Todos sabem que fornecer uma dieta apropriada ao pet influencia positivamente a saúde do animal. Sendo assim, alguns tutores optam por oferecer alimentos saudáveis para o bichano. Hoje, você vai descobrir se o gato pode comer cereja!
Apesar de o gato ser um animal considerado carnívoro estrito, não há mal nenhum em oferecer alguns mimos saudáveis, como as frutas. No entanto, mesmo sendo naturais, algumas frutas proibidas para gatos não devem ser ofertadas para os bichanos!
As frutas são conhecidas por serem excelentes fontes de vitaminas e fibras, o que é ótimo para a saúde. Por outro lado, elas também possuem frutose, açúcar natural, que não é interessante para os felinos do ponto de vista nutricional. Além disso, o trato gastrointestinal dos gatos não foi feito para digerir grande quantidade de fibras.
Entretanto, desde que a fruta não seja proibida para a espécie e o tutor ofereça um pedaço pequeno, o gato pode se beneficiar desse alimento tão saboroso.
Como alimentar gatos com frutas? Elas podem ser servidas de diversas formas: gelinho, in natura e em salada. Lembre-se sempre de retirar as sementes. A casca do mamão, do melão e da melancia também deve ser retirada.
Já as frutas desidratadas e em compota não devem ser dadas ao pet. As desidratadas possuem maior concentração de frutose, e as em compota têm conservantes e adição de açúcar.
Como qualquer petisco, a quantidade diária de frutas que o gato pode comer não deve ultrapassar 10% das calorias que ele ingere no dia.
Para fazer esse cálculo, é preciso saber a quantidade de ração que ele come por dia. Essa quantia é recomendada pelo fabricante do alimento e está na embalagem, na parte de trás.
A partir dessa recomendação, retire os 10%. Se está escrito que o bichano deve comer 60 gramas de ração na embalagem, ele só pode ingerir 6 gramas de frutas.
Para saber se o gato pode comer cereja, é preciso conhecer a composição da fruta. Ela é muito apreciada no Brasil. Faz parte da tradição de final de ano comê-la in natura e em doces, nos quais ela é usada como decoração ou recheio.
A cereja é muito rica em nutrientes: vitaminas A, B e C, ferro, cálcio e fósforo, o que confere propriedades antioxidantes e auxilia no combate da anemia. Então, por que não pensar que o gato pode comer cereja e se beneficiar disso?
Ela auxilia o combate do reumatismo e da artrite, por ser rica em ácido salicílico — é aí que mora o perigo para os gatos! Já ouviu algum veterinário dizer que é proibido dar Aspirina para os bichanos?
O princípio ativo da Aspirina é o ácido salicílico, substância que atua diminuindo a inflamação, mas que é tóxica para os gatos, causando vômitos, depressão, aumento da temperatura do corpo e da frequência respiratória.
Casos mais graves podem causar úlcera gástrica, que pode perfurar e causar choque séptico. Como não existe nenhum antídoto para reverter esses efeitos no animal, quanto antes ele for para um pronto atendimento, maior será a chance de salvá-lo.
Sendo assim, agora, você já sabe a resposta para a pergunta: gato pode comer cereja? Quando estiver comendo a fruta em casa, tome todo o cuidado para o bichano não roubar um pedaço.
Já que uma fruta tão pequena pode causar um grande estrago, é muito bom conhecer quais outras frutas podem ser tão perigosas para os bichanos quanto a cereja, entrando para a lista de alimentos tóxicos para gatos.
Tenha em mente que alguns ingredientes da dieta humana não são tão saudáveis para o bichano. Confira as frutas que o gato não pode comer:
Agora que você já conhece as frutas que fazem mal para o bichano, que tal conhecer algumas frutas que gatos podem comer como recompensa, quando fizerem algo certo? Só se lembre de tirar as sementes!
A melancia é uma das frutas que mais contém água na composição, sendo muito indicada para os bichanos, principalmente aqueles que não gostam muito de beber o líquido.
A maçã possui pouca quantidade de frutose. Por isso, pode ser dada em quantias um pouco maiores que as outras frutas. A casca pode ser mantida, o que aumenta o teor de fibras.
Assim como a maçã, a pera possui pouca frutose. Além disso, é rica em vitaminas A e C, o que aumenta a imunidade do bichano, potássio, cálcio e magnésio, minerais que fortalecem os ossos.
Gostou de saber que o gato pode comer cereja e passar mal? Nas lojas da Petz, você encontra muitas opções de petiscos saudáveis e seguros para o bichano. Visite!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…