Gato pode comer clara de ovo? Entenda
Publicado em 12 de fevereiro de 2023Tempo de leitura: 4min
Oferecer um petisco ao felino pode deixá-lo mais feliz e com refeições mais diversificadas no dia a dia. Se você quer dar a ele uma proteína e está se perguntando se gato pode comer clara de ovo, chegou o momento de descobrir.
O ovo tem a gema, a clara e a casca (quando servido cru) e, por ser dividido nessas partes, pode gerar dúvida. Afinal, será que ele pode comer a parte da gema ou somente a clara? Para não gerar mais confusões em sua cabeça de tutor, acompanhe o conteúdo e fique em paz.
Pode dar ovo para gato?
Uma boa notícia é que o gato pode comer ovo sem você se preocupar. Isso porque esse alimento tem aminoácidos importantes para ele que só podem ser obtidos de fontes externas. Assim, o pet precisa consumir alimentos diferentes, como o ovo.
Além disso, o ovo é uma proteína considerada magra e bastante pura, livre de carboidratos, por exemplo. Esse alimento saboroso e pequeno tem cálcio, potássio, vitamina A e muito mais. Então, quando se perguntar se o gato come ovo, saiba que o alimento está liberado.
Mas e a clara?
Sim, o gato pode comer clara de ovo e todas as outras partes do alimento. Todas elas estão devidamente liberadas, sempre na quantidade adequada e indicada pelo tutor para as semanas.
A gema é outra parte importante e que o gato gosta de comer. Ela conta com substâncias como as moléculas lipídicas, que garantem nutrição e deixam o seu pet ainda mais disposto para brincar. Viu só como o ovo pode ser um ótimo petisco para incluir na dieta do seu pet?
Pode dar ovo cru?
Você já deve ter visto imagens de bichanos saboreando um ovo cru. Mesmo não sendo a forma de consumo mais adorada pelos humanos, o gato pode comer clara de ovo cru e todo o resto.
Essa é a forma mais natural de oferecer o alimento ao felino. O ovo cru para gato não tem problemas, mas é importante estar atento à qualidade e à procedência do ovo. Isso porque as bactérias, como a salmonella, podem estar presentes na comida sem cozimento.
O ideal é tentar contar ao máximo com ovos orgânicos ou de boa procedência. Sempre lave o alimento antes de quebrar a casca e oferecer ao seu peludo, pois uma limpeza nunca é demais!
Melhor forma de preparo do ovo para gato
Para não correr riscos e oferecer o ovo totalmente seguro para seu gato, o melhor é cozinhar o alimento. Todo o vapor é capaz de acabar com as bactérias e garantir a melhor alimentação ao seu bichano, sem nenhum risco.
Porém, evite colocar sal. O gato pode comer clara de ovo somente quando ele está cozido, sem temperos feitos para nós, humanos. Caso seja adicionado, pode fazer mal futuramente para a saúde e o bem-estar do seu pet. Com certeza, não é isso que você quer, né?
Ovo frito nem pensar
Além de não adicionar nenhum tipo de tempero ao preparo, jamais ofereça um ovo frito para seu gato. Quando o alimento é feito nesse tipo de preparo, ele libera substâncias que podem fazer muito mal ao bichano, sendo até tóxicas.
Opte sempre pelo preparo cozido e, se quiser variar de vez em quando, ofereça o ovo cru. Assim, você garante um petisco seguro e que fornece muitas coisas boas ao seu bichano, sem se preocupar com substâncias tóxicas.
Quantidade de ovo liberada
Vale ressaltar que o ovo, seja cozido ou cru, deve entrar como um complemento na dieta do seu bichano. Isso quer dizer que, além da ração, ele está liberado para comer ovinho até duas vezes por semana.
É importante sempre conversar com o veterinário para que ele indique a quantidade ideal de ovo por semana. Cada pet tem suas características individuais e isso impacta diretamente nas dietas. O ovo pode entrar como um petisco, um lanche e até mesmo no adestramento, como estímulo.
Ovo só de galinha?
Você pode achar que, a princípio, somente o ovo de galinha é liberado, mas não. Ovo de codorna e outros tipos de aves também estão liberados para os felinos com gema e clara de ovo para gato. Cabe ao tutor escolher qual será a opção da vez na dieta do amigo de quatro patas.
Se o seu gato não gostar do sabor, não tente insistir para não deixá-lo irritado e arisco. Prefira servir outros tipos de petiscos para agradá-lo e ajudar a complementar os benefícios da ração.
A alimentação dos felinos pode ser cheia de surpresas. Para conhecer mais comidinhas permitidas depois de entender se o gato pode comer clara de ovo, continue com a gente. O blog da Petz prepara conteúdos completos, com dicas e informações muito importantes para o bem-estar animal.
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário