Gato pode comer erva-doce: confira as plantas que são permitidas
Publicado em 17 de abril de 2023Tempo de leitura: 4min
Os tutores de felinos precisam saber que alguns tipos de plantas são totalmente proibidas para os bichanos. Por outro lado, existem espécies de plantinhas que são liberadas e oferecem diversos benefícios. Entre elas, o gato pode comer erva-doce!
É claro que existe uma razão para as proibições e as liberações. Para ficar tudo esclarecido, o blog da Petz explica os detalhes e exemplifica algumas ervas que os gatos podem comer. Confira!
Por que o gato pode comer erva-doce?
Para quem ama plantas e bichanos, é um alívio saber que o gato pode comer erva-doce, não é mesmo? É seguro incluir esse tipo de erva no dia a dia do peludo, pois ela não oferece mal nenhum.
O gato pode comer erva-doce porque ela é benéfica para a digestão e todo o cuidado com o sistema gastrointestinal. Além disso, ela tem um cheiro característico que é bastante marcante, despertando o faro do bichano por todo o ambiente. Então, fique em paz para oferecê-la ao seu pet.
Gato pode beber chá de erva-doce?
Você pode pensar que o que o gato pode comer também está atrelado ao líquido preparado a partir da erva, mas saiba que não. Por mais que o felino esteja liberado para comer a erva-doce, o chá dela não é indicado.
A erva sozinha tem muitos benefícios para o intestino e o sistema digestivo do pet. Porém, o chá não tem vantagem nenhuma para ele, mesmo não sendo um perigo. O melhor é sempre optar por oferecer a erva inteira.
Outras plantas permitidas
Se o seu peludo adora ficar perto das plantas, é bom escolher as opções liberadas. Veja algumas plantinhas que fazem sucesso entre os gatos:
- salsa;
- erva-cidreira;
- manjericão;
- camomila;
- hortelã;
- coentro;
- alecrim;
- couve;
- agrião.
Elas podem render bons temperos em sua casa e ainda fazem parte do que o gato gosta de comer de vez em quando. Assim, você junta o útil ao agradável.
Catnip
Sem dúvidas, a erva que faz mais sucesso entre os felinos é a Nepeta cataria, conhecida como catnip e erva-de-gato. Essa plantinha é capaz de causar sensações de alegria e felicidade nos bichanos, deixando-os relaxados no ambiente, sem agressividade.
O gato pode comer a erva-de-gato, e ele ama! O que causa essa adoração à erva pelos bichanos é o cheiro que os atrai. Ela é da família da hortelã e pode ser encontrada em brinquedos e outros produtos para os bichanos.
Benefícios das plantas aos gatos
Para as plantas serem liberadas no dia a dia do peludo, é preciso que elas tenham algum benefício. Como você viu, o gato pode comer erva-doce, e ela faz muito bem ao sistema gastrointestinal.
Outro benefício no consumo das plantas permitidas é ajudar a eliminar as chamadas “bolas de pelos”. Elas ficam no estômago do pet e têm tudo a ver com a digestão dele.
Plantas proibidas
Agora, você vai saber o que o gato não pode comer no mundo das plantas. O melhor é você não ter essas opções em casa. Afinal, acidentes acontecem, e o animal pode dar uma mordiscada sem que você perceba:
- copo-de-leite;
- espada-de-são-jorge;
- azaleia;
- hortênsia;
- antúrio;
- lírio;
- tulipa;
- trevo.
Se você é tutor de gatos, vale a pena investir em outras opções de plantas para seu espaço. Assim, você pode deixar tudo enfeitado com muita segurança para seu felino ficar livre e brincar à vontade.
O que acontece se ele comer plantas proibidas?
Caso o seu gato coma alguma das plantas proibidas para ele, pode ser que apresente sintomas, como perda de apetite, irritação na pelagem, diarreia e vômitos. São sinais de intoxicação que precisam de atendimento com um veterinário.
Então, o ideal é retirar as plantas que ele não pode ter contato para evitar acidentes e sintomas desagradáveis ao pet. Afinal, você quer vê-lo sempre bem, não é mesmo?
Como oferecer as plantas permitidas
Deixe as plantinhas pelo ambiente para o gatinho beliscar um pedaço e ter enriquecimento ambiental. A planta vai ajudar a aguçar os instintos olfativos e de caça nele. Será como uma brincadeira em um jardim. Por isso, o ideal é deixá-la espalhada nos cantinhos da casa.
É importante saber se o gato pode comer erva-doce e outros tipos de plantas, pois você pode tê-las em casa e nem imaginar. Pensando no bem-estar dos bichinhos na convivência com os tutores, o blog da Petz está repleto de dicas como esta, que ajudam a tirar as dúvidas!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário