gato chorando2
Alguns gatos são divertidos e adoram brincar. Porém, quando eles apresentam alterações no comportamento, é comum que os tutores se preocupem. Afinal, como saber o que está acontecendo? Por exemplo, você sabe identificar um gato chorando?
A seguir, você entenderá se os gatos choram de fato, o que causa essa reação , como identificá-la e o que fazer nessas situações. Assim, é possível ajudar o pet e garantir o bem-estar do animal!
Para começar, quando falamos em gato chorando, estamos nos referindo à forma de demonstrar insatisfação ou dor do pet, que pode acontecer por meio de vocalização, miados, ronronos, mudança na postura corporal, entre outros comportamentos. O gato, na verdade, não chora, como os humanos.
No caso do cão, essa manifestação de insatisfação costuma acontecer em forma de choramingo. Entretanto, é mais complicado perceber o que seria um gato “chorando”. Por isso, vale lembrar: se você notar que o felino está miando sem parar e com um tom mais agudo, é possível que ele esteja insatisfeito com alguma situação.
Uma dúvida comum é se gatos choram com lágrimas. A resposta é não, afinal os gatos não choram de qualquer modo. Mas, apesar dos olhos dos felinos não lacrimejarem em caso de dor ou incômodos, o miado expõe a insatisfação deles.
Se você percebeu algo incomum no comportamento do seu gato, o mais indicado é levá-lo ao veterinário. Um gato lacrimejando, por exemplo, pode indicar uma alergia, uma irritação nos olhos ou uma lesão ocular.
De qualquer maneira, como dito, se o felino está inquieto e miando sem parar, é possível que ele esteja incomodado com alguma coisa ou até mesmo com dor. Nesse caso, é preciso investigar mais a fundo a causa desse comportamento.
As causas que originam comportamentos parecidos com um gato chorando variam conforme a idade. Por exemplo, um filhote recém-nascido “chorando” muito (ou seja, miando com frequência) pode resultar de uma mudança de ambiente, da saudade da mãe, da fome, do frio e até do medo.
Nesse caso, deixe o pet em um lugar aconchegante com comida e água limpa e fresca à vontade, além de brinquedos adequados para filhotes para distraí-lo. Assim, o miado tende a diminuir e, aos poucos, o gato sentirá que o local é um novo lar.
É importante lembrar que é comum ver algo semelhante a um filhote de gato chorando, afinal, a adaptação não acontece do dia para a noite. Portanto, cuide bem do pet para ele se sentir em casa mais rápido.
Mas se você observar uma situação parecida com um gato chorando muito à noite ou de dia, mesmo adulto, é importante investigar a fundo a razão do comportamento — especialmente se ele não têm o hábito de miar à toa.
Isso pode ocorrer após uma mudança na rotina, por exemplo. Os gatos são pets territorialistas, o que pode causar vários traumas em casos de novidades no dia a dia. Também é possível que haja alguma dor, incômodo ou estresse emocional.
O acompanhamento veterinário é fundamental para garantir a saúde física e mental do seu pet. É importante manter as consultas regulares, pois o profissional pode detectar problemas antes que eles se tornem graves.
Além disso, o médico-veterinário pode ajudar a identificar as causas do choro constante, desenvolvendo um plano de tratamento adequado para aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do pet.
Se você não sabe o que fazer quando nota comportamento semelhante a um gato chorando muito, comece observando se houve alguma troca recente de ração, a chegada de outro pet no lar ou até uma mudança de casa. Esses são indícios de que o felino está estressado.
Verifique também se o gato está comendo adequadamente, se ele bebe água na quantidade ideal e se o comportamento dele mudou de mais alguma forma. Essas são pequenas pistas de que alguma coisa pode estar errada.
Caso você encontre algum ferimento, é importante verificar a intensidade e o grau do machucado, pois é bem provável que ele esteja doendo. Nesse cenário, é importante levá-lo ao veterinário imediatamente.
Agora que você conhece os motivos que podem se assemelhar a um gato chorando e sabe como agir nessas situações, explore o blog da Petz para ver mais conteúdos sobre bem-estar animal. Cuidar do seu pet fica muito mais fácil com essa ajuda!
Quando um gato para de urinar ou demonstra dificuldade para realizar as necessidades fisiológicas é…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quem tem filhotes de pets em casa costuma ter…
O ato de limpar a pata de cachorro é fundamental para impedir que a sujeira…
Não é novidade que muitos felinos não gostam de tomar banho com água, o que…
Além do comportamento e da sociabilidade, a anatomia dos felinos gera curiosidade entre os responsáveis,…
Ainda que muitos cachorros apreciem o trajeto de carro, pode acontecer do pet não conseguir…