Categories: Gatos

Saiba se gato pode comer farinha de mandioca

A farinha de mandioca é um alimento muito comum e usado no Brasil para o preparo de diversos pratos. Há quem defenda que a farinha é vilã das dietas, pois favorece o aumento de peso. Por outro lado, é bastante nutritiva. Então, será que o gato pode comer farinha de mandioca?

Alguns tutores podem querer variar o cardápio do pet de vez em quando, buscando alternativas que complementam a alimentação. Porém, nem tudo que os seres humanos consomem pode ser oferecido aos animais, mesmo que contenha nutrientes.

Para compreender melhor o que os gatos podem comer além da ração, é necessário entender como é possível alimentar os bichanos de forma saudável e até divertida, sem prejudicar a saúde. Confira as dicas.

O gato pode comer farinha?

Os gatos são animais carnívoros obrigatórios, o que quer dizer que, quando estão na natureza, sem a intervenção humana, se alimentam principalmente de proteína animal, caçando as presas. Portanto, o organismo e o sistema digestivo não estão preparados para absorver e aproveitar boa parte dos alimentos humanos.

Sendo assim, surge a dúvida se gato pode comer farinha de mandioca. A recomendação é que esse alimento não faça parte da dieta do bichano, ao menos, não dessa forma. A farinha de mandioca não apresenta boa digestão para os pets, podendo causar constipação.

Outro alimento que deve ser evitado, mas é bastante comum no dia a dia é a farinha de trigo, principal ingrediente de pães e bolos. Por ser rica em carboidratos, pode contribuir para o ganho de peso, além de não apresentar valores nutritivos para a saúde do pet.

Como alimentar adequadamente o gato?

O que pode dar para gato comer com toda tranquilidade é a ração destinada para o bichano. Nela, estão os nutrientes necessários e balanceados para garantir que o gato se desenvolva e mantenha a saúde de forma eficiente.

Oferecer a ração de acordo com a faixa etária e as particularidades individuais de cada gatinho é a melhor maneira de alimentar adequadamente o pet. Como a ração é elaborada por profissionais especializados em nutrição, atende todas as necessidades do bichano.

Além da ração, o que mais é possível dar para o gato?

Muitos tutores querem saber se gato pode comer farinha de mandioca para variar o cardápio do pet. Porém, há muitas opções mais seguras de alimento que agradam ao bichano, como a própria mandioca.

O gato pode comer mandioca e se beneficiar dos nutrientes contidos nela sem maiores problemas, desde que o tutor sirva porções pequenas, apenas como petiscos, nunca substituindo a ração, principal refeição.

Além da mandioca, o gato pode comer outras fontes de carboidrato, como batata-doce, inhame e batata baroa. Para ele não enjoar de determinado alimento, vale intercalar as opções no dia a dia.

Não esqueça que frutas, legumes e outros vegetais também são excelentes opções de petiscos e podem ser substituídos por recompensas artificiais, como bifinhos e biscoitos. Maçã, banana, melão, cenoura, pepino e abóbora são seguros para o bichano.

Quais são os benefícios da mandioca?

Agora que você sabe que o gato pode comer farinha de mandioca e se prejudicar, que tal oferecer a própria mandioca como petisco para agradar ao pet de uma forma deliciosa e nutritiva? Confira os benefícios:

  • efeito anti-inflamatório;
  • auxílio na reconstrução muscular;
  • auxílio na síntese de proteína;
  • ação antioxidante;
  • auxílio no processo digestivo;
  • ajuda na visão;
  • atuação no crescimento e no desenvolvimento ósseo;
  • atuação na sustentação de ossos e dentes.

Como preparar e oferecer a mandioca para o gato?

O gato pode comer macaxeira (como a mandioca é conhecida em algumas regiões do Brasil), mas somente cozida, nunca crua. O cozimento elimina uma toxina presente na casca, que pode intoxicar o bichano se for ingerida em grande quantidade.

Portanto, sempre retire a casca e as folhas da mandioca. Evite dar a mandioca frita, por conter muita gordura e só trazer malefícios para a saúde. Não utilize temperos, como sal, cebola e alho, porque eles também são tóxicos para os pets.

Mais uma vez, é importante ressaltar que nada substitui a ração ou a comida caseira elaborada por um médico-veterinário especialista em nutrição. Porém, pode ser divertido e saudável oferecer a mandioca ou outro petisco em quantidade ideal, que não seja tóxico para os animais.

A farinha de mandioca e a caixa de areia

A farinha de mandioca está entre os alimentos que o gato não pode comer, mas ela pode ser utilizada na caixa de areia, com o intuito de diminuir o odor das fezes e da urina. Basta colocar uma pequena quantidade misturada à areia para gato e deixar o bichano utilizar a caixinha normalmente.

Agora, você já sabe se gato pode comer farinha de mandioca, aprendeu que existem muitos petiscos que podem ser oferecidos em vez desse alimento. Você encontra tudo para o seu bichano no site da Petz. Não deixe de acessar!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Como o Eucafluff® torna o tapete higiênico do seu pet mais sustentável?

Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…

3 dias ago

Mundo dos roedores: conheça os tipos de camundongos

Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…

3 dias ago

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

4 dias ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

6 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

7 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

7 dias ago