Descubra se gato pode comer cenoura crua

A cenoura é um alimento bastante antigo, prevenindo o envelhecimento, protegendo a visão e o corpo humano contra o câncer. Porém, será que o gato pode comer cenoura crua e ter os mesmos benefícios?

Se você está pensando em dar a cenoura crua como um petisco para o bichano, o mais importante é saber se ela não faz mal para ele. Existem vários ingredientes proibidos para o pet, alguns naturais e saudáveis para os humanos. Será que a cenoura é um dos alimentos que gato pode comer?

O que é a cenoura?

A cenoura é uma raiz tuberosa e com textura lenhosa. Possui alto teor de vitamina B, C, E e K, potássio, magnésio, zinco, ferro, cálcio e sódio. Além disso, tem poucas calorias: 100 g têm somente 41 kcal, o que é bom para gato comer se estiver com sobrepeso.

A cenoura também é rica em betacaroteno, fonte natural mais abundante de vitamina A. Por isso, é associada à melhora da visão de quem a consome. O betacaroteno também é um excelente antioxidante e ajuda a diminuir os danos celulares e cardiovasculares.

Afinal, o gato pode comer cenoura crua?

Sim, o gato pode comer cenoura crua, já que ela não faz parte dos alimentos proibidos para a espécie. Porém, por se tratar de uma raiz bastante lenhosa, servi-la crua não é tão benéfico quanto cozida.

O cozimento amolece a celulose. Como os felinos são carnívoros estritos, não possuem a celulase, enzima responsável pela digestão da celulose. Cozida, a celulose se rompe, e os nutrientes da cenoura são mais bem absorvidos pelo bichano.

O que fazer se o gato gosta de cenoura crua?

Não tem problema se o gatinho prefere a cenoura crua em vez da cozida. É provável que ele goste da crocância e do sabor sem cozimento.

Agora, se o tutor notar que os pedaços da cenoura saem nas fezes, é porque o pet não digere a cenoura crua. Por causa dessa dificuldade em digerir a celulose, o bichano pode apresentar vômitos.

A cenoura é um dos vegetais que gatos podem comer, mas pode fazer mal nesse caso.

Como preparar e fornecer a cenoura para o gato?

Apesar de já saber que o gato pode comer cenoura crua, o melhor é oferecer o legume cozido. Para preparar, lave bem, retire as pontas e corte em pequenos pedaços.

Cozinhe na água sem nenhum tempero até ficar bem macia. Espere esfriar um pouco e dê um pedaço para ele. Observe se ele vomita ou fica com as fezes amolecidas.

Se ele ficar bem, pode dar mais um pouco do legume, desde que não ultrapasse 10% das calorias diárias da dieta do bichano. Se ele apresentar algum sintoma, não insista e risque a cenoura crua do cardápio dele.

Receita de petisco natural com cenoura

Já que o gato pode comer cenoura crua, que tal fazer um petisco para ele? Você pode oferecer como recompensa quando o pet obedecer um truque, como reforço positivo.

Se você gosta de cozinhar, faça um delicioso snack para saborear junto do bichano. Além de sair bem mais em conta, ao preparar um prato em casa, você tem a certeza de que usou os melhores ingredientes.

O importante é escolher produtos frescos e lembrar que o gato digere melhor as proteínas de origem animal, sem possuir uma capacidade tão grande de absorver nutrientes de alimentos fibrosos.

Também tenha em mente que o petisco não é uma refeição completa. Por isso, ofereça de forma ocasional e longe dos horários em que o bichano come a ração seca ou úmida.

Receita de almôndega de carne moída com cenoura

Este petisco é uma alimentação saudável para gatos, com um ingrediente que o bichano adora: carne moída! Pode ser servido cru ou cozido. Se for dá-lo cru, certifique-se de comprar a carne em um estabelecimento de confiança ou faça o congelamento preventivo. Essa medida de segurança a mais garante servir um alimento livre de microrganismos. Basta congelar a carne bovina a -18ºC por 3 dias.

A receita inclui: 250 g de carne moída, 30 g de cenoura ralada e 1 colher de sopa de azeite extra virgem. Misture tudo e faça pequenas bolinhas. Caso pense em fornecer cru, o petisco dura por 2 dias na geladeira e pode ser congelado por até 30 dias.

Leve as bolinhas ao forno pré-aquecido em 180ºC por 15 minutos ou até ficarem douradas. Quando assadas, as almôndegas duram de 3 a 4 dias na geladeira e podem ser congeladas por até 90 dias. Cada 100 g desse petisco possui 250 kcal, se a carne utilizada for magra.

Lembrete importante

O gato pode comer cenoura, mas tome cuidado com os temperos! Não adicione cebola e cebolinha. Elas são tóxicas para os animais e causam anemia por destruírem as hemácias, além de gastrite por agredirem a mucosa estomacal.

O gato pode comer cenoura crua. Você até aprendeu uma receitinha prática e saborosa para o bichano. Se estiver procurando petiscos prontos, visite a loja da Petz. Por lá, você encontra tudo o que seu gato precisa e aprecia!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Como o Eucafluff® torna o tapete higiênico do seu pet mais sustentável?

Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…

3 horas ago

Mundo dos roedores: conheça os tipos de camundongos

Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…

7 horas ago

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

1 dia ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

3 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

4 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

4 dias ago