Porém, não se preocupe: na Petz, você encontra várias opções de petiscos deliciosos para o amigo de quatro patas.

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Como o Eucafluff® torna o tapete higiênico do seu pet mais sustentável?

Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…

11 horas ago

Mundo dos roedores: conheça os tipos de camundongos

Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…

15 horas ago

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

2 dias ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

3 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

4 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

4 dias ago