Um clássico dos desenhos animados é ver o gato saborear um delicioso peixe. Assim, muitos tutores questionam se o gato pode comer espinha de peixe sem engasgar.
Na Medicina humana, na época da Quaresma, aumenta o número de casos de pessoas que sofrem algum tipo de lesão na garganta, no esôfago, no estômago e nos intestinos pela ingestão acidental de espinha de peixe, o que é considerado grave e emergencial pelos médicos.
O tutor deve entender que a espinha de peixe é considerada um corpo estranho quando é ingerida. Por conta disso, já dá para imaginar se o gato pode comer espinha de peixe.
Todos sabem dos perigos da ingestão de corpos estranhos. A maioria dos tutores fica preocupada em manter objetos perigosos longe dos pets para eles não sofrerem algum risco.
A resposta para a pergunta “o gato pode comer espinha de peixe?” é não! Ela é pontiaguda e, na maioria das vezes, dura. A chance dela perfurar a mucosa do trato gastrointestinal é grande.
Sim, o gato pode comer peixe, mas procure oferecer aquele que não possui espinhas, como o cação. Tilápia, salmão e badejo possuem poucas espinhas, fáceis de retirar. Caso o tutor não queira limpar o peixe em casa, pode optar por comprar os filés, que já são limpos e sem espinhas.
Como preparar peixe para gato? Prefira grelhar ou assar para evitar que o pet tenha deficiência de vitamina B1 por causa da ingestão de peixe cru.
Outra dica importante é não fazer do peixe a única fonte de proteína da dieta do bichano. A variedade dos alimentos é importante para ter todos os nutrientes que ele precisa para ser saudável.
Se pensa em oferecer exclusivamente comida caseira para seu animal, deve passar em consulta com um médico-veterinário nutrólogo para balancear a dieta de acordo com as necessidades específicas do animal.
Se você adora cozinhar, veja uma receitinha fácil, rápida, nutritiva e muito saborosa para o bichano. O peixe usado deve ser fresco e não enlatado para o petisco ser o mais saudável possível.
Ingredientes
Modo de fazer
Essa deliciosa receita de petisco de peixe contém em média 80 calorias (bolinha de 15 g), por isso, não exagere na quantidade. Siga a regra de que os petiscos não devem ultrapassar 10% das calorias ingeridas ao longo do dia.
Agora que você já sabe se gato pode comer espinha de peixe, veja outros alimentos que podem fazer mal para ele. Muitos ingredientes da culinária humana não são recomendados para a espécie felina.
Mesmo sendo naturais e saudáveis, algumas frutas, legumes e condimentos comumente usados na dieta dos seres humanos podem intoxicar o bichano. Conheça alguns deles.
Esses temperos são uma das comidas que gatos não podem comer. A cebola faz parte de praticamente todos os pratos da culinária brasileira. Se o gato comer somente um pedaço, pode intoxicar-se.
A cebola, a cebolinha e o alho-poró possuem substâncias que oxidam as células vermelhas do sangue, as hemácias, que deixam o bichano com anemia aguda, o que é muito grave e pode levá-lo a óbito.
O chocolate é mais uma das coisas que gatos não podem comer. O cacau possui uma substância chamada teobromina, tóxica para os animais, pois eles não conseguem metabolizá-la.
Caso o gato coma chocolate, pode ter vômitos que não cessam, diarreia, sinais de ansiedade, como taquicardia e respiração acelerada. Nesse caso, leve-o para um veterinário imediatamente.
A uva é um dos alimentos que os gatos não podem comer. É uma fruta muito apreciada pelos humanos. No entanto, para os gatos, ela é extremamente tóxica. Bastam quatro uvas para intoxicar um gato de tamanho médio.
Ainda não se sabe como, mas a uva possui alguma substância que causa a falência aguda dos rins dos animais, o que pode levá-los ao óbito rapidamente.
Gostou de saber se o gato pode comer espinha de peixe? Se precisar de um veterinário, conte com as lojas das Petz! Lá, o bichano recebe atendimento de qualidade, com todo o carinho que merece!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…