Chegou o dia do aniversário do seu pet, e você quer comemorar essa data tão especial em grande estilo. Porém, será que gato pode comer bolo de chocolate? O organismo do felino é muito diferente do nosso, por isso, é necessário verificar o que ele pode comer antes de oferecer qualquer alimento que não seja a ração.

A ração é o melhor tipo de alimento para os pets, já que ela contém todos os nutrientes que eles precisam. Contudo, mesmo assim, algumas pessoas querem oferecer outras comidas para o amigo de quatro patas, especialmente nas ocasiões especiais. Por isso, é normal se perguntar se gato pode comer bolo.

Gato pode comer bolo de chocolate?

Os bichanos são carnívoros obrigatórios. Isso significa que o organismo deles é preparado para extrair a maior parte dos nutrientes das fontes de proteína animal, e não é tão capaz de absorver uma quantidade significativa das vitaminas e minerais que estão presentes nos cereais, frutas e verduras.

Além disso, os felinos não conseguem sentir o sabor doce. Por isso, eles não costumam demonstrar muito interesse pelos alimentos açucarados. Entretanto, quem mora com um bichano pode querer que ele participe dos momentos especiais. Então, surge a dúvida se gato pode comer bolo de chocolate.

Outro problema relacionado ao bolo de aniversário para gato é que alguns ingredientes usados no preparo desse alimento são tóxicos para os felinos. Assim, esse tipo de comida pode contribuir para que eles desenvolvam alguns problemas de saúde.

Chocolate

Esse alimento está entre os preferidos de muitas pessoas. Sendo assim, é normal se perguntar se chocolate faz mal para gato, e a resposta para essa pergunta é sim. Esse alimento, então, é tóxico para os felinos.

Portanto, quem se pergunta se gato pode comer bolo de chocolate precisa saber que esse alimento não é seguro para os felinos. Ele pode, inclusive, causar uma intoxicação alimentar grave.

O chocolate possui um composto chamado teobromina, que os felinos não conseguem digerir. Quando essa substância se acumula no organismo dos amigos de quatro patas, ela causa intoxicação alimentar.

Dependendo da quantidade de teobromina ingerida, o pet pode precisar ser internado. Nos casos mais graves, ele pode vir a falecer por causa da intoxicação por essa substância.

Farinha de trigo

Além do chocolate, a maioria dos bolos costuma conter outros alimentos que gatos não podem comer. Sendo assim, o ideal é que você não ofereça nenhum tipo de bolo feito para humanos ao pet.

Apesar de não possuir nenhuma substância tóxica para os felinos, a farinha de trigo também não está entre os ingredientes recomendados para os amigos de quatro patas. Isso porque o organismo deles não consegue aproveitar os nutrientes presentes nesse alimento.

Além disso, a farinha de trigo é muito rica em carboidratos que, quando consumidos de maneira excessiva, podem contribuir para que o bichano apresente sobrepeso e desenvolva diabetes.

Açúcar

Assim como ocorre com a farinha de trigo, o consumo excessivo de açúcar também pode fazer com que os felinos fiquem obesos e desenvolvam problemas de saúde, como diabetes.

Sendo assim, os alimentos que contêm esse ingrediente não devem ser oferecidos para o amigo de quatro patas, especialmente se ele já possui alguma doença ou se está muito idoso e não se movimenta muito.

Leite

Quem tinha dúvidas se o felino pode comer bolo precisa saber que, além do chocolate e da farinha de trigo, o leite também está na lista de alimentos proibidos para gatos. Apesar de ser comum ver os felinos bebendo leite em desenhos animados, é importante saber que os gatos têm intolerância à lactose. Portanto, os alimentos que contêm esse ingrediente não são seguros para eles.

Quais são os melhores petiscos para gatos?

Se você se perguntava se gato pode comer bolo de chocolate, já sabe que a resposta para essa pergunta é não. Contudo, como fazer para variar a alimentação do bichano e oferecer algum alimento mais saboroso para ele?

A melhor forma de fazer isso é oferecendo petiscos para felinos. Você pode comprá-los prontos em uma loja especializada em produtos para animais, como a Petz, ou fazê-los em casa, com alimentos saudáveis e seguros para felinos, como:

  • aveia;
  • maçã;
  • melão;
  • abóbora;
  • chuchu;
  • grão-de-bico (cozido);
  • lentilha (cozida);
  • batata (cozida).

Além disso, outra forma de variar a alimentação do amigo de quatro patas é oferecendo ração úmida para ele. Esse alimento para gatos é muito seguro, nutritivo e saboroso, por isso, ele pode ser uma boa opção para diversificar a alimentação do bichano.

Como celebrar as datas comemorativas com o pet?

Se você faz questão de comemorar os momentos especiais com o amigo de quatro patas, saiba que existem alimentos para felinos feitos exclusivamente para essas ocasiões. É o caso do bolo de aniversário para gatos, que você encontra em lojas especializadas, como a Petz.

Sendo assim, agora que você já sabe se gato pode comer bolo de chocolate, continue no site da Petz! Confira todos os produtos alimentícios que são realmente seguros e nutritivos para os felinos.

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Como o Eucafluff® torna o tapete higiênico do seu pet mais sustentável?

Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…

1 hora ago

Mundo dos roedores: conheça os tipos de camundongos

Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…

6 horas ago

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

1 dia ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

3 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

4 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

4 dias ago