Um dos itens favoritos entre os amantes da alimentação saudável, a aveia combina muito bem com frutas, sobremesas ou bolos, mas será que os peludos também podem desfrutar desta delícia? Afinal, gato pode comer aveia?
Apesar de a aveia ser considerada um alimento repleto de nutrientes, devemos lembrar que o organismo dos bichanos é bem diferente do nosso. Se quiser saber mais sobre a alimentação de felinos, continue lendo! Aprenda se pode oferecer aveia para gato aqui.
Para responder se gato pode comer aveia, antes, precisamos falar sobre a alimentação natural dos felinos. A Dra. Luiza da Silva, médica-veterinária da Petz, explica que os bichanos são pets exclusivamente carnívoros.
De acordo com a especialista, na natureza, os bigodudos são verdadeiros predadores, que caçam pequenas presas para se alimentar. Essa informação é importante, pois demonstra que os hábitos dos bichanos são muito diferentes. Então, no momento de oferecer o que o gato pode comer, isso deve ser levado em consideração.
Como os bichanos são pets exclusivamente carnívoros, muitos tutores ficam em dúvida em relação à alimentação deles. Afinal, como criar um cardápio equilibrado para os felinos?
A Dra. Luiza explica que essa tarefa é mais simples do que parece. Basta oferecer uma ração de qualidade para seu amigo! “A ração atende a todas as necessidades nutricionais dos pets”, comenta.
Por ser elaborado por especialistas e pensado exatamente para o organismo dos bichanos, cada grãozinho de ração contém nutrientes na medida certa! Por isso, mantenha o estoque de ração sempre em dia. Ela deve ser a base da dieta para gatos!
A aveia é um alimento comum, muito utilizado como complemento de frutas e sobremesas. Graças ao alto teor de fibras e ao baixo valor calórico, esse cereal é muito apreciado pelos adeptos de uma alimentação saudável.
Mas será que o mesmo vale para os pets? Gato pode comer aveia? Se você está pensando em oferecer esse alimento para seu bichano, ficará feliz em saber que a aveia não está na lista de alimentos proibidos para gatos!
Na composição desse ingrediente, não há elementos tóxicos para os bichanos. Entretanto, um gato pode comer aveia apenas quando tomamos alguns cuidados durante o preparo. Fique atento às recomendações abaixo.
A aveia é um cereal repleto de nutrientes, que pode ser um alimento saudável para pets. Entretanto, para que os peludos possam comer com segurança, devemos tomar alguns cuidados.
A aveia é muito utilizada em diferentes cereais, como as granolas. Entretanto, esses alimentos são preparados com uma grande quantidade de açúcar, elemento tóxico para os peludos.
Por isso, a dica é ficar de olho na embalagem e na lista de ingredientes antes de incluí-la na dieta felina. A aveia pura, sem nenhum aditivo, é segura. Qualquer coisa diferente disso, deverá ficar longe do seu bichano.
Na maioria das vezes, a aveia é consumida no café da manhã, com leite, iogurte e frutas, mas, apesar de o imaginário popular dizer o contrário, os laticínios são muito prejudiciais para os bichanos!
A ingestão de leite pode causar desconfortos intestinais, como vômitos e diarreias. Por isso, nunca ofereça leite, iogurte ou outros laticínios para seu gato. Ao optar por esse petisco, ofereça um alimento natural para gatos.
Como a aveia é rica em fibras, ela pode até ser benéfica para os bichanos. “As fibras encontradas nos vegetais auxiliam no trânsito intestinal”, comenta a Dra. Luiza. Mas como os gatos são carnívoros, o excesso de fibras pode desregular o intestino.
Por isso, a aveia deve ser um petisco. A quantidade de uma colher de sopa, oferecida uma vez por semana, deve ser o suficiente. Seguindo essas recomendações, seu gato pode comer aveia de forma mais segura! Lembre-se, porém, que os vegetais não atendem às necessidades nutricionais dos pets.
Para que seu peludo se desenvolva de forma saudável, procure a Petz mais próxima e escolha uma ração de qualidade! Aproveite para conhecer os petiscos próprios para gatos que, além de seguros, são muito nutritivos e saborosos! Venha nos visitar!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…