Muito consumida no dia a dia dos brasileiros, a batata é saborosa e pode ser preparada de inúmeras maneiras. Por fazer parte da rotina alimentar das pessoas, ela também é oferecida aos pets. Porém, será que o gato pode comer casca de batata sem nenhum prejuízo?
É difícil resistir quando aqueles olhinhos e miados pidonhos querem comer alguma coisa diferente. Os tutores também podem querer agradar e variar um pouco o cardápio do pet, ficando com dó de dar somente a ração todos os dias.
Ainda bem que o gato pode comer batata! Esse alimento pode ser incorporado na dieta do bichano, mas alguns cuidados são necessários para não colocar a saúde do bigodudo em risco, como retirar a casca. Continue a leitura para conferir mais detalhes!
A batata é um tubérculo originário da América do Sul. Ela possui alguns nutrientes importantes para os pets, como vitaminas do complexo B, C e E, que auxiliam na produção de colágeno e no fortalecimento do sistema imunológico. Além disso, ajuda na absorção de ferro e previne danos celulares.
Mesmo que a batata seja nutritiva, não faz parte da dieta natural dos gatos. A principal composição é o carboidrato, que pode não ser indicado para animais acima do peso ou diabéticos.
Como o gato é um animal carnívoro, o mais importante é receber fonte de proteínas e gorduras para se desenvolver e continuar saudável. Pensando assim, não é necessário adicionar a batata na alimentação do bichano. Por outro lado, se o seu pet ama esse tubérculo, há maneiras seguras de oferecê-lo.
De um modo geral, você pode dar batata para gato, mas é necessário seguir algumas instruções. Primeiro, a casca deve ser retirada, pois pode estar contaminada com microrganismos patogênicos (que causam doenças) ou agrotóxicos.
Dependendo do tipo de contaminação, a lavagem e o cozimento podem diminuir os riscos, mas não eliminam as chances de acidente por engasgo. Sendo assim, para se livrar de qualquer possibilidade de comprometer a vida e a saúde do bigodudo, é melhor descascar.
Outra recomendação é que a batata não seja dada crua, pois contém uma substância chamada solanina, extremamente tóxica. Água em temperatura elevada elimina essa substância. Assim, o gato come comer batata cozida sem correr o risco de se intoxicar.
A batata-doce pode fazer parte de uma alimentação mais saudável para os seres humanos e servir como petisco para os pets, desde que o tutor siga os mesmos cuidados da batata-baroa, retirando a casca e cozinhando.
Qualquer tipo de fritura faz parte dos alimentos que gatos não podem comer. Opções gordurosas podem irritar o intestino e causar diarreia, gases e desconforto abdominal.
Como visto, o gato pode comer casca de batata e se contaminar ou engasgar. Então, siga as orientações de segurança para preparar esse petisco tão saboroso. Os primeiros passos são descascar e lavar o vegetal em água filtrada. A batata deve ser cozida até ficar bem molinha. Não use alho, cebola ou nenhum outro tipo de condimento, pois causam anemia e podem ser tóxicos.
Sirva a batata em pequenos pedaços para o gato mastigar bem os alimentos. Outra opção é fazer um purê, que pode ser misturado à ração ou oferecido puro.
Se for bem cozida, sem tempero e sem casca, a batata não está entre os alimentos tóxicos para gatos. Por outro lado, é um alimento bastante calórico! Pensando nisso, mesmo a batata-doce, só deve ser oferecida semanalmente.
Para os bigodudos acima do peso ou diabéticos, é melhor não dar a batata em nenhuma circunstância, pois o carboidrato se transforma em açúcar no sangue e pode agravar o quadro clínico. Sempre busque orientação do médico-veterinário antes de variar a dieta do pet, principalmente se há alguma doença concomitante.
Há opções de petiscos naturais com menor teor de calorias que podem ser mais benéficos que a batata. Algumas frutas e verduras, como maçã, banana, cenoura, abobrinha, são alguns exemplos.
Com a intenção de variar o cardápio alimentar, alguns tutores podem sair um pouco da rotina e oferecer comidas que os gatos não podem comer, mesmo que seja um pedaço pequeno.
Oriente toda a família e as pessoas que convivem com o bigodudo (principalmente as visitas) que o gato não pode comer casca de batata, chocolate, uva, uva-passa, abacate, café e comidas temperadas.
O gato pode comer casca de batata ou outro alimento tóxico acidentalmente. Então, sempre busque atendimento veterinário se observar qualquer alteração no comportamento do pet. Acesso o blog da Petz e confira quais alimentos são seguros para o seu amigo peludo!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…