Os felinos costumam ser pets ágeis, com ótimos reflexos. Por isso, muitas vezes o tutor pode se questionar sobre como esses animais veem o mundo. Afinal, gato enxerga cores? Já adiantamos que a percepção de cor desses pets é bem diversa da dos seres humanos, com diferenças até mesmo na anatomia dos olhos.
Outra coisa a se destacar é que os estudos não têm uma resposta certa: afinal, os felinos não conseguem explicar como veem as coisas. Mas a ciência já avançou muito nesse questionamento, trazendo algumas possibilidades sobre as cores que os gatos enxergam. Continue lendo para saber mais!
Resumidamente: sim, gato enxerga cores — mas não da mesma forma que os humanos. Para entender melhor essa questão, vamos compreender a física por trás da percepção de tons e coloração. A retina dos olhos têm dois tipos principais de células: bastonetes, que detectam luz e movimento, e os cones, que diferenciam as cores.
Em relação aos cones, os humanos possuem três tipos de células fotorreceptoras. O consenso na comunidade científica é que os gatos possuem apenas duas. Como resultado, eles têm uma limitação maior para enxergar variedade de cores.
Sobre as cores que, de fato, o gato enxerga, não há uma resposta certa. Alguns afirmam que eles possuem receptores azuis e vermelhos, já outros dizem que eles veem apenas azul e amarelo. Porém, a maioria dos estudos apontam que os felinos não enxergam o verde.
Além disso, os humanos têm 10 vezes mais cones do que gatos, fazendo com que enxerguemos as variações entre os tons com muito mais clareza do que os pets. Quando o felino encara um objeto de alguma cor que ele não consegue captar, provavelmente enxerga uma tonalidade acinzentada ou algum tom que ele pode compreender.
Mas se você pensa que os felinos estão em desvantagem por enxergarem menores cores, pense de novo. Eles têm uma percepção totalmente diferente do mundo, com vários sentidos aguçados. Além disso, já sabemos que gato enxerga no escuro — ou, pelo menos, tem uma capacidade bem maior para ver sem luz do que nós, humanos.
Isso acontece por dois motivos. O primeiro é que os gatos possuem uma grande quantidade de bastonetes, aquelas células que agem na captação de luminosidade. Segundo a veterinária Drª Suelen Silva, isso faz com que o gato tenha uma excelente visão noturna, o que aumenta a facilidade para caçar e se locomover à noite. Não à toa, os gatos são considerados crepusculares — ou seja, são mais ativos à noite e no começo da manhã.
Além dos bastonetes, eles contam com uma camada de células, bem atrás da retina, chamada de tapetum lucidum. “Ela funciona como um refletor da luz, o que aumenta a capacidade do gato de enxergar à noite”, explica a veterinária. É ela, inclusive, que faz com que os olhos dos felinos fiquem tão brilhantes à noite — é toda a luz refletida pelas células.
Ainda no tema de como os gatos enxergam, existem diversas curiosidades sobre a visão dos felinos que você precisa saber. Assim, é possível entender mesmo como o seu pet vê o tutor e o mundo à sua volta. Confira:
Agora você entendeu que o gato enxerga cores, sim — apenas de uma forma mais limitada do que os seres humanos. Porém, isso não atrapalha em nada a vida do felino, que tem grande visão noturna, além de uma percepção de movimentos mais aguçada. Para ficar por dentro de mais curiosidades sobre gatos, confira o blog da Petz e saiba tudo sobre o animal.
Para que o ecossistema de um tanque funcione adequadamente, é necessário que todos os parâmetros…
Encontrou um animal silvestre e não sabe o que fazer? Saiba que isso é bastante…
Criar um ambiente adequado e estimulante para o seu gato não garante só diversão e…
A gastrite em gatos é semelhante à gastrite em humanos. Trata-se de uma inflamação na…
Se você já notou seu pet arrotando muito ou engolindo seco várias vezes ao dia,…
Até o gato mais tranquilo do mundo poderá passar por momentos de estresse. Situações como…