Todos os pets são diferentes e especiais em sua personalidade e beleza. Porém, às vezes encontramos alguns amigos com características ainda mais distintas. É o caso de gato com heterocromia.
Essa condição faz com que os bichanos tenham olhos de cores diferentes. Apesar de ser um toque de charme, alguns tutores possuem dúvidas sobre essa característica.
Será que é sintoma de uma doença? O pet precisa de um cuidado especial? Se você ama os felinos e gostaria de saber mais sobre gato com heterocromia, continue lendo. Preparamos um guia com tudo sobre o assunto!
Você pode até já ter lido que um gato com heterocromia terá olhos de cores diferentes, mas o que mais se sabe sobre essa condição? A médica-veterinária da Petz, Dra. Cássia Paulon, explica que esse é um nome comum para diferentes casos.
“Chamamos de heterocromia quando se trata de um gato com um olho de cada cor”, explica a especialista. Ou seja: esse é apenas o nome dessa característica, independentemente de sua causa.
Apesar de parecer mais comum encontrarmos felinos com olhinhos diferentes, a Dra. Cássia explica que esse não é um traço exclusivo deles. Afinal, cachorros e até mesmo humanos podem apresentar heterocromia, também por diferentes motivos!
A heterocromia em gatos pode ter diferentes origens. Em alguns casos, essa é uma característica genética, como uma herança de família. Já em outros, é desenvolvida durante o crescimento, graças a um acidente ou enfermidade.
Para entender melhor, a Dra. Cássia explica cada um desses cenários!
Antes de entendermos a heterocromia genética, devemos falar sobre como funcionam as cores dos olhos dos bichanos. Toda cor de olhos, cabelos e pelo é gerada pela presença de células chamadas melanócitos. Quando um felino tem ausência de melanócitos nos pelos, é branco ou com manchas nessa tonalidade.
Se isso ocorre nos olhos, seus olhos são azuis. Um gato de heterocromia genética normalmente é branco ou pode ter manchas brancas em seu corpo. Isso significa que esses pets possuem um gene responsável pela ausência de melanina, herdado de sua família!
Entretanto, quando o gato ainda é um filhote, algumas células em seus olhos podem se transformar em melanócitos, responsáveis pela melanina. Se isso ocorrer em um olho só, o gato fica apenas com um olho de cor diferente, e o outro, azul. Assim é a heterocromia genética.
Outro cenário ocorre na heterocromia desenvolvida. A Dra. Cássia explica que alguns ferimentos ou até mesmo tumores podem alterar a cor dos olhos dos bichanos. Nesse caso, o pet não necessariamente terá ausência de melanina naquela região.
Porém, algumas cicatrizes podem deixar o olho esbranquiçado, azulado ou com manchas. Quando isso ocorre com um bichano, dizemos que se trata de um gato com heterocromia desenvolvida.
Apesar de ser muito charmosa, alguns tutores ficam receosos com a heterocromia no gato. Será que esse é um sintoma de uma doença? A Dra. Cássia explica que os olhos de duas cores, por si só, não representam perigo para o pet.
Nos casos genéticos, essa é apenas uma característica dos bichanos, como o formato de suas orelhas ou a cor de sua cauda. Entretanto, a veterinária explica que há uma maior incidência de surdez em gatos brancos com olhos de cores diferentes.
Isso porque o gene responsável pela ausência de melanina também costuma causar dificuldades auditivas. Os olhinhos dos bichanos, entretanto, nada têm a ver com esta história. Os pets com heterocromia costumam enxergar muito bem.
Se a coloração da íris foi alterada durante a idade adulta, o pet pode, sim, estar doente. A heterocromia, nesse caso, é um sintoma, e não um problema. Procure um veterinário para ajudar seu amigo de quatro patas.
Se você busca um gato com heterocromia, saiba que há, sim, algumas raças mais propensas a essa condição. A Dra. Cássia explica que como as raças são originadas por seleção artificial, costumam partilhar muitos genes.
Entre esses genes, há o responsável pela ausência de melanina. Assim, algumas raças possuem maior proporção de gato com olho de cada cor. São elas:
Entretanto, a especialista lembra que a raça apenas não irá definir um gato com heterocromia. Para isso ocorrer, é preciso ter uma condição genética especial!
Se você tem um gato com um olho de cada cor em casa, pode estar receoso de seu amigo precisar de cuidados especiais.
Apesar da surdez ser mais comum em pets com essa característica, a Dra. Cássia explica que, normalmente, ela não está associada a nenhuma doença.
A veterinária reforça, porém, que caso a cor do olho do pet mude depois de adulto, é necessário buscar ajuda médica. “Gatos adultos não devem alterar a coloração dos olhos. Caso aconteça, provavelmente há alguma doença associada”.
Também vale ressaltar que todo pet precisa de acompanhamento veterinário regular. Cuidar da saúde de seu amigo é uma forma de mantê-lo feliz por muitos anos!
Independentemente da pelagem, raça ou cor dos olhos, todo bichano é especial e precisa de amor, carinho e cuidados. Curtiu saber tudo sobre a heterocromia? Aqui, no blog da Petz, você fica por dentro dessas e de outras informações sobre a saúde dos bichanos. Acompanhe as publicações!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…