Muitas pessoas gostam de comer doce-de-leite de sobremesa. Se o bichano pede um pedacinho, é bem difícil resistir. Porém, gato pode comer doce de leite ou não?
Continue acompanhando este artigo para saber se o gato pode comer doce de leite e quais alimentos são proibidos para ele.
Os gatos são animais bastante curiosos. Eles querem cheirar tudo que consideram novo ou interessante. Basta observar como eles agem quando o tutor está com algo na mão: a investigação é completa!
Então, quando o tutor come algo, e o pet fica olhando com aquela carinha de pidão, é fácil pensar que ele quer um pouquinho também. Contudo, na maioria das vezes, o bichano só quer saber o que é. Logo, ele perde o interesse ao cheirar e perceber que não interessa.
A intoxicação por alimentos é muito comum nos pets. Ela ocorre em menor escala nos gatos quando comparada aos cães, mas isso não diminui o risco da ocorrência na espécie felina.
Os sintomas da intoxicação alimentar são: vômitos, diarreias, dor abdominal, náuseas, e flatulência, em casos mais graves.
O tutor deve conhecer os alimentos que o gato não pode comer para evitar oferecê-los e tomar mais cuidado para restringir o acesso do bichano.
Grande parte das vezes, basta cair um pedacinho de comida no chão para o peludo pegar com a boca e se intoxicar. Mesmo sendo leve, a intoxicação não é bem-vinda. Então, confira a lista de alimentos proibidos para os gatos.
Será que o gato pode comer doce de leite, sobremesa bastante comum da culinária brasileira? A resposta é não. Por causa do alto teor de açúcar, o doce não deve ser dado ao bichano.
Aliás, se você está se perguntando se o gato pode comer doce de qualquer tipo, a resposta também é não! Não só por causa do açúcar, mas por conter outras substâncias altamente tóxicas, como a teobromina do chocolate.
Sabendo que o gato pode comer doce de leite e ter vômito ou diarreia, o que pensar dos salgados fritos? Também não é uma boa ideia oferecer frituras para o gatinho, como a coxinha.
Esse é o tipo de comida que gato não pode comer. Isso porque as frituras causam aumento do risco de desenvolvimento da hipertensão arterial, má absorção dos nutrientes, doenças cardiovasculares, inflamações nas articulações e câncer.
Após a amamentação, o leite não tem mais valor nutritivo para os mamíferos. Além disso, o leite de vaca pode levar ao desenvolvimento de diversas alergias. Sendo assim, essa é uma das coisas que gato não pode comer.
Como o bichano não produz lactase, enzima que digere a lactose, o açúcar do leite, provavelmente vai ocasionar amolecimento das fezes ou até diarreia, uma vez que esse elemento aumenta a concentração de água no intestino.
Os embutidos são elaborados com a própria carne ou órgãos comestíveis, condimentados para realçar ou modificar o sabor e a textura, além de conservantes, estabilizantes e emulsificantes.
Por isso, são alimentos que o gato não pode comer. Eles possuem o dobro da quantidade de gordura que as carnes não processadas, o que pode causar hiperlipidemia. Muitos dos condimentos são proibidos para os gatos, como a cebola e os derivados.
Alguns peixes crus podem conter tiaminase, uma enzima que degrada a vitamina B1. Quando a dieta do bichano é baseada nessa proteína, ele pode ter deficiência dessa vitamina.
Os sintomas da hipovitaminose são falta de apetite, insônia, alterações no comportamento, principalmente, agressividade, cansaço, dificuldade em respirar e doença cardíaca. Eles se iniciam em torno de dois a três meses do início da dieta com peixe cru.
Como resistir quando o gatinho pede por comida humana? É quase impossível! Nessas horas, tenha em mãos um pedaço de alimento permitido para ele.
Se o bichano é pidão, é previsível que ele vai requisitar comida. Então, quando for se alimentar, prepare um pratinho de petiscos saudáveis, com alguma fruta ou legume que ele goste.
Gostou de saber se o gato pode comer doce de leite? Para conhecer melhor os produtos seguros que o bichano pode comer, visite a loja da Petz! Lá, você encontra alimentos saudáveis e saborosos que ele vai adorar conhecer. Confira!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…