A castração é um dos processos mais recomendados para pets fujões. Geralmente, após a cirurgia os bichanos ficam mais calmos, tranquilos e caseiros, mas será que é sempre assim? Gato castrado foge?
Especialistas explicam que o comportamento dos peludos é complexo, por isso, a castração nem sempre é o suficiente para manter o pet em casa. Se seu bichano está escapando para passear por aí, continue lendo. Aprenda se gato castrado foge e como evitar possíveis problemas!
Antes de responder se gato castrado foge, é importante conhecer os mitos e as verdades sobre esse processo. Será que a castração realmente altera o comportamento dos bichanos?
Para entender mais sobre o assunto, convidamos a Dra. Louise Veiga da Silva Siqueira, médica-veterinária da Petz. A especialista explica que, de fato, a cirurgia modifica alguns hábitos dos bigodudos. “Ela reduz a marcação de território e diminui a agressividade, deixando os pets mais calmos e tranquilos”, comenta.
Justamente por isso, a castração é tão recomendada para pais e mães de pet que têm gato que foge de casa. Como o peludo fica mais sossegado, os passeios tendem a diminuir. Entretanto, ela não é o suficiente para evitar fugas.
Como vimos, a castração realmente deixa os gatos mais tranquilos. Entretanto, alguns tutores relatam fugas mesmo com pets esterilizados. Se você está pensando “meu gato é castrado e foge”, saiba que a cirurgia não é a solução para todos os problemas comportamentais.
Se o pet já possui o hábito de acessar a rua com frequência, ele irá continuar com os passeios indesejados. “A única forma segura e eficaz de evitar que o gato saia de casa é a colocação de redes de proteção em todas as janelas e pontos de fuga”, comenta a Dra. Louise.
Ou seja: se os gatos castrados fogem continuadamente, o tutor deve tomar algumas medidas para prevenir as escapadas! Essa é a melhor forma de interromper esse hábito.
Muitos tutores acreditam que os passeios dos bichanos são inofensivos. Afinal, os gatos voltam quando fogem, certo? Na verdade, as escapadas são mais perigosas que muitos imaginam.
Especialistas reforçam que o acesso à rua é o principal motivo para a diminuição da expectativa de vida dos pets. Nas caminhadas, os bichanos podem sofrer acidentes, arranjar brigas e, principalmente, se infectar com vírus, bactérias e parasitas.
Além disso, quando estimulamos a atividade física por meio de brincadeiras e acessórios, os pets podem ter uma rotina saudável até em pequenos apartamentos. Como os passeios, além de perigosos, são desnecessários, o melhor é buscar outras formas de divertir seu amigo.
Se você tem um pet fujão em casa, fique atento. Como vimos, os passeios dos bichanos são muito perigosos. Por sorte, algumas medidas simples podem evitar as fugas. Se seu gato castrado foge, siga as dicas abaixo.
As medidas acima não são indicadas apenas para o gato castrado que foge de casa. Essas são formas de proteger qualquer pet, independente da idade ou do comportamento! Se você ainda tiver dúvidas sobre seu peludo, consulte sempre um veterinário.
Os Centros Veterinários Seres são clínicas idealizadas pela Petz, com o objetivo de oferecer o melhor tratamento a nossos amigos. Lá, você encontra veterinários especialistas em diversas áreas, inclusive, em comportamento animal. Procure a unidade mais próxima e venha nos visitar!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…